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12/12/2022

Carta sobre Alfabetização ao Grupo de Transição de Educação

A carta abaixo foi encaminhada ao educador Daniel Cara, do Grupo de Transição de Governo para a Educação, em 9 de dezembro de 2022, e ficou aberta até o início de janeiro de 2023 à adesão de outras instituições e pessoas que quisessem se somar à defesa da concepção de alfabetização abaixo exposta como linha norteadora das ações do governo federal para assegurar esse direito, em colaboração com Estados e Municípios.

Partindo da premissa de que as escolhas para a política de alfabetização impactam diretamente na formação integral dos sujeitos que atuam e atuarão em nossa sociedade; tendo em vista que a nossa constituição e os marcos legais são documentos escritos e que todos precisam compreendê-los por si mesmos; e considerando que os profissionais e as instituições de educação que assinam esse documento têm um longo percurso de trabalho de pesquisa e formação de gestoras(es) educacionais, gestoras(es) escolares e professoras(es) em redes públicas de várias localidades brasileiras; destacam-se a seguir princípios e questões orientadoras que precisam ser levadas em conta nas políticas públicas nacionais de alfabetização.

1. Sobre as concepções de alfabetização, cultura escrita, leitura, ensino e aprendizagem, considerar:

• a alfabetização como processo de apropriação da escrita – objeto sociocultural de conhecimento – e sem reduzi-la a um caráter instrucional, compreendendo a escrita como sistema de representação da linguagem e não como um código;
• que os processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem têm início antes de as crianças ingressarem na Educação Infantil e devem ser potencializados desde essa etapa da escolaridade;
• a ação do professor é essencial para que o processo de construção de conhecimento pelo estudante aconteça, não há como substituí-la por tecnologias. É o professor que acompanha os percursos individuais de aprendizagem, coloca problemas para as crianças resolverem, promove interações entre elas, considerando as hipóteses que formulam, enfim: cria condições para que os progressos cognitivos ocorram.
• que, no processo de alfabetização, não deve haver separação entre o sistema de escrita e as práticas sociais de leitura, escrita e oralidade; eles constituem um único objeto de conhecimento e sua aprendizagem precisa acontecer de forma concomitante, pois quando isso não ocorre, prejudicam-se mais os estudantes que não convivem, em seus contextos de origem, com usos frequentes da linguagem escrita. Essa dicotomia, quando ocorre, também tem sido responsável pela produção do analfabetismo funcional em nossa sociedade;
• o texto como unidade de ensino em detrimento de abordagens metalinguísticas descontextualizadas, “pseudopalavras”, palavras, frases ou textos sem sentido, “fabricados” apenas para o contexto escolar;
• a formação de leitores e escritores em uma perspectiva inclusiva, autoral, contextual e antirracista;
• o respeito e a aposta na autonomia e na inteligência dos estudantes, em sua capacidade de formular hipóteses, elaborar explicações e questionar, em contraposição a uma visão de que a criança aprende por visualização, repetição, treino e memorização;
• que é necessário garantir o princípio da equidade educacional durante toda a escolaridade, observar que existem diferentes possibilidades de vivenciar a infância, a adolescência e a juventude, não sendo possível admitir que a escola seja um ambiente produtor de racismo;
• a necessidade de assegurar às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem;
• a importância da oralidade nos processos de alfabetização de populações tradicionais, bem como o diálogo com os idiomas maternos dos povos indígenas;
• o direito à aprendizagem da leitura e da escrita ao longo da trajetória escolar, de maneira a assegurar iniciativas de apoio às aprendizagens para os estudantes que não concluíram a alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental.

2. Sobre a formação docente, considerar que:

• os processos de formação continuada precisam incluir as(os) professoras(es), coordenadoras(es) pedagógicas(os) e diretoras(es) como autores de sua prática. Não se pode querer que executem passo a passo o que foi elaborado por outras instituições, sem contar com a sua produção intelectual;
• as redes de ensino e cada uma das escolas precisam garantir os tempos e condições necessárias para planejamento, registros, reflexões, estudos e trocas entre as(os) professoras(es), bem como situações
formativas que favoreçam a construção de conhecimento sobre as situações didáticas que envolvem a aprendizagem da leitura e da escrita por toda(os) as(os) professoras(es) que atuam na educação básica;
• para aproximar ao máximo o ensino da aprendizagem, muitos saberes, de diversas naturezas, entram em jogo – conhecimentos didáticos, psicogenéticos, teorias de aprendizagem, sociologia da leitura, história da escrita, entre outros – e a formação continuada, no contexto da escola, precisa considerá-los;
• é preciso investir na qualidade dos cursos de Pedagogia que formam nossas(os) professoras(es), garantindo um espaço adequado para a reflexão sobre alfabetização e mediação de leitura, valorizando as universidades que investem no importante tripé de pesquisa, ensino e extensão;
• é de fundamental importância valorizar os processos de investigação voltados à educação e à alfabetização, apoiando, por meio de bolsas e incentivos profissionais, as(os) professoras(es) que se dedicam à pós-graduação lato e strictu senso.

3. Sobre a articulação da literatura, das práticas cotidianas, da pesquisa e do estudo com a alfabetização, considerar que:

• é direito de todas as crianças, adolescentes e jovens, desde a Educação Infantil, terem acesso às produções das culturas escritas considerando qualidade e diversidade;
• no processo de inserção das crianças, adolescentes e jovens no universo letrado, o livro literário ocupa centralidade e sua presença permite que conheçam um repertório grande e diverso de histórias, poemas, peças teatrais; que possam falar sobre sua linguagem, suas ilustrações, seus personagens, cenários etc.
• é necessário ampliar os acessos aos livros de literatura nas línguas indígenas, bem como acesso a literatura indígena e afro-brasileira para todas as escolas;
• é necessário que os programas de distribuição de livros literários, temáticos e expositivos, nas escolas, sejam retomados a partir de critérios de diversidade e qualidade estética, precisão e veracidade da informação, além da qualidade editorial, garantindo a distribuição, em quantidade suficiente, para todas as escolas, urbanas e rurais do país.

