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Por que participar do grupo de estudos?
Cada participante poderá refletir à luz dos capítulos do livro “Coordenação pedagógica: identidade, saberes e práticas”. Em cada um dos quatro encontros haverá o diálogo diretamente com as autoras do livro, favorecendo a troca entre o grupo e ampliando análises. A discussão se dará em torno do fortalecimento da identidade da atuação da coordenação pedagógica, em parceria com a direção, a equipe docente e outros atores da comunidade escolar, a fim de que conquistem, continuamente, os tempos, espaços e conhecimentos necessários para realizar o movimento de ação-reflexão-ação, constituinte de sua prática. Serão 4 encontros de 2h realizados nos meses de agosto e setembro, em: 14.08, 28.08, 11.09, 25.09 (sempre às 19h).
O livro foi elaborado em uma parceria entre a Roda Educativa (na época Comunidade Educativa CEDAC) e Fundação Santillana/Moderna. A publicação tem apoiado coordenadores e coordenadoras de todo o Brasil, abordando temas essenciais como a formação docente em serviço, a articulação entre as aprendizagens docentes e de estudantes, e também a avaliação com foco no ensino e na aprendizagem.
Principais aprendizagens
- Ampliar o reconhecimento da função formadora do/a profissional que atua na coordenação pedagógica;
- Compreender estratégias para acompanhar e orientar as práticas docentes de maneira formativa, por meio da análise de propostas de planejamentos e registros;
- Aprimorar os conhecimentos sobre conceitos e práticas envolvendo o acompanhamento e a avaliação de estudantes, como pontos de reflexão para o trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica.
O que a prática da Roda Educativa aponta?
No Brasil, as escolas diferem muito em termos de estrutura, modalidades, formas de contratação e composição de suas equipes. O mesmo acontece com relação à coordenação pedagógica: a função tem distintas nomenclaturas; em alguns lugares sua colocação formal no sistema de ensino está mais bem estabelecida que em outros; há diversas visões sobre sua atuação no ambiente escolar; e, de maneira geral, ainda é preciso avançar em todo o país no que se refere aos merecidos prestígio e reconhecimento social de quem ocupa esse cargo, dada sua importância crucial na concretização da Educação de qualidade.
Dessa maneira, a formação específica destes e destas profissionais tem se apresentado como desafio para que a escola cumpra sua função social. A coordenação pedagógica é responsável pela formação das equipes docentes e para que possam exercer esta importante atribuição, precisam também aprimorar-se de forma contínua, como propõe o grupo de estudo.
Por que participar do grupo de estudos?
Cada participante poderá refletir à luz dos capítulos do livro “Coordenação pedagógica: identidade, saberes e práticas”. Em cada um dos quatro encontros haverá o diálogo diretamente com as autoras do livro, favorecendo a troca entre o grupo e ampliando análises. A discussão se dará em torno do fortalecimento da identidade da atuação da coordenação pedagógica, em parceria com a direção, a equipe docente e outros atores da comunidade escolar, a fim de que conquistem, continuamente, os tempos, espaços e conhecimentos necessários para realizar o movimento de ação-reflexão-ação, constituinte de sua prática. Serão 4 encontros de 2h realizados nos meses de agosto e setembro, em: 14.08, 28.08, 11.09, 25.09 (sempre às 19h).
O livro foi elaborado em uma parceria entre a Roda Educativa (na época Comunidade Educativa CEDAC) e Fundação Santillana/Moderna. A publicação tem apoiado coordenadores e coordenadoras de todo o Brasil, abordando temas essenciais como a formação docente em serviço, a articulação entre as aprendizagens docentes e de estudantes, e também a avaliação com foco no ensino e na aprendizagem.
Principais aprendizagens
- Ampliar o reconhecimento da função formadora do/a profissional que atua na coordenação pedagógica;
- Compreender estratégias para acompanhar e orientar as práticas docentes de maneira formativa, por meio da análise de propostas de planejamentos e registros;
- Aprimorar os conhecimentos sobre conceitos e práticas envolvendo o acompanhamento e a avaliação de estudantes, como pontos de reflexão para o trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica.
O que a prática da Roda Educativa aponta?
No Brasil, as escolas diferem muito em termos de estrutura, modalidades, formas de contratação e composição de suas equipes. O mesmo acontece com relação à coordenação pedagógica: a função tem distintas nomenclaturas; em alguns lugares sua colocação formal no sistema de ensino está mais bem estabelecida que em outros; há diversas visões sobre sua atuação no ambiente escolar; e, de maneira geral, ainda é preciso avançar em todo o país no que se refere aos merecidos prestígio e reconhecimento social de quem ocupa esse cargo, dada sua importância crucial na concretização da Educação de qualidade.
Dessa maneira, a formação específica destes e destas profissionais tem se apresentado como desafio para que a escola cumpra sua função social. A coordenação pedagógica é responsável pela formação das equipes docentes e para que possam exercer esta importante atribuição, precisam também aprimorar-se de forma contínua, como propõe o grupo de estudo.