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Foto tirada de cima de um garoto escrevendo
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Parceiros Itaú Social
Local 413 municípios
Duração De 2022 a 2023
1.239

técnicos/as das Secretarias Municipais de Educação

9.566

coordenadores/as de EF1 (740 participaram como diretos na frente gestão educacional) e 415 professores/as EF1 e 47.830 professores/as EF1 / 20.662 estudantes EF1

Alfabetização no Foco

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A iniciativa do Itaú Social teve como objetivo apoiar redes municipais no desenvolvimento de políticas de alfabetização, considerando o grande impacto do período de suspensão das aulas presenciais durante a pandemia e a importância da alfabetização para estudantes na sua trajetória na escola e na vida social. Contou com a parceria institucional da Rede de Colaboração Intermunicipal e da UNDIME, que apoiaram a mobilização das redes.

Na frente Alfabetização no foco da gestão educacional a equipe da CE CEDAC atuou junto a técnicos/as pedagógicos das Secretarias Municipais de Educação por meio de webinários, encontros de formação e cursos na Plataforma Polo (conferir seção Cursos), apoiando o desenvolvimento de:

  • Diagnóstico da rede quanto à alfabetização (aprendizagem e condições);
  • Plano de ação municipal;
  • Implementação do plano.

Já na frente Alfabetização no foco da gestão escolar e da sala de aula, a equipe apoiou gestores/as escolares (diretores/as e coordenadores/as pedagógicos/as) de escolas no desenvolvimento de um trabalho de alfabetização em sala de aula, por meio de webinários, encontros formativos e cursos na Plataforma Polo.

Como conteúdos de formação, foram exploradas quatro situações didáticas fundamentais para a alfabetização: leitura por meio do/a professor/a, leitura pelo/a estudante, escrita por meio do/a professor/a, escrita pelo/a estudante – permitindo problematizar a concepção de alfabetização e as condições necessárias para possibilitar as aprendizagens no contexto das práticas sociais relacionadas à leitura e à escrita.

A iniciativa do Itaú Social teve como objetivo apoiar redes municipais no desenvolvimento de políticas de alfabetização, considerando o grande impacto do período de suspensão das aulas presenciais durante a pandemia e a importância da alfabetização para estudantes na sua trajetória na escola e na vida social. Contou com a parceria institucional da Rede de Colaboração Intermunicipal e da UNDIME, que apoiaram a mobilização das redes.

Na frente Alfabetização no foco da gestão educacional a equipe da CE CEDAC atuou junto a técnicos/as pedagógicos das Secretarias Municipais de Educação por meio de webinários, encontros de formação e cursos na Plataforma Polo (conferir seção Cursos), apoiando o desenvolvimento de:

  • Diagnóstico da rede quanto à alfabetização (aprendizagem e condições);
  • Plano de ação municipal;
  • Implementação do plano.

Já na frente Alfabetização no foco da gestão escolar e da sala de aula, a equipe apoiou gestores/as escolares (diretores/as e coordenadores/as pedagógicos/as) de escolas no desenvolvimento de um trabalho de alfabetização em sala de aula, por meio de webinários, encontros formativos e cursos na Plataforma Polo.

Como conteúdos de formação, foram exploradas quatro situações didáticas fundamentais para a alfabetização: leitura por meio do/a professor/a, leitura pelo/a estudante, escrita por meio do/a professor/a, escrita pelo/a estudante – permitindo problematizar a concepção de alfabetização e as condições necessárias para possibilitar as aprendizagens no contexto das práticas sociais relacionadas à leitura e à escrita.

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