4. Sobre a presença de práticas sociais de leitura e escrita na Educação Infantil, considerar que:

• o ingresso das crianças nas diferentes culturas escritas é um direito de todas elas;
• as crianças são sujeitos potentes que podem e devem conhecer e explorar as diferentes linguagens;
• embora a participação das crianças em práticas de leitura e de escrita seja um processo contínuo que se inicia mesmo antes do ingresso dos bebês na creche, é preciso que esta participação seja feita de forma integrada com as outras linguagens e sempre de maneira contextualizada e significativa para as crianças, em situações reais e imaginadas. Tais práticas de leitura e escrita gradativamente podem ir se intensificando para que nos anos finais de Educação Infantil as crianças possam não apenas conhecer os usos e funções da linguagem escrita, como desejarem aprender ainda mais;
• é urgente que as crianças saiam da Educação Infantil com conhecimentos relacionados aos usos da linguagem escrita nas mais diversas situações cotidianas, que compreendam esta linguagem nos seus diversos usos sociais: comunicação, registro, apoio da memória, expressão de impressões e sentimentos, apresentação do mundo, entre outros; e com procedimentos para buscar informações na hora de escrever palavras, que reconheçam e escrevam seus nomes e de colegas, ou seja que se arrisquem a ler e escrever com segurança;
• é preciso rever o que se oferta como materiais didáticos para a Educação Infantil, considerando que o último edital do PNLD-2022 induziu a produção e distribuição de livros didáticos às crianças que incluem a retomada de exercícios de tracejados/coordenação motora e de repetição de sons da letra, práticas já denunciadas por diferentes pesquisas como superadas diante das orientações curriculares vigentes para esse segmento.

5. Sobre a organização dos tempos e espaços de alfabetização nas escolas, considerar que:

• o ciclo é a forma de organização mais favorável e inclusiva para contemplar a diversidade de repertórios prévios e de tempos de aprendizagem dos estudantes no período da alfabetização inicial;
• o processo de alfabetização inicial depende de muitas variáveis e não há como simplificá-lo, nem o comprimir em menos tempo;
• é no ambiente escolar que se pode garantir acesso aos materiais da cultura escrita. Ambientes de aprendizagem da alfabetização incluem práticas docentes como documentação das propostas de leitura e das produções escritas dos estudantes; e precisam ter livros de diferentes gêneros e autores; painéis para dar visibilidade para as produções das crianças; materiais impressos diversos, como fichas para organizar a biblioteca de classe e agenda para organizar o cotidiano do grupo; jogos; letras móveis; cartazes etc. – insumos bastante escassos em muitos territórios, cuja distribuição deve ser feita de maneira equitativa a todas as escolas.

6. Sobre a avaliação na alfabetização, considerar que:

• a avaliação das aprendizagens é processual e contínua, pois é essencial para que o professor possa planejar as situações didáticas e intervenções que irá propor para o grupo e individualmente, considerando os diferentes pontos de partida;
• é essencial que se destaquem os conhecimentos adquiridos, considerando os pontos de partida de cada estudante, e não apenas os que faltam, pois é isso que vai dar as pistas necessárias à continuidade do ensino e que vai contribuir para o compromisso que os próprios estudantes assumem sobre seu processo de aprendizagem;
• o conteúdo a ser avaliado precisa ser coerente ao processo de alfabetização dentro de seus contextos e com as oportunidades oferecidas para que todos os estudantes avancem;
• as redes de ensino, bem como as escolas, devem reorganizar seus planos e suas políticas educacionais, em especial a de formação a partir das avaliações internas (realizadas no próprio contexto da escola e por seus agentes) e externas, investindo esforços em analisarem também o equilíbrio necessário entre o tempo e os recursos dedicados para a avaliação e as condições oferecidas para o ensino e para a aprendizagem (evitando a sobreposição de avaliações nacionais, estaduais e, às vezes, dos próprios municípios em detrimento de investimentos endereçados à formação continuada, planejamento, etc.);

Por fim, considerar que para que as crianças se alfabetizem é preciso favorecer as condições para as (os) professoras(es) e os demais profissionais da educação atuem, o que depende de políticas educacionais consistentes e do regime de colaboração entre União, Estados e Municípios. Para que possam fazer planejamentos de bons contextos de aprendizagem, os profissionais precisam ter o tempo necessário dentro de sua carga horária de trabalho, considerando inclusive que a maior parte das professoras são mulheres e ao chegarem em suas casas precisam realizar todos os cuidados que a sociedade historicamente lhes atribui em sua cultura ainda marcada pelo machismo. Precisam ter bons salários para viver com dignidade. Precisam ter ambientes alfabetizadores, salas de leitura, internet, mas também escolas com merenda, banheiro e esgoto. Assim, a política de alfabetização dialoga com as demais e o exercício da participação desses profissionais nas discussões mais amplas sobre a política educacional precisa ser garantido.

Dezembro, 2022

Assinam esse documento:

Comunidade Educativa CEDAC
A TABA
ABALF – Associação Brasileira de Alfabetização
Abrale (Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos)
Ação Educativa
Ampliare Educacional
ANPEd – GT10
Associação Cidade Escola Aprendiz
ateliescola acaia
Caju Produções Artísticas e Educacionais Ltda
CENPEC
Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti -CAC
Centro de Formação da Escola da Vila
Centro Educacional Semeando o Futuro
Colégio Apoio Recife  
CulTurArte
EMEF Marechal Deodoro da Fonseca 
EMEIF de São Francisco
Encontro de Leitores
Escola Balão Vermelho
Escola da Vila
Escola Miguilim
Escola Mihi
Escola Necy Novaes 
Escola Parque
Escola Viva
Espaço Ekoa
FEUSP
FLACSO Brasil
Grupo de Estudos e Pesquisas ECCo (Escola, Currículo e Conhecimento) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)
ICEP – Instituto Chapada de Educação e Pesquisa
Instituto Avisa Lá
Instituto Singularidades
Instituto Vera Cruz
Laboratório de Educação
MATE- Movimiento Alternativo de Transformación hacia la Equidad social
MF Educacional 
Oga Mitá
OMAQUESP (Organização de Mulheres Assentadas e quilombolas do Estado de São Paulo)
OMEP baixada santista
Organização Ciências e Cognição (OCC)
PL Educa+
PMVV
Prefeitura municipal de Ibitiara/BA
Secretaria Municipal de Educação de Niterói (RJ)

Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria de Jetibá (ES)

UFR

Adail Ubirajara Sobral – Furg
Adelma Barros Mendes – Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf)
Adriana Akiko Sumiya Sampaio de Queiroz – SENAI SP
Adriana da Gloria
Adriana da Silva Gomes – SEMEC
Adriana de Almeida Braga – Departamento Municipal de Educação
Adriana Ferronato Parisotto – Secretaria Municipal de Educação de Araruama
Adriana Helena Zwarg
Adriana Rocha de Oliveira 

