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Foto em plno aberto da paisagem de João Monlevade com uma igreja, diversas casas, morros e muitas árvores com grandes copas verdes.
Parceiros Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade
Local João Monlevade/MG
Duração 2022
77

Técnicas formadoras da Secretaria, CPs e diretores/as escolares de EI e EF1

143

(professores/as de EI e EF1) + 1.887 (estudantes de EI e EF1)

Assessoria a João Monlevade/MG

Foto em plno aberto da paisagem de João Monlevade com uma igreja, diversas casas, morros e muitas árvores com grandes copas verdes.

A assessoria à Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade/MG teve como objetivo sistematizar, fortalecer e ampliar o trabalho que vinha sendo realizado na qualificação das práticas de formação leitora no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

Consistiu em encontros on-line com equipe técnica, diretores/as e coordenadores/as com foco nos conteúdos específicos de cada um desses grupos e por webinários abertos à participação de toda a rede.

Buscou-se fortalecer a concepção de que o acesso às práticas sociais de leitura e escrita na escola é um direito das crianças de 4 e 5 anos, tendo o brincar e as interações como eixo do trabalho; e promover a reflexão sobre como a atuação de cada grupo (formadoras da Secretaria Municipal de Educação, CPs e diretores/as) pode contribuir para que se assegurem as condições favoráveis para a efetivação dos processos de ensino e aprendizagem, com foco na alfabetização inicial das crianças.

Junto à Secretaria, sistematizamos orientações para a construção de um documento orientador da rede alinhado à BNCC com foco no trabalho com a Cultura Escrita.

Com os/as gestores/as de cada unidade, foram desenvolvidos planos de ação, a partir de um diagnóstico, com foco na organização dos ambientes que promovem a leitura e ingresso das crianças na cultura escrita.

Os critérios de seleção dos acervos nas escolas (qualidade, quantidade e representatividade) também foram conteúdos importantes de formação nas discussões sobre os ambientes de aprendizagem e levou a Secretaria a destinar mais recursos para a compra de acervo literário em 2023.

Com o grupo de CPs, o foco esteve no seu papel na formação continuada dos/as docentes e no acompanhamento das aprendizagens das crianças.

Os dois webinários abertos a toda rede trataram de “Como planejar situações didáticas que favoreçam a formação leitora de crianças e jovens ao longo da escolaridade?” e “Leitura literária na escola: compromissos e desafios”.

Foto: Facebook Prefeitura de João Monlevade

A assessoria à Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade/MG teve como objetivo sistematizar, fortalecer e ampliar o trabalho que vinha sendo realizado na qualificação das práticas de formação leitora no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

Consistiu em encontros on-line com equipe técnica, diretores/as e coordenadores/as com foco nos conteúdos específicos de cada um desses grupos e por webinários abertos à participação de toda a rede.

Buscou-se fortalecer a concepção de que o acesso às práticas sociais de leitura e escrita na escola é um direito das crianças de 4 e 5 anos, tendo o brincar e as interações como eixo do trabalho; e promover a reflexão sobre como a atuação de cada grupo (formadoras da Secretaria Municipal de Educação, CPs e diretores/as) pode contribuir para que se assegurem as condições favoráveis para a efetivação dos processos de ensino e aprendizagem, com foco na alfabetização inicial das crianças.

Junto à Secretaria, sistematizamos orientações para a construção de um documento orientador da rede alinhado à BNCC com foco no trabalho com a Cultura Escrita.

Com os/as gestores/as de cada unidade, foram desenvolvidos planos de ação, a partir de um diagnóstico, com foco na organização dos ambientes que promovem a leitura e ingresso das crianças na cultura escrita.

Os critérios de seleção dos acervos nas escolas (qualidade, quantidade e representatividade) também foram conteúdos importantes de formação nas discussões sobre os ambientes de aprendizagem e levou a Secretaria a destinar mais recursos para a compra de acervo literário em 2023.

Com o grupo de CPs, o foco esteve no seu papel na formação continuada dos/as docentes e no acompanhamento das aprendizagens das crianças.

Os dois webinários abertos a toda rede trataram de “Como planejar situações didáticas que favoreçam a formação leitora de crianças e jovens ao longo da escolaridade?” e “Leitura literária na escola: compromissos e desafios”.

Foto: Facebook Prefeitura de João Monlevade

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