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Modalidade on-line, autoformativo
Inscrições em breve
Duração 20 horas
Datas a partir de maio
Formador/a Ana Elisa Zambon e Patricia Sarmento
Valores R$ 279.90

com certificado!

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Como Ciências e Matemática podem se juntar na prática?

Por que fazer esse curso?

Voltado para professores e coordenadores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o curso foi elaborado a partir dos aprendizados da Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC em projetos de formação em diferentes áreas do conhecimento. Tem como objetivo principal o apoio para um planejamento docente que integre as áreas da Matemática e Ciências da Natureza, relacionando fundamentação teórica e alternativas práticas, tendo como foco a aprendizagem das competências e o desenvolvimento integral dos estudantes, a partir da perspectiva do trabalho
colaborativo na escola.

Principais aprendizagens

  • Identificar relações entre as áreas de Ciências da Natureza e Matemática;
  • Analisar criticamente sequências de atividades que favorecem a integração entre as áreas de Ciência da Natureza e Matemática;
  • Conhecer e compreender recursos e estratégias que favorecem a realização de atividades investigativas, baseada no “aprender fazendo”, na escola;
  • Reconhecer o trabalho colaborativo entre docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática e da Coordenação Pedagógica como elo para a efetivação das propostas de integração entre essas áreas;
  • Planejar atividades integradas que favorecem o desenvolvimento integral dos/as estudantes.

O que a prática da Roda Educativa aponta?

Ao longo dos seus anos realizando processos formativos nas redes públicas, nossa equipe vem acompanhando e reconhecendo os desafios da atuação de professores nos anos finais do Ensino Fundamental. Dentre eles está o de desenvolver práticas que atendam aos novos currículos (revisados à luz da BNCC) que convocam a articulação entre diferentes áreas do conhecimento e um trabalho colaborativo com vistas ao desenvolvimento integral de estudantes e foco no desenvolvimento de competências e não só de conteúdos.

Trata-se de uma mudança que não é simples de fazer na prática, pois, ainda que os currículos incentivem a organização interdisciplinar dos componentes, não é fácil articular as habilidades e competências específica   na construção de uma atividade ou projeto.  O curso considera a experiência acumulada nessa temática em projetos de formação realizados com escolas públicas.

Por que fazer esse curso?

Voltado para professores e coordenadores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o curso foi elaborado a partir dos aprendizados da Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC em projetos de formação em diferentes áreas do conhecimento. Tem como objetivo principal o apoio para um planejamento docente que integre as áreas da Matemática e Ciências da Natureza, relacionando fundamentação teórica e alternativas práticas, tendo como foco a aprendizagem das competências e o desenvolvimento integral dos estudantes, a partir da perspectiva do trabalho
colaborativo na escola.

Principais aprendizagens

  • Identificar relações entre as áreas de Ciências da Natureza e Matemática;
  • Analisar criticamente sequências de atividades que favorecem a integração entre as áreas de Ciência da Natureza e Matemática;
  • Conhecer e compreender recursos e estratégias que favorecem a realização de atividades investigativas, baseada no “aprender fazendo”, na escola;
  • Reconhecer o trabalho colaborativo entre docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática e da Coordenação Pedagógica como elo para a efetivação das propostas de integração entre essas áreas;
  • Planejar atividades integradas que favorecem o desenvolvimento integral dos/as estudantes.

O que a prática da Roda Educativa aponta?

Ao longo dos seus anos realizando processos formativos nas redes públicas, nossa equipe vem acompanhando e reconhecendo os desafios da atuação de professores nos anos finais do Ensino Fundamental. Dentre eles está o de desenvolver práticas que atendam aos novos currículos (revisados à luz da BNCC) que convocam a articulação entre diferentes áreas do conhecimento e um trabalho colaborativo com vistas ao desenvolvimento integral de estudantes e foco no desenvolvimento de competências e não só de conteúdos.

Trata-se de uma mudança que não é simples de fazer na prática, pois, ainda que os currículos incentivem a organização interdisciplinar dos componentes, não é fácil articular as habilidades e competências específica   na construção de uma atividade ou projeto.  O curso considera a experiência acumulada nessa temática em projetos de formação realizados com escolas públicas.

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