Adriana Vieira de Souza
Adrianna Nunez Romano – Casa de Si

Ágata de Lima Souza – Instituto Pró Saber SP
Aguinaldo Rodrigues Gomes – PPGEDU/UFR PPGCULT/UFMS
Alba de Castro Alonso – Professora aposentada
Alberto Júnior Ihv Kuhj Gavião – Professor
Alcides Paiola 
Alda Ferreira da Silva Fernandes – Secretaria Municipal de João Monlevade
Alessandra Ancona de Faria – Circularte Educação
Alessandra AP Minuti dos Anjos – Escola Rodini
Alessandra Gomes Jácome de Araújo – Secretaria Municipal de Educação de Goiânia/GO
Alessandra Moreira Cavalieri – Secretaria Municipal de Educação
Alessandra Rodrigues Cezário Gomes – Secretaria Municipal de Tupi Paulista
Alfred Sholl Franco – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Alice de La Rocque Romeiro – UERJ
Aline Corrêa Bernardes – Escola Particular
Aline de Paula Silva Peixoto – Professora E.E. Professor Luiz Augusto de Oliveira
Aline Dutra Gomes Couto – Educação
Aline Gebaile Jerade – Escola privada
Aline Sayuri Kashiwakura – Prefeitura

Alini Pissimilio
Almir Sandro Rodrigues – UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória/PR
Alzenira Barcelos Monteiro – PMVV
Amalya de Fátima Cesário Greb – Professora na Prefeitura de Barueri
Amanda da Silva Lopes – Professora
Ana Carolina Carvalho – Insituto Avisa Lá / Instituto Emilia
Ana Carolina Ferreira Echeverria – Estudante do curso de pedagogia da Universidade Federal de Rondonópolis
Ana Cristina de C. Bortoletto Dunker

Ana Cristina Ribeiro Silva

Ana Fátima Madanelo – Escola Ponto de Partida 

Analice Torezani – SEMED Colatina
Ana Lucia De Souza Calazans Pierri – Instituto Blandina Meirelles
Ana Lucia Freire Tanaka – Sintese (Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Sergipe) 

Ana Lucia Vieira Menezes
Ana Luiza Campello Saijo – Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes
Ana Luiza de Quadros – Universidade Federal de Minas Gerais
Ana Luiza Marques Pedraçoli – Universidade Estadual de Londrina

Ana Maria Marcon dos Santos – Coordenadora de Ensino Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José do Cerrito (SC)

Ana Nazareth Madureira Cabral – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Ana Paula Barbosa Soares – Seduc Araruama / Semect Arraial do Cabo
Ana Paula Francatto Devito – Escola municipal
Ana Paula Mazieiro Marques 
Ana Paula Rigo Penteriche Paz – Escola Vera Cruz
Ana Paula Soares da Silva de Alvarenga – Escola Estadual
Ana Paula Yazbek – espaço ekoa
Ana Rita Gomes Pereira – DIRETORA da P. M. S. P.
Ana Valéria de Aguiar – PCR Educação
Anabela Ferrarini
André Felipe Pereira de Souza – UFNT
André Lázaro – Fundação Santillana
Andréa Andreucci – Colégio Oswald de Andrade

Andrea Ayres – UNLP
Andréa de Brito Salles – CE CEDAC
Andrea Luize – Instituto Vera Cruz
Andrea Maia de Araújo – Professora da rede estadual
Andrea Rodrigues Meirelles da Silva – Escola pública
Andréa Serpa – Universidade Federal Fluminense
Andréia Maria de Souza Vieira – Formadora de professores alfabetizadores na rede estadual de São Paulo
Andreia Queiroga Barreto – Professora do Colégio Santa Cruz
Andreza Valim Nunes dos Santos – Prefeitura Municipal de São José dos Campos / Aluna Instituto Vera Cruz
Angela Barreto – Assessora
Ângela Cristina Domingues Porto – EMEIF DE SÃO FRANCISCO
Angela Kim Arahata – Mestria Desenvolvimento Profissional
Angela Maria da Silva Figueredo – Programa Ler e Escrever
Angela Maria de Oliveira Coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino
Angelo João da Costa Monteiro – Gestor Escolar Prefeitura de Paragominas

Angélica Silmara Lozano Vianna
Anna Carolina Cabral de Andrade da Matta Machado – Departamento de Ensino Fundamental do CAp UERJ
Anna Cecilia Junqueira Azevedo – PMSP
Anna Cristina Camargo Moraes Figueiredo
Antonio Henrique Coutelo de Moraes – Universidade Federal de Rondonópolis
Antonio Johnatan Gomes Brito – Gestor Escolar da unidade mais integral Tânia Leite Santos (Açâilândia – MA)
Aparecida Paiva – Prof aposentada da UFMG
Ariana Coelho Rodrigues Rocha – CENPEC
Ariel Araujo da Silva – Espaço Ekoa
Aristeo Leite Filho – UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Aurenice dos Santos Leite – Educação privada

Barbara Spalemsa do Nascimento 
Beatriz Gouveia
Beatriz Paganini – Comunidade Escolar
Beatriz Takayama
Beatriz Telles – Educadora formadora aposentada
Bernardete de Lourdes Alvares Marcelino – PMSP
Bianca Veronese – CE CEDAC
Bibiane Oliveira Silva Goes – Colegio Estadual de Lagoa do Dionísio
Bruna Dayane de Lima – Unir
Bruna Regina Leite de Moraes – Municipal
Bruna Rocha Shimisu – SME Mogi das Cruzes
Brunella Gonçalves Onofre – Professora
Bruno Cabral Rodrigues – Professor de educação básica
Camila A. De Mauro
Camila Chiara – Escola Pública Municipal

Camila de Castro Castilho – Instituto Sidarta
Camila Hein – ATerra_ Corpo, arte e ambiente
Camila Paiva Bernardes Ribeiro – Professora
Camilla Schiavo Ritzmann
Carla Clauber da Silva
Carla Jurazecki – Escola pública estadual
Carla Maria de Abreu – Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade
Carla Tocchet – Instituto Vera Cruz

Carlota Boto (FE-USP)
Carlota Nunes de Almeida – Educação
Carmem Lúcia Jabor Botura – Diretoria de Ensino Taquaritinga-SP
Carmen Sanches Sampaio – UNIRIO
Carmen Silvia Cintra Torres de Carvalho – Psicopedagoga
Carolina Miranda
Carolina Romualdo Pereira Lamberti – Escola publica
Caroline Rezende de Souza – CE CEDAC/Professora da rede estadual de SP
Cátia Cilene da Silva – Ótima
Cecília Azevedo Lima Collares – FE UNICAMP
Célia Almeida – Cursinho Popular Transformação

