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Modalidade on-line, autoformativo
Inscrições em breve
Duração 20 horas
Datas a partir de maio
Formador/a Maria Paula Twiaschor
Valores R$ 279.90

curso com certificado!

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Como tirar o PPP da gaveta e transformá-lo em ação?

Por que fazer esse curso?

O curso apoia gestores escolares em práticas que assegurem a participação de todos na construção do Projeto Político Pedagógico – PPP para que ele se torne um orientador das práticas educativas na escola. As atividades favorecem a relação entre fundamentação teórica e situações práticas.

As propostas vão oferecer oportunidades para que gestores elaborem e mantenham atualizado o PPP da escola, para que ele esteja alinhado com o contexto da comunidade local e com as intencionalidades educativas. Além disso o grupo conhecerá estratégias para compartilhar, divulgar e
acompanhar a implementação do PPP.

Principais aprendizagens

  • Elaborar e manter atualizado o PPP da escola, alinhado ao conhecimento do contexto político, social e cultural da comunidade onde ela está inserida, bem como em relação às suas intencionalidades educativas, organização e indicadores;
  • Engajar a equipe, as famílias e a comunidade escolar nas discussões sobre o PPP, constituindo-se como uma liderança presente e democrática;
  • Compartilhar, divulgar e assegurar que o PPP seja implementado no cotidiano escolar.

O que a experiência da Roda Educativa aponta?

Ao longo do trabalho formativo observamos grandes desafios de educadores e gestores na compreensão do sentido do Projeto Político-Pedagógico na escola, o PPP, trazendo dificuldades na gestão da escola para a sua produção e implementação. A potencialidade de um processo qualificado de elaboração pode passar despercebida, sendo tratada como uma tarefa meramente burocrática.

Frequentemente o PPP  é reduzido ao documento físico que nem sempre acompanha as mudanças de rumo que se fazem necessárias na escola, já que, diante das emergências do cotidiano, nem sempre são garantidas  as condições de promover reflexões sobre o PPP e revê-lo. Assim, ele se torna obsoleto e perde credibilidade. Deixa de servir par orientar o diálogo e o planejamento da comunidade escolar e acaba “engavetado” na sala da diretoria. De tempos em tempos esse tema retorna à pauta da educação, e é comum que nesse momento o documento seja revisto às pressas diante da demanda da entrega.

Por que fazer esse curso?

O curso apoia gestores escolares em práticas que assegurem a participação de todos na construção do Projeto Político Pedagógico – PPP para que ele se torne um orientador das práticas educativas na escola. As atividades favorecem a relação entre fundamentação teórica e situações práticas.

As propostas vão oferecer oportunidades para que gestores elaborem e mantenham atualizado o PPP da escola, para que ele esteja alinhado com o contexto da comunidade local e com as intencionalidades educativas. Além disso o grupo conhecerá estratégias para compartilhar, divulgar e
acompanhar a implementação do PPP.

Principais aprendizagens

  • Elaborar e manter atualizado o PPP da escola, alinhado ao conhecimento do contexto político, social e cultural da comunidade onde ela está inserida, bem como em relação às suas intencionalidades educativas, organização e indicadores;
  • Engajar a equipe, as famílias e a comunidade escolar nas discussões sobre o PPP, constituindo-se como uma liderança presente e democrática;
  • Compartilhar, divulgar e assegurar que o PPP seja implementado no cotidiano escolar.

O que a experiência da Roda Educativa aponta?

Ao longo do trabalho formativo observamos grandes desafios de educadores e gestores na compreensão do sentido do Projeto Político-Pedagógico na escola, o PPP, trazendo dificuldades na gestão da escola para a sua produção e implementação. A potencialidade de um processo qualificado de elaboração pode passar despercebida, sendo tratada como uma tarefa meramente burocrática.

Frequentemente o PPP  é reduzido ao documento físico que nem sempre acompanha as mudanças de rumo que se fazem necessárias na escola, já que, diante das emergências do cotidiano, nem sempre são garantidas  as condições de promover reflexões sobre o PPP e revê-lo. Assim, ele se torna obsoleto e perde credibilidade. Deixa de servir par orientar o diálogo e o planejamento da comunidade escolar e acaba “engavetado” na sala da diretoria. De tempos em tempos esse tema retorna à pauta da educação, e é comum que nesse momento o documento seja revisto às pressas diante da demanda da entrega.

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