contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Referencial Nós

A Comunidade Educativa CEDAC, integrante do Projeto Nós, Iniciativa pela Educação Integral em Territórios Amazônicos, desenvolveu, ao longo de 2021, uma proposta de diagnóstico participativo a fim de identificar as principais demandas educacionais dos municípios participantes, localizados nos Estados de Amazonas, Amapá e Maranhão. A iniciativa, coordenada pela Porticus América Latina, conta com diferentes frentes de atuação, desenvolvidas por instituições parceiras – Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Centro de Referências em Educação Integral, CE CEDAC, Flacso Brasil e UNICEF Brasil – e tem o objetivo de ampliar a equidade na educação, especialmente para populações tradicionais que vivem nesses locais.

Este diagnóstico revelou uma demanda comum aos municípios participantes: a fragilidade das competências leitoras e escritoras em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Assim, a fim de contribuir com o fortalecimento de práticas educativas que potencialmente desenvolvem práticas de linguagem oralidade, leitura e escrita – a CE CEDAC planejou ações formativas para profissionais de escolas indígenas, quilombolas, do campo e urbanas que atuam como professores e coordenadores pedagógicas e pedagógicos nos anos finais do EF.

Este material, dividido em três partes, é resultado de muitos e enriquecedores diálogos e trocas que a equipe de formadores facilitou durante os encontros. E também pode ajudar você, professora ou professor, que atua com a cultura escrita no trabalho com seus estudantes. 

Confira todos os materiais:

Referencial de projetos didáticos

Anexo I – pasta com todos os materiais utilizados em nossas formações

Anexo II – documento com alguns dos projetos didáticos recebidos pela iniciativa

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.