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Modalidade on-line, autoformativo
Inscrições em breve
Duração 20 horas
Datas a partir de maio
Formador/a Renata Grinfeld
Valores R$ 279.90

curso com certificado!

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Como aprimorar o diálogo entre a escola e familiares/responsáveis?

Por que fazer esse curso?

Tendo como público-alvo gestores escolares, docentes e demais profissionais interessados em exercer essas funções, o curso tem como objetivo principal a preparação para a condução de reuniões e outras oportunidades de diálogo com familiares/responsáveis.

A proposta é que reflitam sobre como podem atuar para que esses sejam momentos de discussão sobre a aprendizagem dos estudantes e sobre o papel da família nesse processo, salientando o potencial de todos para a educação integral. Trata-se de uma ampliação das temáticas abordadas na publicação “Diálogo escola-família: Parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens”, uma coprodução nossa com Editora Moderna e Fundação Santillana.

O curso é autoformativo, favorecendo que cada participante gerencie sua própria aprendizagem. Após o primeiro acesso ao curso o conteúdo ficará disponível por 60 dias para conclusão e certificação.

Principais aprendizagens

  • Apropriação e ampliação de conhecimento sobre ações de parceria entre escola e familiares/ responsáveis;
  • Planejamento e organização de reuniões dialógicas entre escola e familiares/ responsáveis;
  • Planejamento e organização de encontros formativos com a equipe escolar sobre a  parceria entre escola e comunidade;
  • Utilização de dados que demonstram a melhoria de resultados a partir da melhoria do clima escolar e da participação comunitária.

O que a prática da Roda Educativa aponta?

A relação entre a escola e as famílias/responsáveis é um tema presente em nossas formações. É recorrente a escuta – por profissionais da educação  – sobre a falta de participação e compromisso de familiares e responsáveis na escola. Mas como a escola  promove essa participação? Abre canais de escuta e diálogo? Em contextos diversos de formação, problematizamos a função social da escola e colocamos luz no que é comum à escola e aos familiares e responsáveis: a garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes. A partir de ações que possibilitam de fato o diálogo, buscamos sair da culpabilização para uma relação de confiança, parceria e colaboração.

Por que fazer esse curso?

Tendo como público-alvo gestores escolares, docentes e demais profissionais interessados em exercer essas funções, o curso tem como objetivo principal a preparação para a condução de reuniões e outras oportunidades de diálogo com familiares/responsáveis.

A proposta é que reflitam sobre como podem atuar para que esses sejam momentos de discussão sobre a aprendizagem dos estudantes e sobre o papel da família nesse processo, salientando o potencial de todos para a educação integral. Trata-se de uma ampliação das temáticas abordadas na publicação “Diálogo escola-família: Parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens”, uma coprodução nossa com Editora Moderna e Fundação Santillana.

O curso é autoformativo, favorecendo que cada participante gerencie sua própria aprendizagem. Após o primeiro acesso ao curso o conteúdo ficará disponível por 60 dias para conclusão e certificação.

Principais aprendizagens

  • Apropriação e ampliação de conhecimento sobre ações de parceria entre escola e familiares/ responsáveis;
  • Planejamento e organização de reuniões dialógicas entre escola e familiares/ responsáveis;
  • Planejamento e organização de encontros formativos com a equipe escolar sobre a  parceria entre escola e comunidade;
  • Utilização de dados que demonstram a melhoria de resultados a partir da melhoria do clima escolar e da participação comunitária.

O que a prática da Roda Educativa aponta?

A relação entre a escola e as famílias/responsáveis é um tema presente em nossas formações. É recorrente a escuta – por profissionais da educação  – sobre a falta de participação e compromisso de familiares e responsáveis na escola. Mas como a escola  promove essa participação? Abre canais de escuta e diálogo? Em contextos diversos de formação, problematizamos a função social da escola e colocamos luz no que é comum à escola e aos familiares e responsáveis: a garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes. A partir de ações que possibilitam de fato o diálogo, buscamos sair da culpabilização para uma relação de confiança, parceria e colaboração.

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