com certificado!
Como Ciências e Matemática podem se juntar na prática?
Por que fazer esse curso?
Voltado para professores e coordenadores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o curso foi elaborado a partir dos aprendizados da Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC em projetos de formação em diferentes áreas do conhecimento. Tem como objetivo principal o apoio para um planejamento docente que integre as áreas da Matemática e Ciências da Natureza, relacionando fundamentação teórica e alternativas práticas, tendo como foco a aprendizagem das competências e o desenvolvimento integral dos estudantes, a partir da perspectiva do trabalho
colaborativo na escola.
Principais aprendizagens
- Identificar relações entre as áreas de Ciências da Natureza e Matemática;
- Analisar criticamente sequências de atividades que favorecem a integração entre as áreas de Ciência da Natureza e Matemática;
- Conhecer e compreender recursos e estratégias que favorecem a realização de atividades investigativas, baseada no “aprender fazendo”, na escola;
- Reconhecer o trabalho colaborativo entre docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática e da Coordenação Pedagógica como elo para a efetivação das propostas de integração entre essas áreas;
- Planejar atividades integradas que favorecem o desenvolvimento integral dos/as estudantes.
O que a prática da Roda Educativa aponta?
Ao longo dos seus anos realizando processos formativos nas redes públicas, nossa equipe vem acompanhando e reconhecendo os desafios da atuação de professores nos anos finais do Ensino Fundamental. Dentre eles está o de desenvolver práticas que atendam aos novos currículos (revisados à luz da BNCC) que convocam a articulação entre diferentes áreas do conhecimento e um trabalho colaborativo com vistas ao desenvolvimento integral de estudantes e foco no desenvolvimento de competências e não só de conteúdos.
Trata-se de uma mudança que não é simples de fazer na prática, pois, ainda que os currículos incentivem a organização interdisciplinar dos componentes, não é fácil articular as habilidades e competências específica na construção de uma atividade ou projeto. O curso considera a experiência acumulada nessa temática em projetos de formação realizados com escolas públicas.
Por que fazer esse curso?
Voltado para professores e coordenadores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o curso foi elaborado a partir dos aprendizados da Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC em projetos de formação em diferentes áreas do conhecimento. Tem como objetivo principal o apoio para um planejamento docente que integre as áreas da Matemática e Ciências da Natureza, relacionando fundamentação teórica e alternativas práticas, tendo como foco a aprendizagem das competências e o desenvolvimento integral dos estudantes, a partir da perspectiva do trabalho
colaborativo na escola.
Principais aprendizagens
- Identificar relações entre as áreas de Ciências da Natureza e Matemática;
- Analisar criticamente sequências de atividades que favorecem a integração entre as áreas de Ciência da Natureza e Matemática;
- Conhecer e compreender recursos e estratégias que favorecem a realização de atividades investigativas, baseada no “aprender fazendo”, na escola;
- Reconhecer o trabalho colaborativo entre docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática e da Coordenação Pedagógica como elo para a efetivação das propostas de integração entre essas áreas;
- Planejar atividades integradas que favorecem o desenvolvimento integral dos/as estudantes.
O que a prática da Roda Educativa aponta?
Ao longo dos seus anos realizando processos formativos nas redes públicas, nossa equipe vem acompanhando e reconhecendo os desafios da atuação de professores nos anos finais do Ensino Fundamental. Dentre eles está o de desenvolver práticas que atendam aos novos currículos (revisados à luz da BNCC) que convocam a articulação entre diferentes áreas do conhecimento e um trabalho colaborativo com vistas ao desenvolvimento integral de estudantes e foco no desenvolvimento de competências e não só de conteúdos.
Trata-se de uma mudança que não é simples de fazer na prática, pois, ainda que os currículos incentivem a organização interdisciplinar dos componentes, não é fácil articular as habilidades e competências específica na construção de uma atividade ou projeto. O curso considera a experiência acumulada nessa temática em projetos de formação realizados com escolas públicas.