contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Cadernos do Programa Myra – Juntos pela leitura

Myra em tupi refere-se a pessoas e a grupos, indicando integração, movimento e experiência, relacionando futuro, engajamento, afetividade… Com toda essa significação tão positiva, escolhemos a palavra como a identidade de nosso programa, o Myra – juntos pela leitura.

Nele, a Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC) seleciona e forma pessoas voluntárias que fazem encontros de leitura. A relação estabelecida é de um para um, ou seja, cada voluntário/a acompanha uma mesma criança ao longo do ano, construindo diálogos entre o texto – de diferentes gêneros e suportes variados – e suas vivências. As crianças participantes são estudantes do 4º ao 6º ano de escolas públicas parceiras do Programa, identificadas e selecionadas a partir de uma avaliação de competências leitoras e análise prévia junto à escola.

Arte com um espiral e ilustração de pessoas, uma criança e o prédio de uma escola. Há os textos: Voluntário - prepara as sessões de leitura, lê com uma criança para ajudar em seu desempenho leitor. Criança - estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. 1x1 - a sessão dura uma hora. Escola - identifica as necessidades das crianças, recomenda os alunos que participarão do programa e acompanha o seu desenvolvimento. Família - os familiares têm papel fundamental no apoio ao desenvolvimento escolar das crianças e permitem que elas valorizem e estabeleçam um vínculo afetivo com a leitura. Coordenação do programa - oferece variedade de materiais e apoio, forma os voluntários, estabelece parceria com escola e família e acompanha o desenvolvimento do programa.

Conheça os Cadernos Myra – Juntos pela leitura criados para apoiar famílias, escolas, pessoas voluntárias e estudantes:

Capa do caderno Myra para família com a ilustração de um senhor rodeado de três crianças de idades diversas.PARA A FAMÍLIA

 

Como formar filhos leitores – Dicas infalíveis para garantir a prática da leitura e o impacto positivo no percurso escolar, por meio da leitura literária.

 

Clique para baixar!

Capa do caderno Myra para a escola com a ilustração de crianças diversas.PARA A ESCOLA

 

Como criar um ambiente favorável à leitura na escola?

 

Clique para baixar!

Capa do caderno Myra para voluntário com a ilustração de uma mulher lendo para uma criança.PARA A PESSOA VOLUNTÁRIA

 

Você também pode fazer muito pela leitura.

 

Clique para baixar!

Capa do caderno Myra para estudante com a ilustração de crianças diversas com livros nas mãos. Há o texto: "Pensamentos leitores".PARA O ESTUDANTE

 

Pensamentos leitores.

 

Clique para baixar!

conteúdos relacionados