contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Coordenação Pedagógica: identidade, saberes e práticas

Mais uma vez a Roda Educativa (na ocasião da publicação, ainda sob o nome e identidade visual da Comunidade Educativa CEDAC) se reúne com a Moderna e a Fundação Santillana para o lançamento de uma nova publicação: o livro “Coordenação Pedagógica: identidade, saberes e práticas”. Ele foi desenvolvido especialmente para os profissionais responsáveis por impulsionar as práticas de ensino nas escolas e em seus seis capítulos aborda diferentes aspectos dessa função que é central para que professores possam se desenvolver profissionalmente e para que estudantes tenham sucesso nas suas aprendizagens.

A obra é organizada por Tereza Perez e Patrícia Diaz, respectivamente presidente e diretora-executiva da Roda, e foi desenvolvida em coautoria com diversas especialistas da organização que atuam na formação de educadores em todo o Brasil.

Como o título indica, os textos promovem uma reflexão sobre a identidade dos coordenadores e destacam seu papel de articulador da relação que se estabelece entre o ensinar e o aprender na escola. O livro também discorre sobre as parcerias que esses profissionais precisam estabelecer com a direção, a equipe docente e os outros atores da comunidade escolar.

Conhecer, refletir e praticar

O primeiro capítulo desenvolve a discussão sobre a identidade desse profissional, que assume diferentes nomes a depender do local do país (orientador/a, pedagogo/a, supervisor/a), os capítulos 2 a 6 abordam a prática da coordenação pedagógica a partir de diferentes temáticas: organização de tempo e rotina, a formação continuada em serviço, a formação do próprio coordenador, a articulação das aprendizagens e, por fim, a função do CP na avaliação das aprendizagens. Todos os capítulos se estruturam a partir de uma introdução, uma seção de análise do contexto, e o Mão na Massa, como é chamada a proposta de intervenção na escola, com indicações de como assegurar a continuidade do trabalho (“manutenção”). 

Podcast “Na Escola”

Ao ler “Coordenação Pedagógica: identidade, saberes e práticas” você ainda tem o apoio da nova temporada do podcast “Na Escola” para complementar publicações voltadas para a gestão escolar. A primeira temporada, composta por sete episódios, dialoga com o livro “Direção para os novos espaços e tempos da escola”, lançado em 2022.

Agora, os seis novos episódios, em articulação com os debates levantados anteriormente, discutem os temas da atuação da coordenação pedagógica por meio de conversas entre os especialistas envolvidos na elaboração da obra recém-lançada e profissionais que compartilham essas práticas.

Ouça o podcast Na Escola no Spotify, YouTube ou acompanhe a segunda temporada por aqui:

Saiba Mais

Confira outras obras da Roda (antiga CE CEDAC) em parceria com a Editora Moderna e a Fundação Santillana:

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.