contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
16/12/2022

Potim e Redenção terão Pequenos Leitores em 2023 e 2024

Potim e Redenção da Serra receberão o Projeto Pequenos Leitores no biênio de 2023/2024. Os dois municípios paulistas foram selecionados pela banca composta por representantes da Comunidade Educativa CEDAC, da FTD Educação e especialistas convidados, para analisar as inscrições dos municípios que participaram do edital.

Realizado desde 2012, o projeto atua na formação de professores, coordenadores, técnicos e diretores das unidades de Educação Infantil e tem como objetivo garantir, por meio da leitura literária, o ingresso das crianças de 3 a 5 anos na cultura escrita.

Estavam aptos a participar do edital todos os municípios que estivessem a uma distância de até 300 km do centro da capital paulista e que tenham até 160 professores atuando com crianças de 3 a 5 anos.

Nesses 11 anos de trajetória, o projeto já foi desenvolvido em nove cidades, todas até agora na cidade de São Paulo, em ciclos de dois anos. Na última edição, participaram Natividade da Serra e Campos do Jordão; nas anteriores estavam Itatinga, Pratânia, Ferraz de Vasconcelos, Lagoinha, São Luiz do Paraitinga e Ilhabela.

O Pequenos Leitores atua numa perspectiva sistêmica, envolvendo todos os educadores da Educação Infantil na formação de uma cultura leitora na rede.

O projeto aproxima os professores do universo literário, ampliando e qualificando sua experiência como leitores e como formadores de leitores. É notório que os próprios professores, muitas vezes, tiveram experiências insatisfatórias com a leitura quando crianças e até mesmo quando adultos, o que pode dificultar a sua atuação como mediadores e formadores de leitores.

A iniciativa também oferece subsídios para a institucionalização da prática da leitura literária na rede, com a proposição de instrumentos de acompanhamento das leituras e o apoio à produção de um documento que sistematiza e concretiza a intenção educativa com a leitura literária das crianças.

A CE CEDAC e a FTD Educação agradecem todos os municípios que se inscreveram no edital.

Saiba mais:

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.