Célia Prudêncio de Oliveira – formadora de professores – PROFA e Ler e Escrever
Celia Regina Fernandes Guimarães – Rede Municipal
Celso Ricardo da Silva – Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes/SP
Chrystianne Roberta de Oliveira – Professora
Cintia Fondora Simão – Escola Criarte
Cintia Siqueira Ribeiro de Toledo – Professor
Cisele Ortiz – Instituto Avisa Lá
Clarice Almeida da Silveira – EEEF Felippe Jacobs
Clarissa Magalhães Costa – Crer&Ser Assessoria Educacional
claudete marcellino coradi – particular
Claudia Andrade Sant’Ana – Particular
Claudia Cristina dos Santos Andrade – UERJ
Claudia de Vasconcelos – Secretaria de Educação do Recife
Cláudia Hernandez Barreiros Sonco – CAp-Uerj
Claudia Maria Barbosa de Alencar – Prefeitura de Jundiaí-SP
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi – Unespar Campus de União da Vitória
Cláudia Moreira Machado – Plena
Claudia Pimentel – Instituto Nacional de Educação de Surdos
Cláudia Valentina Assumpção Galian – FEUSP
Claudiana Maria Nogueira de Melo – Professora Pedagogia UFC
CLAUDIANE Aparecida dos Santos Araújo – Pública municipal
Cleide Santana de Barros Martins – SEMEC- Secretária de Educação e cultura de Três Lagoas (MS)
Cleidiana Santana Parente – Ministério Público do TO
Clélia Cortez 

Cleufa Leandra Silva Oliveira
Cleusa Capelossi Reis 
CORINTA GERALDI – FE- UNICAMP
CORINTA GERALDI – FE- UNICAMP
Cristian Vieira Pinheiro – PMSP
Cristiana Garcia Aguado – Secretaria Municipal de Educação

Cristiana Rosa de Oliveira
Cristiane Caldeira Morgado – Escola Verde que te quero verde
Cristiane Dias Martins da Costa – UFMA
Cristiane Fernandes Tavares – CE CEDAC
Cristiane Pelissari – Instituto Vera Cruz e Programa Ler e Escrever
Cristiane Pereira Alves Kika Alves – Estimulação cognitiva
Daniela Aparecida Gouveia Frigeri 

Daniela Munerato – Escola Viva
Daniela Perri Bandeira – FaE/UEMG
Danielle Cristina Andrukiu – Unespar
Darliane Magdenier Aguiar Silva Sodré – Prefeitura de Vila Velha – UMEF Deolindo Perim
Darlize Teixeira de Mello – PPGEdu/ULBRA
David Matos Millhomens – IFSC
Dayse Alves Pessoa – Secretaria de Educação do Recife
Dayse Goncalves 

Deblanay Miguel da Silva – Pró Saber
Débora Batista dos Santos – PMSP
Débora Batista Laranjeira – Pofessora na Prefeitura de Mogi das Cruzes
Débora Fernandes Zoia – Colégio Parthenon
Débora Leão – Ufsm
Débora Martins – Centro Educacional Pioneiro
Débora Rana – Escola Vera Cruz
Débora Teixeira de Mello – UFSM
Débora Vaz
Deloise Angela Amorim de Lima – GPEA
Denise M Carvalho Lopes – UFRN
Deusodete Rita da Silva Aimi Universidade Federal de Rondônia – UNIR
Dhébora Nunes Barbosa Zuccolotto – Secretaria de Educação
Dianne Cristine Rodrigues de Melo – Itaú Social
Dilza Martins – Programa Ler e Escrever
Dinah Carolina Borges Crespo
Dinalva Serrate dos Santos Pinto – Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti
Dionir Rodrigues – Prefeitura Municipal Santa Bárbara
Djalma dos Santos Machado – Secretaria da educação do estado de São Paulo
Dora Galvão De França Amaral – Espaço ekoa
Drielen dos Santos Bernoulli
Duanne Antunes Bomfim – UFVJM
Dulce Pierre dos Santos – Professor
Edilaine Cristina Camargo 
edneia maria azevedo machado – Fundação Universidade Federal de Rondônia
Elaine Conceição Marquezini – Colégio Stella Maris
Elaine Cristina Rodrigues Gomes Vidal – Universidade São Judas Tadeu
Elaine dos Santos Depieri – Emeb Vereadora Terezinha da Silva Oliveira
Elaine Lopes Mermejo – Educação Jundiaí SP
Elaine Maria da Cunha Morais – UEMG
Elaine Maria de Souza Paião – Prefeitura do município de Bertioga
Elaine Viana de Souza Palomares – Secretaria Estadual da Educação
Elenita Neli Beber – Programa Ler e Escrever
Eliana de Matos Brito – Secretaria Municipal de Casa Nova-BA

Eliana Maria da Silva Madeira Lourenço – Assessora do Regime de Colaboração SRE Colatina 
Eliana Rodriguez Moreno – Cenpec
Eliane Aparecida Miqueletti 
Eliane Greice Davanço Nogueira – UEMS
Elíbia Angélica de Araújo Brandão – PROFA
Eliene Elbe Furtado Amin – Secretaria Municipal de Educação de Barcarena
Eliene Guimarães Moreira – Municipal

Elieni Bianchi Melo
Eliete Soares da silva – professora
Elisabete Campos – Universidade Metodista de São Paulo
Elisangela Giordana Guedes – Rede municipal

Elisângela Moreira de Medeiros – professora de creche
Eliseu Riscaroli – UFNT
Elody Nunes Moraes – Colégio Rio Branco
Eloisa Rocha Galesso – Autônoma
ELSA MIRIAN KATZ – PEDAGOGA APOSENTADA SME-SP, INTEGRANTE REDE INTERSETORIAL DE PROTEÇÃO E FORUM DE DEFESA DOS DIREITOS CRIANÇA E ADOLESCENTE DE PINHEIROS SP
Elvira Cristina Martins Tassoni – PUC-Campinas
Emerson de Pietri – FEUSP
Emilene Pardo Silveira – Professora
Emiliam Fátima da Cunha Santos
Enio Pinto de Almeida 
Erica de Faria Dutra – Comunidade Educativa CEDAC
Erica Fernanda de Oliveira -Coordenadora Pedagógica
Erika Aparecida Silva de Freitas Sartore – Secretaria de Estado da Educação
Erika de Alcantara Aragão – Professora de Ens Fund.1
Erika Vargas de Souza Barros 
Erika Vargas de Souza Barros – Rede Municipal de Três Rios RJ
Ester Malka Broner Giannella – PROGRAMA LER E ESCREVER e Curadoria da Letra
Eudeiza Jesus de Araújo – Professora na Coopecc
Eunice Ediria Almeida Santos – Professora da rede municipal de São Bernardo do Campo
Eunice Guimarães do Carmo 
Evanize Vilela 
Fabiana Custódio da Silva – Secretaria Municipal de Educação
Fabiana de Oliveira Abu Izze – Escola Castanheiras
Fabiana Esteves Ferreira Igreja – Escola Municipal Eulina Pinto de Barros (Duque de Caxias RJ)
Fabiana Falcão Lopes – Escola Vera Cruz
Fabio Gomes Coimbra – Instituto Ofélia Fonseca
Fatima Secches 
Fernanda Braga Ferreira – EMEB
Fernanda Camargo Dalmatti Alves Lima – Professora da Rede Municipal de Campinas e mestranda em educação pela FE/UNICAMP
Fernanda Jannini Sawaya Oliveira – Beacon School
Fernanda Nasser Kahn – Professora

