contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
Modalidade on-line, autoformativo
Inscrições em breve
Duração 20 horas
Datas a partir de maio
Formador/a Mel Kinker
Valores R$ 279.90

curso com certificado!

Avise-me!

Como desenvolver boas situações didáticas para a produção de texto?

Por que fazer esse curso?

O planejamento de situações de produção de texto pode ser um desafio para diversos professores, dificultando a oferta de contextos didáticos favoráveis para que estudantes desenvolvam a escrita.

O curso, voltado a docentes de 3º ao 5º ano, estimula a reflexão sobre a aprendizagem da escrita, discute a avaliação diagnóstica e o planejamento de propostas que podem ser realizadas em sala de aula, para que as crianças evoluam em sua compreensão do sistema de escrita, em seus diferentes usos sociais, tornando-se leitoras e escritoras.

Principais aprendizagens

  • Compreender quais concepções de ensino e aprendizagem embasam o trabalho pedagógico proposto no curso;
  • Refletir como o trabalho com a leitura de textos em sala de aula contribui para a formação de estudantes;
  • Analisar intervenções que podem contribuir para que o/a professor/a auxilie estudantes a melhorarem suas produções por meio da reflexão sobre língua e de seus diferentes gêneros textuais;
  • Refletir como a revisão dos textos produzidos pode contribuir para escrita de estudantes e compreender que este processo não se limita a corrigir ortografia, concordância e pontuação.

O que a prática da Roda Educativa aponta?

Ao longo do trabalho formativo em diversas redes educacionais e escolas em todo o Brasil, nossa equipe têm verificado desafios no planejamento docente para que estudantes tenham acesso a boas situações didáticas envolvendo produção de texto.

As condições para a formação desses professores e professoras em contexto de trabalho são diversas, de forma que nem sempre podem aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da produção de texto, ausência que se reflete na sala de aula, dificultando a progressão dessas aprendizagens de estudantes.

Por que fazer esse curso?

O planejamento de situações de produção de texto pode ser um desafio para diversos professores, dificultando a oferta de contextos didáticos favoráveis para que estudantes desenvolvam a escrita.

O curso, voltado a docentes de 3º ao 5º ano, estimula a reflexão sobre a aprendizagem da escrita, discute a avaliação diagnóstica e o planejamento de propostas que podem ser realizadas em sala de aula, para que as crianças evoluam em sua compreensão do sistema de escrita, em seus diferentes usos sociais, tornando-se leitoras e escritoras.

Principais aprendizagens

  • Compreender quais concepções de ensino e aprendizagem embasam o trabalho pedagógico proposto no curso;
  • Refletir como o trabalho com a leitura de textos em sala de aula contribui para a formação de estudantes;
  • Analisar intervenções que podem contribuir para que o/a professor/a auxilie estudantes a melhorarem suas produções por meio da reflexão sobre língua e de seus diferentes gêneros textuais;
  • Refletir como a revisão dos textos produzidos pode contribuir para escrita de estudantes e compreender que este processo não se limita a corrigir ortografia, concordância e pontuação.

O que a prática da Roda Educativa aponta?

Ao longo do trabalho formativo em diversas redes educacionais e escolas em todo o Brasil, nossa equipe têm verificado desafios no planejamento docente para que estudantes tenham acesso a boas situações didáticas envolvendo produção de texto.

As condições para a formação desses professores e professoras em contexto de trabalho são diversas, de forma que nem sempre podem aprofundar seus conhecimentos sobre o ensino da produção de texto, ausência que se reflete na sala de aula, dificultando a progressão dessas aprendizagens de estudantes.

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.