contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
Foto tirada de cima de mulheres diversas dispostas em círculo. Elas olham um cartaz todo escrito que está no chão
Foto tirada de cima de mulheres diversas dispostas em círculo. Elas olham um cartaz todo escrito que está no chão
Parceiros Instituto Gesto
Local Porto Alegre/RS, Moju e Ulianópolis/PA
Duração Setembro de 2022 a 2023
144

equipes SME, diretores/as e coordenadores/as

1.656

(professores/as em Porto Alegre e professores/as, diretores/as e CPs no Pará) e 16.436 estudantes (12.591 em Porto Alegre + 3.845 Moju e Ulianópolis)

Apoio às Políticas de Alfabetização

Foto tirada de cima de mulheres diversas dispostas em círculo. Elas olham um cartaz todo escrito que está no chão

O Instituto Gesto e a Roda Educativa (então Comunidade Educativa CEDAC) firmaram parceria para apoiar a política educacional de alfabetização dos municípios de Porto Alegre/RS, e de Moju e Ulianópolis, no Pará.

Em Moju e Ulianópolis, o trabalho iniciou-se em novembro de 2022 e teve como objetivo apoiar, por meio de ações de formação de profissionais de educação, a implementação do Programa de Alfabetização desses dois municípios.

Em três encontros, a nossa equipe buscou ampliar a compreensão sobre o papel de cada profissional na política de alfabetização (professor/a, gestores/as escolares e equipe técnica da Secretaria); promover reflexão sobre a concepção de ensino e de aprendizagem; explorar as bases do planejamento do processo de alfabetização a partir das situações didáticas; e planejar coletivamente as ações de formação que seriam desenvolvidas pela SME no ano seguinte.

Ao final desses encontros, os/as participantes elaboraram um plano de formação, com base no qual a  desenvolvemos uma devolutiva escrita, apresentada em uma última reunião, realizada em janeiro de 2023.

Já a formação em Porto Alegre começou em setembro de 2022 e encerrou-se em 2023. Também teve como foco as práticas de alfabetização inicial, mas nesse caso se deu no contexto da implementação do Programa Alfabetiza+Poa, que já vinha sendo construído com o apoio do Instituto Gesto.

Foram constituídos três grupos de formação: Assessoras Pedagógicas da Secretaria, Diretores/as e Supervisores/as – que receberam três formações virtuais e uma presencial -, além de trabalho de campo em escolas do município.

Também foram promovidos dois webinários abertos a toda a rede de Porto Alegre e demais pessoas interessadas: no primeiro, em dezembro de 2022, o especialista Alexsandro Santos (hoje Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação) discorreu sobre “Alfabetização e equidade racial: desafios atuais”; no segundo, que ocorreu já em fevereiro de 2023, “Equidade na alfabetização: Do diagnóstico ao acompanhamento das aprendizagens”, a nossa coordenadora pedagógica Paula Stella abordou como as práticas da alfabetização em sala podem de fato atender a todas as crianças, desde o momento da sondagem. A fala se baseou no e-book escrito pela equipe da Roda Educativa (então CE CEDAC) no contexto do projeto “Equidade na alfabetização: um olhar atento para os que mais precisam”.

Em março de 2023, houve uma nova parceria com o mesmo foco em Campina Grande/PB.

Saiba mais:

E-book Equidade na Alfabetização:

A alfabetização é um direito de todas as crianças. Mas nem todos aprendem da mesma forma nem no mesmo ritmo e é comum que as diferenças que seriam naturais nesse processo tornem-se defasagens ao longo do ano letivo ou mesmo da escolaridade. O livro marca essa diversidade inerente à sala de aula e propõe às professoras alfabetizadoras reflexões e estratégias para realizar um bom diagnóstico e lançar mão de estratégias em sala de aula para identificar como cada criança está se relacionando com os conhecimentos.

Clique aqui e baixe gratuitamente a publicação!

Assista às lives:

O Instituto Gesto e a Roda Educativa (então Comunidade Educativa CEDAC) firmaram parceria para apoiar a política educacional de alfabetização dos municípios de Porto Alegre/RS, e de Moju e Ulianópolis, no Pará.

Em Moju e Ulianópolis, o trabalho iniciou-se em novembro de 2022 e teve como objetivo apoiar, por meio de ações de formação de profissionais de educação, a implementação do Programa de Alfabetização desses dois municípios.

Em três encontros, a nossa equipe buscou ampliar a compreensão sobre o papel de cada profissional na política de alfabetização (professor/a, gestores/as escolares e equipe técnica da Secretaria); promover reflexão sobre a concepção de ensino e de aprendizagem; explorar as bases do planejamento do processo de alfabetização a partir das situações didáticas; e planejar coletivamente as ações de formação que seriam desenvolvidas pela SME no ano seguinte.

Ao final desses encontros, os/as participantes elaboraram um plano de formação, com base no qual a  desenvolvemos uma devolutiva escrita, apresentada em uma última reunião, realizada em janeiro de 2023.

Já a formação em Porto Alegre começou em setembro de 2022 e encerrou-se em 2023. Também teve como foco as práticas de alfabetização inicial, mas nesse caso se deu no contexto da implementação do Programa Alfabetiza+Poa, que já vinha sendo construído com o apoio do Instituto Gesto.

Foram constituídos três grupos de formação: Assessoras Pedagógicas da Secretaria, Diretores/as e Supervisores/as – que receberam três formações virtuais e uma presencial -, além de trabalho de campo em escolas do município.

Também foram promovidos dois webinários abertos a toda a rede de Porto Alegre e demais pessoas interessadas: no primeiro, em dezembro de 2022, o especialista Alexsandro Santos (hoje Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação) discorreu sobre “Alfabetização e equidade racial: desafios atuais”; no segundo, que ocorreu já em fevereiro de 2023, “Equidade na alfabetização: Do diagnóstico ao acompanhamento das aprendizagens”, a nossa coordenadora pedagógica Paula Stella abordou como as práticas da alfabetização em sala podem de fato atender a todas as crianças, desde o momento da sondagem. A fala se baseou no e-book escrito pela equipe da Roda Educativa (então CE CEDAC) no contexto do projeto “Equidade na alfabetização: um olhar atento para os que mais precisam”.

Em março de 2023, houve uma nova parceria com o mesmo foco em Campina Grande/PB.

Saiba mais:

E-book Equidade na Alfabetização:

A alfabetização é um direito de todas as crianças. Mas nem todos aprendem da mesma forma nem no mesmo ritmo e é comum que as diferenças que seriam naturais nesse processo tornem-se defasagens ao longo do ano letivo ou mesmo da escolaridade. O livro marca essa diversidade inerente à sala de aula e propõe às professoras alfabetizadoras reflexões e estratégias para realizar um bom diagnóstico e lançar mão de estratégias em sala de aula para identificar como cada criança está se relacionando com os conhecimentos.

Clique aqui e baixe gratuitamente a publicação!

Assista às lives:

conteúdos relacionados