Fernanda Renner – Instituto Pró-Saber SP
Fernanda Silveira – Ce Cedac
Fernanda Ubaldo Milani – Urbano Educação
Fernando Isao Kawahara – Cenpec
Flávia Milena Howe Fachini – Secretaria Municipal de Educação de Ibirama
Flávio Henrique Albert BRAYNER – UFPE
Francine Machado – Professora
Francisca Vieira de Castro – Professora de escola pública e graduanda UEMG
Gabriela Cristina Rodrigues de Andrade – Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu
Gabriela Medeiros Nogueira – Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI/FURG
Genirce de Oliveira Fernandes – Educação
Gerson de Souza – SME SP
Gesilene Sousa Aguiar – Professor
Giani Peres Pirozzi – Rosaura Soligo
Gilceane Caetano Porto – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública- GIPEP- UFPel
Gilmara Cotta Mendes – Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade
Giovana Zen – Universidade Federal da Bahia
Gisela Wajskop – Escola do Bairro – Vila Mariana – São Paulo
Gisele Gonzaga de Paula dos Santos – Prefeitura de Mogi das Cruzes
Giselle Cristina Smaniotto – Professora formadora em curso de Pedagogia
Giselle Mendes dos Santos – Secretaria Municipal de Educacao de Niterói
Giulianny Russo Marinho – Secretaria Municipal de Educação e CE-CEDAC
Givaédina Moreira de Souza – SEC/BA
Glaucia da Silva Carvalho – Pessoa física – Educadora

Glaucia Denise Zago Franco – Professora
Glaucia Oliveira de Rezende – Prefeitura municipal de Mogi das Cruzes

Glaucia Signorelli – Universidade Federal de Uberlândia 
Glaucia Ultimia Coluccini Moreto – Servidora aposentada educação Campinas
Gleidiane Oliveira Rocha – Colegio Estadual Professor Rômulo Galvão, SEC BA
Glória de Fátima Pessoa – Prefeitura João Monlevade-MG
Graciela Marra – Professora da Rede Municipal de São Paulo
Guilherme do Val Toledo Prado – GEPEC/FE/Unicamp
Heloisa Chalmers Sisla – Universidade Federal de São Carlos
Hercilia Maria de Moura Vituriano – Ufma
Iara Nordi Castellani – Autônoma
Ida R L M C Ferreira – PMSP
Igara Igara Freire Barros
Ilka Maria de Almeida Cintra – Aposentada SME SP
Ilona IWAMURA 
Ilsenir Mara Soares – EMEIEF Catharina Sinotti
Ilsenir Mara Soares – EMEIEF Catharina Sinotti
Ilzamar Cabral dos Reis Costa – Escola Necy Novaes
Inês Pereira Gomes de Oliveira – CPII
Inês Santos – Educadora
Ionildes da Cruz Oliveira – Rede Municipal de Salvador
IRACEMA OLIVEIRA DOS SANTOS – UMEI PROFESSORA MARIA JOSÉ MANSUR BARBOSA
Irma Akamine Hiray
Isabel Taliberti Galvanese – Autora ilustradora
Isabella Natal – Rede pública de Ensino
Ivailton Pereira da Silva – Formador do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa/ Supervisor Técnico Pedagógico do F1 na secretaria de educação de América Dourada
Ivailton Pereira da Silva – Instituto Chapada de Educação e Pesquisa/ Supervisor Técnico Pedagógico na secretaria de educação de América Dourada
Ivana Carla Oliveira Sacramento – Instituto Anísio Teixeira – SEC-BA
Izabel Cristina Silva e Santos – Secretaria municipal de educação
Izilda Marques Lopez dos Santos – Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul
Jailson Moreira dos Santos – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Jamille Silva de Souza – SME de Itacaré (BA)
Janaina Fernanda Gasparoto Fusco – Secretaria Municipal da Educação
Janaína Morais Silva de Jesus – Colégio Yolanda Dias Rocha
Janaina Pinheiro Vece – Universidade Paulista
Jane Daibert Naimayer Padula
Janete Rodrigues Cardone – Revista Emilia/ Grupad-Unicamp/ Mestranda -UNB
Jaqueline Araujo Guicho – Conselho Tutelar
João Victor da Silva Souza – UFERSA
João Wanderley Geraldi – Unicamp
Joice Carvalho Coutinho – Secretaria Municipal de Educação
JORGE MARQUES PONTES – Centro Universitário de Tecnologia e Negócios Carlos Drummond de Andrade
Jose Luiz de Souza – Colegio Piramis
José Manoel Martins – Colégio Oswald de Andradde
José Rubens Cortez Filho – Escola Cecília Meireles
Josefa Estela Titton Garcia – Professora Aposentada SME
Joselia Gomes Neves – Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA)/UNIR
Josenilde Rios Pereira – Professora aposentada Semed são Luís Ma.
JUAN schlosser – Professor municipal
Jucelia de Oliveira Borges Ribeiro – Es
Juciley Evangelista Freire – UFT
Julia Alves de Farias Barbato
Júlia Menezes Alonso – Professora da Rede pública
Juliana de Paula Guedes de Melo – Secretaria de Educação do Recife

Juliana Gomes Citelli – Parceiros da Educação
Juliana Ruschel Gomes Mariotto – CE CEDAC
JULIANA SARTORI 

Jussania Peres – SME/DRE-SÃO MATEUS/ CEI TEOTONIO VILELA
Jussara Mendonça Pereira da Silva 
Karin Elizabeth Bergamin Gröner – E.E. Professor Fernando Brasil
Karina Azevedo Marquis – Escola Pública
Karina Rodrigues da Silva Beroldo – Univesp (graduanda)
Karina Simoes Rassi – 
Katia Soraya Gomes barros – Breu branco-Pará

Katia Simoni Coser Padilha

Katiuska Naviskas murakami 
Kellen Costa dos Santos Risso

Kelly Christina Terra dos Santos
Khrisna Vivianne da Silva – Ifsc
Laís Moreira de Souza Conrado – Secretaria Executiva de gestão pedagógica da prefeitura do Recife
Larissa Lima Lessa – Centro Educacional Pioneiro

