Alfabetização não é responsabilidade única de professoras/es
Acompanhe os ensinamentos da diretora executiva da Roda, Patrícia Diaz, na aula ministrada por ela na Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica
Alfabetização não é responsabilidade única de professoras/es
Acompanhe os ensinamentos da diretora executiva da Roda, Patrícia Diaz, na aula ministrada por ela na Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica
Alfabetização: superando mitos
Curso gratuito esclarece alguns dos principais dilemas sobre a temática e visão contemporânea do que significa alfabetizar
Analfabetismo funcional: desafio esquecido, mas longe de superado
Economista Ana Lima comenta novos dados do IBGE e tendências reveladas pelo Inaf, índice que idealizou
Biblioteca de classe é proposta eficaz na formação leitora
Conheça mais da estratégia usada pela Roda Educativa que favorece a interação cotidiana e espontânea das/os estudantes com os livros
Como desenvolver boas situações didáticas para a produção de texto?
Curso, voltado a docentes de 3º ao 5º ano, estimula a reflexão sobre a aprendizagem da escrita, discute a avaliação diagnóstica e o planejamento
Conheça o “Myra: Juntos pela Leitura”
Saiba mais sobre o programa da Roda Educativa, que promove sessões semanais de leitura entre pessoas voluntárias e estudantes da rede pública
Formação na Escola – 2ª Edição
Conheça o material lançado no contexto do Projeto Trilhos da Alfabetização com 23 cadernos que abordam a organização do planejamento didático, com foco no ensino da leitura, da escrita e da linguagem oral
Indicações literárias para conversas antirracistas com as crianças
Lista sugerida pela coordenadora Cristiane Tavares apresenta mais de 50 livros para apoiar a constituição de acervos antirracistas
Ouro Preto: a construção de um plano municipal de leitura e oralidade
Com apoio do Rotas e Redes Literárias, cidade construiu coletivamente seu PMLLLBO
Potim e Redenção da Serra asseguram formação leitora no PPP
Registro das concepções e práticas de leitura voltadas a crianças no Projeto Político-Pedagógico das escolas faz parte das ações do Pequenos Leitores
Resultados do Myra mostram evolução das competências leitoras das crianças participantes
Confira como é feito esse acompanhamento e a importância do vínculo entre as duplas de voluntárias/os e estudantes nesse resultado
Sequência didática: Descobertas científicas de autoria negra – 4º ano
Material criado no contexto do Projeto Jaê permite ampliar o repertório e o imaginário científico das crianças sob uma perspectiva antirracista
Cadernos do Programa Myra – Juntos pela leitura
Conheça materiais para apoiar as famílias, escolas, pessoa voluntárias e estudantes
Dicas para o Dia Mundial da Alfabetização
Confira nossa lista com vídeos e publicações que já fizemos, um curso gratuito que oferecemos em parceria e matérias que participamos para refletir sobre o tema
Em busca da transformação da leitura literária na educação infantil
Texto produzido no contexto do Projeto Pequenos Leitores
Conheça o documento que registra as experiências de aprendizagens das práticas de linguagem dentro do contexto do projeto Nós, Iniciativa pela Educação Integral em Territórios Amazônicos
Equidade na alfabetização: um olhar atento para os que mais precisam
Publicação auxilia professores no desenvolvimento de uma prática pedagógica que atenda necessidades específicas
Potim e Redenção terão Pequenos Leitores em 2023 e 2024
Municípios paulistas foram selecionados em edital lançado pela CE CEDAC e a FTD Educação
Carta sobre Alfabetização ao Grupo de Transição de Educação
Carta enviada ao Grupo de Transição de Governo para a Educação para assegurar o direito à alfabetização. Leia e assine!
Por uma educação transformadora
Publicação compartilha discussões da terceira edição do Seminário Arte, Palavra e Leitura
Um banho de linguagem – leitura com bebês
Desde muito pequenas, as crianças leem o mundo a partir do que veem e do que lhes é narrado
Mediação de leitura on-line: formação de leitores em tempos de pandemia
Breve panorama da concepção do Programa Myra e sua adaptação para o cenário virtual
Boletim de Boas Ideias Pequenos Leitores
Curadoria especial de dicas e sugestões de materiais e atividades para contribuir com a Educação Infantil
Educação transformadora é tema da 3ª edição do Seminário Arte, Palavra e Leitura
Inscrições estão esgotadas; gravações serão disponibilizadas no YouTube.
Melhoria da Educação Municipal
Parceria com o Itaú Social para implementação de tecnologias educacionais
Parceria com o Itaú Social para apoio de redes municipais no desenvolvimento de políticas de alfabetização
Assessoria a João Monlevade/MG
Ampliação do trabalho de qualificação das práticas de formação leitora no EF e EI
Apoio às Políticas de Alfabetização
Parceria entre Instituto Gesto e CE CEDAC nos municípios de Porto Alegre/RS, e de Moju e Ulianópolis, no Pará
Iniciativa para apoiar municípios localizados nos Estados de Amazonas, Amapá e Maranhão a ampliar a equidade na educação
Programa Myra – Juntos pela Leitura
Apoio de estudantes de escolas públicas com sessões de leitura regulares com voluntários orientados pela nossa metodologia
Projeto Jaê – Educação para Equidade
Desenvolvimento de conhecimentos de referência sobre relações étnico-raciais positivas na escola e educação antirracista
Tempo de aprender – o que não fazer em sala de aula
Programa que materializa Política Nacional de Alfabetização contraria concepções da BNCC
Leitura e Escrita – Lugares de Fala e Visibilidade
Discussões feitas nas mesas com especialistas na segunda edição do seminário
Arte, palavra e leitura na Primeira Infância
Publicação compila reflexões do Seminário Arte, Palavra e Leitura na Primeira Infância, realizado em 2018
Orientações pedagógicas para a formação de leitores
Publicação desenvolvida no contexto do projeto Transformar
Edital Projeto Pequenos Leitores – 2019/2020
Confira o edital para municípios paulistas se inscreverem na 4ª edição do projeto
Guia com seleção de livros e outras manifestações estéticas convida o leitor a uma imersão no universo ficcional
Caderno de orientação para uso pedagógico e formativo dos acervos do PNBE do professor
Publicação discute ações sobre a organização e conhecimento da lista de acervo
Experiência inovadora – Prêmio Paulo Freire (PASEM)
Publicação traz nossa contribuição sobre experiências inovadoras na formação de professores, no PASEM
Casa do Aprender na Biblioteca Viva
Apresentação do projeto no 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias
Conjunto diversificado de atividades de Língua Portuguesa e Artes a serem trabalhados no 4º e no 5º ano
Conjunto de atividades de Língua Portuguesa e Artes dedicados aos conteúdos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
Casa do Professor – Ações de Formação e de Incentivo à Leitura
Publicação discute o espaço como um centro de formação e as ações formativas de incentivo a leitura
Casa do Professor Biblioteca – Importância, organização e funcionamento
Publicação discute a importância da Biblioteca, sua organização e funcionamento
Formulário de contato
Com o seu contato, a Roda Educativa poderá enviar e-mails sobre as ações da instituição. É possível cancelar o recebimento desses e- mails a qualquer momento.
Cookies
Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador. Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.
Mídia incorporada de outros sites
Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.
Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.