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18/12/2020

Fórum marca avanços de Itapevi em Matemática e Gestão

Os avanços nas competências dos profissionais de educação de Itapevi nas áreas de Matemática e Acompanhamento de Aprendizagens dos estudantes da rede municipal foram a tônica do Fórum de Educadores de Itapevi, realizado virtualmente nos últimos dias 25 e 26 de novembro.

O evento contou com apresentações de trabalhos pelas equipes que participaram da formação com a Comunidade Educativa CEDAC oferecida no âmbito do programa Melhoria da Educação, uma iniciativa do Itaú Social, e marcou a finalização de dois anos desse processo formativo   que envolveu profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Diretores, Coordenadores pedagógicos e professores de 16 escolas municipais de Itapevi.

O primeiro dia do fórum foi voltado para os trabalhos em torno do Acompanhamento das Aprendizagens, foco da formação que envolveu supervisoras e técnicas da secretaria de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos de escolas, e que teve como objetivo ampliar as condições da rede de acompanhar as práticas de ensino e os processos de aprendizagem.

“Espero que de fato tenhamos contribuído para fazermos do acompanhamento de aprendizagens um processo de maior compreensão dos percursos de nossos estudantes e principalmente para fazermos desse processo um instrumento de intervenção para melhorar as nossas práticas e ajudar cada aluno a avançar”, afirmou a diretora-presidente da CE CEDAC, Tereza Perez, na sua fala de abertura antecedida pela secretária de Educação de Itapevi, Eliana Maria da Cruz Silva, e pela representante do Itaú Social, Sônia Dias. O primeiro dia do Fórum contou com a mediação de Márcia Cristina da Silva, coordenadora pedagógica da CE CEDAC responsável por essa frente de formação em Itapevi.

Durante o evento, foram apresentados os trabalhos da equipe de supervisão da Secretaria e da gestão escolar em Itapevi. Adriana Ferreira (supervisora) e a Patricia Helena Peci de Jesus (supervisoras), técnicas formadoras dessa frente, apresentaram a sua experiência na formação das duplas gestoras, em que foram discutidas diferentes estratégias de acompanhamento das aprendizagens, incluindo realização e análise de diagnósticos e planejamento de estratégias para dar apoio aos alunos que apresentavam maior dificuldade. Márcia ressaltou a atuação das duas técnicas na articulação entre a formação dos coordenadores pedagógicos e diretores nas escolas com a formação da equipe da Secretaria como fator fundamental para o sucesso da formação.

O compartilhamento de ações visando o direito à aprendizagem para todos foi uma marca em todas as apresentações. A coordenadora pedagógica Chirley Araújo destacou a importância de ter construído o plano de ação proposto na formação, que previa a identificação dos alunos com dificuldades de aprendizagem. “Ficamos mais atentos à questão da equidade, conseguimos elencar prioridades que em outros momentos passaram despercebidas, definimos metas claras em conjunto com os outros educadores, conseguimos realizar auto-avaliação para saber as brechas no nosso desenvolvimento profissional e estimulou a nossa proatividade”.

Convidado a comentar as apresentações, o jornalista especializado em educação Antonio Gois, autor do livro “Líderes na escola – o que fazem os bons diretores e diretoras e como os melhores sistemas educacionais do mundo os selecionam, formam e apoiam”, parabenizou as autoras dos trabalhos e a rede de Itapevi pela maturidade nas trocas e disse que observou sinergia entre o que assistiu e as ações que ele sistematizou, com base em entrevistas e diferentes estudos, ao final do livro como necessárias para uma liderança eficaz na escola: pactuação de objetivos comuns, construção de um bom clima escolar, estreitamento de laços com a comunidade, manutenção do foco no pedagógico e apoio ao desenvolvimento de pessoas.

Matemática

O segundo dia do Fórum foi dedicado à Matemática e também contou com uma fala de abertura da secretária Eliana. Ela frisou que o trabalho na área de matemática sempre aparece como um problema e que por isso o convite do Itaú Social em 2019 para integrar essa formação foi muito bem-vindo. “A matemática vem sendo trabalhada como uma disciplina difícil, falta diversidade de metodologias para que o ensino da matemática se efetue” afirmou Eliana, que foi ela mesma professora da área.

Em 2021, Itapevi deverá ampliar autonomamente a formação para um maior número de escolas da rede enquanto que os aprendizados sistematizados na parceria com o Melhoria da Educação serão disponibilizados em formato de tecnologias educacionais para outros municípios brasileiros pelo Itaú Social.

“O Fórum permitiu mostrar a competência das pessoas que se empenharam em implementar a formação continuada na rede e o compartilhamento dos avanços alcançados com as/os profissionais da rede, inclusive aqueles que não fizeram parte da formação”, relata Simone Azevedo, coordenadora da formação de Matemática do Melhoria em Itapevi.

As apresentações do trabalho na frente de Matemática também deram visibilidade aos avanços da Secretaria de Educação em termos de articulação de suas equipes para fazer a formação acontecer com sucesso nas escolas; dos Coordenadores Pedagógicos que se empenharam para realizar a formação nos horários de trabalho coletivo e individual (HTPC e no HI) e dos professores.

Na frente de Matemática, participaram da formação Coordenadores pedagógicos e professores do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.

A Coordenadora Cristina Liuti, da CEMEB Heitor Villa Lobos, expôs como foi se desenvolvendo como coordenadora que também é responsável pela formação dos professores na escola e como conseguiu construir uma equipe colaborativa em que os próprios professores se ajudavam, se articulavam, assistiam às aulas uns dos outros, e participavam da formação com Cristina, que contava com os documentos, orientações, e o plano formação disponibilizados pelo programa.

As professoras Jéssica Ratis e Alexandra Suzano compartilharam o seu percurso de formação e o planejamento e desenvolvimento das atividades realizadas com os alunos. “As professoras abriram as suas salas para mostrar como as crianças estão aprendendo e como essa formação possibilitou que elas que refletissem, ampliassem e melhorassem suas práticas, e ficou evidente o reflexo disso nas aprendizagens das crianças”, conta Simone.

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