Larissa de Gouveia Fraga  – Secretaria Municipal de Educação SP
Laura de Campoa – Prefeitura Municipal de Pereiras
Lea c b santos – Coordenadora pedagógica
Leandra Verginia Justo Herrera – Secretaria Municipal de Educação – São José do Rio Preto – SP
Leandro Lamano Ferreira
Leila da Silva Soueid – Formadora educacional
Lia Pedroso Barreto Sonnewend Ferreira – Rede municipal de São José dos Campos
Lidiana Mincov – Santa Marcelina Cultura
Ligia Colonhesi Berenguel
Lílian Santos Silva Gonçalves – Professora
Lindaci Torres – Individual
Lisiane Rossatto Tebaldi – CLIQUE UFRGS. CNPq
Lívia Márcia Lemes do Prado – Coletivo Paulo Freire
Lívia Maria Fraga Vieira – Nepei Núcleo Estudos Infância e Educação Infantil – UFMG
Livrada Fernandes de Aquino – EE Iara Maria Minotto Gomes
Lorena Breda de Carvalho – Consultoria Educacional Lobreda
Lourival Francisco dos Santos – Escola Pública Municipal
Lourival Jose Martins Filho – Grupo de pesquisa Didática e Formação Docente UDESC.
Louriz Paulo – Educação
Luci Neres dos Santos Marcondes – Escola Publica Municipal
Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros – Universidade Estadual de Santa Cruz
Luciana Apolonio Rodrigues – Secretaria Municipal da Educação de Bauru
Luciana Corrêa Guimarães – Alfabetizadora da EJA da rede de São José dos Campos

Luciana Dalpra da Cruz – EMUEIEF ALTO PALMITAL 

Luciana França Leme – Unifai
Luciana Luz Pereira da Silva – Estatutária Educadora
Luciana Melo de Araújo Brito – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Luciana Pereira da Silva – INSTITUTO CHAPADA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA

Luciana Soares Marques – Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes-RJ (Escola Municipal Jacques Richer)

Luciane Souza – SME Goiânia
Luciane Maciel Ceccopieri Belo – Professora do Ensino Básico
Lucianna Magri de Melo Munhoz – Unicamp
Luciano Andrade Ribeiro – Universidade do Estado de Minas Gerais
Luciano Lima Souza – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Lucienne Souza – Secretaria Municipal de Educação de Niteroi RJ
Lucileni Vieira de Souza – Secretaria Municipal de Educação
Lucimara Lima de Souza Carvalho – Rede Estadual de Ensino
Luisa Sá do Nascimento 
Luiza Gaia – Escola Vera Cruz
Luiza Helena Oliveira da Silva – UFNT – Programa de Pós-graduação em Letras
LUZIA DO ROSÁRIO LOPES NEVES – Diretora de escola estadual SP
Luzia Paganini – Educadora
M Cecília Augusto 
Mabel Servidone – Diretora Educacional aposentada
Maéve Melo dos Santos – Univasf
Magda Branco – Unespar
Magda Dezotti – Universidade do Estado de Minas Gerais

Manoel Eduardo Marcondes Carneiro Ghizzi – Escola Viva
Manuela Ferreira – Autônoma
MARA IDELCINA RODRIGUES SOARES – Funcionária pública.
Mara Jane Farias de Souza – Departamento de Educação Infantil SEMEC – Paragominas
Mara Lúcia Finocchiaro da Silva – Consultoria
Mara Silvia Negrão Póvoa – PROFA e Programa Ler e Escrever
Mara Silvia Negrão Povoa – PROFA e Ler e Escrever
Marcel Ercolin Carvalho – Rede municipal de Jundiaí
Marcela Camata Martinho – Prefeitura de Atibaia
Marcela Perroni – Professora – escola particular
Marcia Angélica dos Santos 
Marcia Maria de Oliveira Tessarin – Municipal
Marcia Paes Landim – Secretaria Municipal de educação
Márcia Regina Rizzardi de Oliveira 
Márcia Regina Savioli – Congregação de Santa Cruz
Marcio Goettenauer de Oliveira – Marcio Goettenauer de Oliveira
Marco Antonio Melo Franco – Universidade Federal de Ouro Preto
Marcos Arthur de Oliveira – Individual
Marcos Santos Mourão – Espaço ekoa
Margarete Nunes – Escola pública
Margareth Aparecida Ballesteros Buzinaro – Formação Continuada Educação e Cultura
Margarida dos Santos – CAP UERJ
Maria Angela de Melo Pinheiro – Professora aposentada – Prefeitura de Campinas
Maria Antonieta Giovedi
Maria Aparecida Aranha e Silva – Professora aposentada
Maria Beatriz de Almeida Serra – Autônoma
Maria Candida Di Pierro – Comunidade Educativa CEDAC
Maria Carolina Cossi Soares Barretti – Escola Castanheiras
Maria Carolina de Sousa Ferron 
MARIA CÉLIA SANTOS NUNES – Governamental
Maria Claudia Minozzo Poletto
Maria Clotilde Rossetti Ferreira – ci Cindedi USP- Ribeirão Preto SP
Maria Cristina Marcatti – Pmmc
Maria Cristina Viganó
Maria Cristina Zuanon – Escola Estadual
Maria da Conceição Santos de Oliveira – Secretari Municipal de Educação de Ubaitaba-Ba

Maria Cristina Schilling Zelmanovits
Maria das Graças Meireles Almeida – SEMED
Maria de Fátima Branco Alves Lazzarini – Escola Municipal Paulo Freire
Maria de Jesus Araújo Ribeiro – Fórum de Educação Infantil do Ceará- FEIC
Maria de Jesus Campos Sousa – Articulação de Mulheres Brasileiras
Maria de Lourdes Mello Martins – UME Gota de Leite – escola municipal de Santos
Maria de Lourdes Trevisan – Colégio Oswald de Andrade
Maria do Pilar Lacerda A e Silva – Pesquisadora associada ao DGPE/FGV-RJ

Maria Rita de Paula Ribeiro – SME de Goiânia 
Maria do Sagrado Coração Rodrigues Santos – Secretaria Municipal de Educação
Maria do Socorro Ferreira Gomes Barbaro – Programa Ler e Escrever e Programa Construindo Saberes (Parceiros da Educação)
Maria do Socorro Soares Teixeira – Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Maria Elenita da Silva Aguiar – Escola pública (Castelinho do Pequeno Príncipe V.T) Pará 
Maria Emília Caixeta – UFMG
Maria Emiliana Lima Penteado – PMSP
Maria Evencio Tomaz dos Santos – Escolas municipais
Maria Fernanda Rezende Nunes – Projeto Leitura e Escrita na EI /UNIRIO
Maria Inês Imperatriz Fonseca
Maria Isabel Asperti Nardi – UNESP
Maria Isabel Vieira de Souza – Prefeitura de Sao Paulo
Maria Ivonete Barbosa Tamboril – Universidade Federal de Rondônia
Maria José de Azevedo 
Maria Lúcia Mesquita de Abreu Castro – Secretaria municipal e estadual de educação
Maria Luisa Nogueira de Assis
Maria Luiza Rodrigues Flores – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil (GEPPPEI/Faced/UFRGS)

