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Parceiros Fundação Vale
Local Itaguaí/RJ, Catas Altas/MG, Santa Bárbara/MG, Rio Piracicaba/MG
Duração Desde 2022
589

Professores, coordenadores pedagógicos, articuladores, diretores e equipes das Secretarias Municipais de Educação (número estimado)

11.267

Estudantes de EF 1 (número estimado)

Trilhos da Alfabetização

O Projeto Trilhos da Alfabetização é parte do Programa de Educação e Saúde, iniciativa da Fundação Vale desenvolvida com parceiros técnicos visando o apoio à gestão pública nas políticas de educação, atenção básica em saúde e assistência social no combate às desigualdades educacionais e sociais.

Parceira técnica no Projeto Trilhos, a Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC) desenvolve ações que visam o aprimoramento das aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Itaguaí e Mangaratiba/RJ – onde iniciamos as ações nos segundo semestre de 2022 -, e em Minas Gerais, nos municípios de Catas Altas, Santa Bárbara e Rio Piracicaba, onde realizamos os primeiros trabalhos já em 2024.

A atuação da Roda Educativa se dá por meio de frentes articuladas para potencializar os resultados:

Formação Continuada nas didáticas da Língua Portuguesa e Matemática: realizada por meio de encontros presenciais e online, apoia diretamente professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 5º  ano na revisão e aprimoramento das suas práticas e no fortalecimento do trabalho formativo dentro da escola.

Formação continuada em gestão escolar e educacional: também realizada por meio de encontros presenciais e online, apoiando diretores, -e a equipe técnica da Secretaria da Educação.

Produção de jogos matemáticos e materiais para uso do estudante: os municípios já receberam os jogos Dados Mágicos, Batalha dos Números, O mais perto possível e Desafio das Frações; e receberão em 2024 materiais de apoio ao processo de alfabetização inicial voltados para estudantes dos 1º, 2º e 3º anos, com conteúdos específicos relacionados às culturas do território.

Produção de materiais para educadores: envolve a revisão, atualização e integração à BNCC do material “Formação na Escola”, com orientações para projetos didáticos e sequências de atividades, atividades habituais com objetivo de orientar a ação em sala de aula.

O Formação na Escola em breve estará disponível para download gratuito neste site.

Além disso, o projeto investe na ampliação dos acervos das escolas, com a aquisição de materiais selecionados pela equipe pedagógica da Roda Educativa de forma a diversificar a oferta de obras para os estudantes, como também disponibilizar livros de referência e fundamentação para atuação dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores.

Acompanhamento dos estudantes dos 3º anos a partir da realização de avaliação em Língua Portuguesa e Matemática, em parceria com o município. Objetiva usar os dados como dispositivo para qualificar a formação continuada, além de apoiar no acompanhamento do projeto Trilhos da Alfabetização. Para elaboração das provas escritas, foi organizado um Grupo de Trabalho que conta com a presença de representantes de diretores, professores, coordenadores/articuladores e equipe técnica da secretaria.

Entre os resultados alcançados em 2023, destaca-se o uso e implementação das bibliotecas de classe, estratégia de apoio à alfabetização Possibilita que os estudantes tenham acesso a leitura de livros e ao mesmo tempo, avancem na aquisição do sistema de escrita alfabética.

Todas as ações do Trilhos da Alfabetização foram antecedidas pela realização de diagnósticos dos municípios conduzidos em parceria com as equipes locais e baseados na metodologia da Teoria de Mudança, em que a visão de transformação esperada é construída de maneira coletiva.

O Trilhos também desenvolveu ações de formação em Serra e Cariacica, no Espírito Santo, – em 2022 e 2023.

O Projeto Trilhos da Alfabetização é parte do Programa de Educação e Saúde, iniciativa da Fundação Vale desenvolvida com parceiros técnicos visando o apoio à gestão pública nas políticas de educação, atenção básica em saúde e assistência social no combate às desigualdades educacionais e sociais.

Parceira técnica no Projeto Trilhos, a Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC) desenvolve ações que visam o aprimoramento das aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Itaguaí e Mangaratiba/RJ – onde iniciamos as ações nos segundo semestre de 2022 -, e em Minas Gerais, nos municípios de Catas Altas, Santa Bárbara e Rio Piracicaba, onde realizamos os primeiros trabalhos já em 2024.

A atuação da Roda Educativa se dá por meio de frentes articuladas para potencializar os resultados:

Formação Continuada nas didáticas da Língua Portuguesa e Matemática: realizada por meio de encontros presenciais e online, apoia diretamente professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 5º  ano na revisão e aprimoramento das suas práticas e no fortalecimento do trabalho formativo dentro da escola.

Formação continuada em gestão escolar e educacional: também realizada por meio de encontros presenciais e online, apoiando diretores, -e a equipe técnica da Secretaria da Educação.

Produção de jogos matemáticos e materiais para uso do estudante: os municípios já receberam os jogos Dados Mágicos, Batalha dos Números, O mais perto possível e Desafio das Frações; e receberão em 2024 materiais de apoio ao processo de alfabetização inicial voltados para estudantes dos 1º, 2º e 3º anos, com conteúdos específicos relacionados às culturas do território.

Produção de materiais para educadores: envolve a revisão, atualização e integração à BNCC do material “Formação na Escola”, com orientações para projetos didáticos e sequências de atividades, atividades habituais com objetivo de orientar a ação em sala de aula.

O Formação na Escola em breve estará disponível para download gratuito neste site.

Além disso, o projeto investe na ampliação dos acervos das escolas, com a aquisição de materiais selecionados pela equipe pedagógica da Roda Educativa de forma a diversificar a oferta de obras para os estudantes, como também disponibilizar livros de referência e fundamentação para atuação dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores.

Acompanhamento dos estudantes dos 3º anos a partir da realização de avaliação em Língua Portuguesa e Matemática, em parceria com o município. Objetiva usar os dados como dispositivo para qualificar a formação continuada, além de apoiar no acompanhamento do projeto Trilhos da Alfabetização. Para elaboração das provas escritas, foi organizado um Grupo de Trabalho que conta com a presença de representantes de diretores, professores, coordenadores/articuladores e equipe técnica da secretaria.

Entre os resultados alcançados em 2023, destaca-se o uso e implementação das bibliotecas de classe, estratégia de apoio à alfabetização Possibilita que os estudantes tenham acesso a leitura de livros e ao mesmo tempo, avancem na aquisição do sistema de escrita alfabética.

Todas as ações do Trilhos da Alfabetização foram antecedidas pela realização de diagnósticos dos municípios conduzidos em parceria com as equipes locais e baseados na metodologia da Teoria de Mudança, em que a visão de transformação esperada é construída de maneira coletiva.

O Trilhos também desenvolveu ações de formação em Serra e Cariacica, no Espírito Santo, – em 2022 e 2023.

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