equipes SME, diretores/as e coordenadores/as
(professores/as em Porto Alegre e professores/as, diretores/as e CPs no Pará) e 16.436 estudantes (12.591 em Porto Alegre + 3.845 Moju e Ulianópolis)
Apoio às Políticas de Alfabetização
O Instituto Gesto e a Roda Educativa (então Comunidade Educativa CEDAC) firmaram parceria para apoiar a política educacional de alfabetização dos municípios de Porto Alegre/RS, e de Moju e Ulianópolis, no Pará.
Em Moju e Ulianópolis, o trabalho iniciou-se em novembro de 2022 e teve como objetivo apoiar, por meio de ações de formação de profissionais de educação, a implementação do Programa de Alfabetização desses dois municípios.
Em três encontros, a nossa equipe buscou ampliar a compreensão sobre o papel de cada profissional na política de alfabetização (professor/a, gestores/as escolares e equipe técnica da Secretaria); promover reflexão sobre a concepção de ensino e de aprendizagem; explorar as bases do planejamento do processo de alfabetização a partir das situações didáticas; e planejar coletivamente as ações de formação que seriam desenvolvidas pela SME no ano seguinte.
Ao final desses encontros, os/as participantes elaboraram um plano de formação, com base no qual a desenvolvemos uma devolutiva escrita, apresentada em uma última reunião, realizada em janeiro de 2023.
Já a formação em Porto Alegre começou em setembro de 2022 e encerrou-se em 2023. Também teve como foco as práticas de alfabetização inicial, mas nesse caso se deu no contexto da implementação do Programa Alfabetiza+Poa, que já vinha sendo construído com o apoio do Instituto Gesto.
Foram constituídos três grupos de formação: Assessoras Pedagógicas da Secretaria, Diretores/as e Supervisores/as – que receberam três formações virtuais e uma presencial -, além de trabalho de campo em escolas do município.
Também foram promovidos dois webinários abertos a toda a rede de Porto Alegre e demais pessoas interessadas: no primeiro, em dezembro de 2022, o especialista Alexsandro Santos (hoje Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação) discorreu sobre “Alfabetização e equidade racial: desafios atuais”; no segundo, que ocorreu já em fevereiro de 2023, “Equidade na alfabetização: Do diagnóstico ao acompanhamento das aprendizagens”, a nossa coordenadora pedagógica Paula Stella abordou como as práticas da alfabetização em sala podem de fato atender a todas as crianças, desde o momento da sondagem. A fala se baseou no e-book escrito pela equipe da Roda Educativa (então CE CEDAC) no contexto do projeto “Equidade na alfabetização: um olhar atento para os que mais precisam”.
Em março de 2023, houve uma nova parceria com o mesmo foco em Campina Grande/PB.
Saiba mais:
E-book Equidade na Alfabetização:
A alfabetização é um direito de todas as crianças. Mas nem todos aprendem da mesma forma nem no mesmo ritmo e é comum que as diferenças que seriam naturais nesse processo tornem-se defasagens ao longo do ano letivo ou mesmo da escolaridade. O livro marca essa diversidade inerente à sala de aula e propõe às professoras alfabetizadoras reflexões e estratégias para realizar um bom diagnóstico e lançar mão de estratégias em sala de aula para identificar como cada criança está se relacionando com os conhecimentos.
Clique aqui e baixe gratuitamente a publicação!
Assista às lives:
O Instituto Gesto e a Roda Educativa (então Comunidade Educativa CEDAC) firmaram parceria para apoiar a política educacional de alfabetização dos municípios de Porto Alegre/RS, e de Moju e Ulianópolis, no Pará.
Em Moju e Ulianópolis, o trabalho iniciou-se em novembro de 2022 e teve como objetivo apoiar, por meio de ações de formação de profissionais de educação, a implementação do Programa de Alfabetização desses dois municípios.
Em três encontros, a nossa equipe buscou ampliar a compreensão sobre o papel de cada profissional na política de alfabetização (professor/a, gestores/as escolares e equipe técnica da Secretaria); promover reflexão sobre a concepção de ensino e de aprendizagem; explorar as bases do planejamento do processo de alfabetização a partir das situações didáticas; e planejar coletivamente as ações de formação que seriam desenvolvidas pela SME no ano seguinte.
Ao final desses encontros, os/as participantes elaboraram um plano de formação, com base no qual a desenvolvemos uma devolutiva escrita, apresentada em uma última reunião, realizada em janeiro de 2023.
Já a formação em Porto Alegre começou em setembro de 2022 e encerrou-se em 2023. Também teve como foco as práticas de alfabetização inicial, mas nesse caso se deu no contexto da implementação do Programa Alfabetiza+Poa, que já vinha sendo construído com o apoio do Instituto Gesto.
Foram constituídos três grupos de formação: Assessoras Pedagógicas da Secretaria, Diretores/as e Supervisores/as – que receberam três formações virtuais e uma presencial -, além de trabalho de campo em escolas do município.
Também foram promovidos dois webinários abertos a toda a rede de Porto Alegre e demais pessoas interessadas: no primeiro, em dezembro de 2022, o especialista Alexsandro Santos (hoje Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação) discorreu sobre “Alfabetização e equidade racial: desafios atuais”; no segundo, que ocorreu já em fevereiro de 2023, “Equidade na alfabetização: Do diagnóstico ao acompanhamento das aprendizagens”, a nossa coordenadora pedagógica Paula Stella abordou como as práticas da alfabetização em sala podem de fato atender a todas as crianças, desde o momento da sondagem. A fala se baseou no e-book escrito pela equipe da Roda Educativa (então CE CEDAC) no contexto do projeto “Equidade na alfabetização: um olhar atento para os que mais precisam”.
Em março de 2023, houve uma nova parceria com o mesmo foco em Campina Grande/PB.
Saiba mais:
E-book Equidade na Alfabetização:
A alfabetização é um direito de todas as crianças. Mas nem todos aprendem da mesma forma nem no mesmo ritmo e é comum que as diferenças que seriam naturais nesse processo tornem-se defasagens ao longo do ano letivo ou mesmo da escolaridade. O livro marca essa diversidade inerente à sala de aula e propõe às professoras alfabetizadoras reflexões e estratégias para realizar um bom diagnóstico e lançar mão de estratégias em sala de aula para identificar como cada criança está se relacionando com os conhecimentos.
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