Maria Marta Dalmonte de Almeida 
Maria Mônica Araújo da Silva Brandão – Colégio Sidarta
Maria Mota Pires 
Maria Natalina de Oliveira Farias – Gepec
Maria Ondina Niero Naufel – Professora
Maria Paula G.G. Twiaschor – CE CEDAC
Maria Paula Mansur Mäder – Instituto Positivo
Maria Perpétua Brito Bastos Alves 
Maria Regina Andreatto – IFSC
María Severina das Graças Neta – Municipal
Maria Teresa Carvalho – Instituto avisa la
Maria Teresa de la Torre Aranda – Assessora Pedagógica

Mariana Aikawa Sato
Mariana Rocha Zacharias – Universidade Estadual do Paraná Campus Uniao da Vitória
Mariane do amaral libaneo – Professora/Escola Municipal de Angatuba
Mariane Kohlmann 
Marilia Danon Tavares 
Marilia Miranda Rodrigues – Camino Education
Marina Nascimento de Oliveira – Professora aposentada pelo SPPREV e ativa na rede municipal de ensino na
Marineide Martins Sousa – Escola Municipal
Marisa Garcia – supervisora Acadêmica do Programa Ler e Escrever/Bolsa Alfabetização e professora da rede municipal de São Paulo
Marisa Garcia 
Marisa Maria da Silva Daniel – Prefeitura de Guarulhos
Marisa Requejo Rocha – Professora da rede pública da Prefeitura Municipal de Santos
Marísia Batista Reis – NAA núcleo de ação antirracista de famílias da Escola da Vila
Marlene Correia Nakayama 
Marlene de Luma Oliveira Santos – SEMEC – Paragominas PÁ
Marli das Graças Santos de Barros – Prefeitura do município de São Bernardo do Campo
Marli das Graças Santos de Barros – Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo
Marli Josefa Calixto – OMAQUESP
Marliza Bode de Moraes – CAp-UERJ e CAC-Meriti
Marly Barbosa – Instituto Vera Cruz e Programa Ler e Escrever
Marta Durante – coautora da primeira versão do Programa Ler e Escrever/SP e atual formadora do Avisa Lá
MARTA GERTRUDES CÂNDIDA DE MELO SANTOS – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Marta Lucia da Silva – Faculdade Phorte
Marta Rabioglio – Laboratório de Psicologia Genética – LPG FE UNICAMP
Martha Sirlene da Silva – Coletivo Paulo Freire da ZN
Mary Aparecida dos Santos Ferreira – Prefeitura de Mogi Guaçu (SP)
Mary Goncalves Fonseca – UNIFAP
Mary Luiz Hatakeyama – Comunidade Selvagem
Matheus Gomes Ferreira – Uft
Mayra fernanda zanetti – Secretaria estadual de educaçao
Merielen Valdevite 
Michelle Dallacqua da Silva – Publica
Michelle de la Cruz Lui – Professora do EFI
Michelly Siqueira Lima Foja – Escola Ursinho Branco
Miriam Orensztejn – Programa Ler e Escrever
Mitch Rodrigo Prado de Almeida – Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes
Mônica Andréa Oliveira Almeida – CAp – UERJ
Mônica Correia Baptista – Projeto Leitura e Escrita na EI/ UFMG
Mônica Cristina Campos Lourenço – Professora
Mônica Regina Ferreira Lins – CAp-UERJ
Mônica Senziali Santos Oliveira – PMMC
Monika Garcia Campos da Silva – PUC/SP
Nalu Rosa (Maria da Conceição de Carvalho Rosa) – Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – CAp-UERJ
Narayani Sri Hamsa de Freitas – Santa Marcelina Cultura
Nathalia Freire de Almeida Silva – Mãe e cidadã
Nazaré Costa – Escola Municipal Professor Edgar Monteiro Castanheira
Nazineide Brito – Comitê Territorial de Educaçao Integral do RN
Neide Aparecida de Almeida – Fio.de.Contas Consultoria
Noemi Aguiar Silva – Unifesp

Noemi Batista Devai – Programa Ler e Escrever
Olinda do Carmo Luiz – HC-FMUSP
Ordália Alves de Almeida – UFMS – CEI DETRAN-MS

Pamela Katiane Rocha
Paola Helena Muxfeldt Morandi da Silva – Unespar
Patrícia Chelotti 
Patrícia Corsino – Projeto Leitura e Escrita na EI / UFRJ
Patricia Curti Bresser Pereira 
Patricia dos Santos Souza Barreto Educativa – consultoria em educação
Patrícia Helena Scarabel Marchiori – Secretaria de Educação de Mogi Guaçu
Patricia Maria Ferreira Abad – Educação básica obrigatória Ed. Infantil
Patrícia Mariana Costa de Oliveira – Prefeitura municipal de Mogi Mirim

Patrícia Mendes da Silva
Patricia Ravagnani Despato Martinez – Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Paula Cristina de Almeida Rodrigues – Departamento de Educação – UFOP
Paula Regina Carvalho Merise – Educadora e Mediadora de leitura
PAULO ROBERTO SILVA – UDF
Poliana Cota Martins Alves – Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade
Pricilla Leite Costa – Semed
Priscila Puccetti Rodrigues Kyt – Secretaria Municipal de Educação
Priscila Sollito Cardozo – Professora/Psicopedagoga
Queiti Cristina Pereira da Silva – Professora de Educação Infantil SME-Rio e Mestranda em Educação- Unirio
Rafaela Barbosa Silva – Docente
Raquel dos Santos Vieira – Professora de escola pública
Raquel Souza Magro – Professora municipal
Regilane Daré dos Santos – SEMED
Regina Aparecida Marques de Souza – UFMS
Regina Celia dos Santos Câmara – Programa Ler e Escrever
Rejane Maria Dantas Maia – Colégio Apoio Recife
Renata Almeida Antunes – Escola particular
Renata B. Siqueira Frauendorf – Avisa La/ Grupad
Renata Del Monaco – Cenpec
Renata Del Monaco – Cenpec e Coletivo Leitura Liberta
Renata Grinfeld – CE CEDAC

Renata Meijome
Renata Ortiz De Camargo – Chervi Coordenadora Pedagógica Prefeitura de Nova Odessa SP
Renata San Giacomo Lima – Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes
Ricardo de Oliveira – Prefeitura Ibitiara-BA
Ricardo Silva Ribeiro – IFRS
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo – Colegio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora
Rita de Cássia Benedetti Mascarenhas – Escola Privada
Rita de Cássia Freitas Coelho – Projeto Leitura e Escrita na EI / MEC – gestão 2013-2016
Rita de Cássia Lima Braga – Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade MG
ROBERTO ANTUNES 
Rodnei Pereira – Unicid
Rodrigo Gonçalves Dias Pitta – PMVV
Roger Ruela Cuchi – Escola Estadual
Ronaldo Fontes Júnior – Coordenador Pedagógico
RONALDO FONTES JÚNIOR 
Rosa Maria Antunes – Programa Ler e Escrever
Rosa Maria Monsanto Glória – Programa Ler e Escrever
Rosana Aparecida de Oliveira Vieira – Rosana Aparecida de Oliveira Vieira
Rosana Dutoit – Equipe coordenação do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – PROFA
Rosana Lopes Fernandes de Campos – Professora aposentada da Rede Estadual de SP
Rosana Márcia Almeida de Matos Moura Aguiar 
Rosane Oliveira Santos – Pessoa Física
Rosanea Maria Mazzini Correa – Programa Ler e Escrever/SP
Rosanea maria mazzini correa – Formadora do Programa Ler e Escrever -Sp
Rosangela Queiroz – SME
Rosângela Veliago – PROFA e Programa Ler e Escrever
Rosaura Soligo – Equipe de coordenação nacional do PROFA e Pesquisadora da Faculdade de Educação da Unicamp
Roseli Domingues Alves Gato 
Rosemeire Pereira Terashi – Prefeitura Municipal
Rozangela Dias Torrente – Escola
Sandra da Silva Germani – Professora da Rede pública municipal de Santo André
Sandra Maria Monsanto Glória – Rede pública
Sandra Medrano – CE CEDAC
Sandra Regina de Freitas Amaral – Prefeitura de Campinas
Sandra Regina Silva da Cunha – Formadora colaboradora de professores alfabetizadores (PNAIC) da Rede Municipal
Sandra Regina Storino Caulyt – Escola Viva
Sara Maria da Silva Ehrhardt de Melo – Professora
Sérgio Porfírio da Silva – Escola Balão Vermelho

Sheila Rienzi – Escola Viva
Sibéria Regina de Carvalho
Sidecleia Oliveira dos Anjos – Instituto Chapada de Educação e Pesquisa
Silmara Nogueira Severgnini – Professora
Silvana Maria Bellé Zasso – ĹAPIL – Laboratório de Alfabetização e Praticas de Incentivo a Leitura
Silvana Neves Dacca – Projeto Leve Vida Leve
Silvana Paulina de Souza – Ufal
Silvania Geller – Educação
Silvia Corrêa – Particular
Silvia Helena Prado Saverio Jordão – Escola Municipal
Sílvia Moretti Rosa Ferrari – Programa Ler e Escrever
Simone Catarina de Oliveira Rinaldo – Escola
Simone Jorge Gonçalves – Escola Pública Municipal
Sonia Aparecida Domingues Carvalho – SEE
Sonia Bessa da Costa – pública
Sonia de Gouveia Jorge FCAV- Fundação Carlos Alberto Vanzolini
Sonia Fátima leal de Souza – UFMS
Sonia Maria dos Santos Guernelli – Aposentada da secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Soraia Souza Cardoso – SME-SP – DIPED-PJ
Soymara Vieira Emilião – Cap Uerj
Stella Maris Moura de Macedo – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp_UERJ
Suelen Cristina dos Santos Klem – Universidade Estadual de Londrina/UEL
Susana Felix Paes Corrêa Leite – Secretaria de Educação de Bertioga
Suzane Anete Rodrigues – Escola Projeto Vida
Tais Gonçalves de Morais – Sociedade Civil
Talita Affonso dos Santos – PMMC
Tania Campos Rezende – Educadora
Tânia da Silva Santos Clementino – Coordenadora
Tania Sztutman – Escola Vera Cruz
Tarcyo Miranda Alves – Secretaria Municipal de Educação
Tatiana de Jesus Barboza – Semec
Tatiana Figueroa Martin Gaya – Secretaria Municipal de Educação de Pinhais
Tatiana Ribeiro Lima dos Santos – Escola Municipal de São José dos Campos
Tatiana Rizzardi Miho de Oliveira – Consa
Tatiane Dian – SME SP

Telma Maria de Oliveira Rodrigues
Telma Weisz – elaboradora e supervisora do PROFA e do Programa Ler e Escrever
Teresinha Coelho Vaz – Edições SM
Teresinha Fumi Kawasaki – FaE/UFMG
Tereza Cristina Barreiros – SME Duque de Caxias/RJ (Aposentada)

Thainara Vieira Silva – Professora
Thais Almeida Costa – Icep, Instituto Avisa Lá
Thais Lucy Ogeda – Colégio Santa Cruz
Thaiss Pacheco – Educadora Popular
Tochico Kayano – Grupo de pintura
Valdete Tereza da Costa Asevedo – Núcleo Aliança pela Infância/ Resende
Valéria Pimentel – Escola Verde que te quero verde
Valéria Vegas – Secretaria de Educação de Santos
Valkíria de Novais Santiago – Unespar
Valquiria Aparecida Pereira da Silva
Vanessa Arruda Santos Neto – Privada
Vanessa Ferraz Almeida Neves – Projeto Leitura e Escrita na EI /UFMG
Vanessa Mariano Antonio – Professora na rede municipal de educação e aluna da Pós-graduação em Alfabetização no Instituto Vera Cruz
Vanessa Meneses Sales Oliva – Mãe
Vanilda Gonçalves de Lima – Sindical
Vanúbia Sampaio do Santos – Universidade Federal de Rondônia e Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia – GPEA
Vanusa da Silva Costa Santos – Professora
Vera Lucia Aparecida Silva Souza – Secretaria Municipal de Educação
Vera Lúcia Elias Oliveira 
Vitoria Regis Gabay de Sá
Viviane Ache Cancian – UFSM
Viviane dos Santos Silva – Prefeitura da Cidade do Recife
Viviane Marques Vilas Boas 
Viviane Paganini
Waldir Romero – Aposentado
Walkyria Acquesta Dias – Instituto Avisa Lá
Walter Petrella Pinheiro – Músico
Walter Takemoto – Abaporu
Wander Lopes – Prefeitura de Mogi das Cruzes
Wania Maria Previattelli – integrante da equipe do Centro de Estudos e Formação Telma Weisz – Programa Ler e Escrever
Wesley Gomes Lins – CE CEDAC
Wildes Gomes de Campos – Pmsbc
William Carlos de Sousa – Professor
Yara Maria Miguel – Programa Ler e Escrever
Zemilda do Carmo Weber do Nacimento dos Santos – Secretaria de Educação de Camboriú
Zenaide Vieira Nunes – PMSB

Ziliana Carvalho Carneiro Dourado – Professora- Rede Municipal de ensino de João Dourado

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