contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Formação continuada de professores que ensinam matemática

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e resultados de um projeto de formação continuada de professores junto a redes municipais de ensino de sete municípios brasileiros, distribuídos em três estados: Pará, Minas Gerais e Maranhão. O projeto originou-se a partir da parceria entre a Comunidade Educativa CEDAC (CE CEDAC), a Fundação Vale e as prefeituras municipais, e teve como uma de suas frentes de atuação a formação de professores que ensinam Matemática do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF), divididos por segmento de atuação – anos iniciais e anos finais.

A perspectiva de formação se deu a partir da compreensão do coordenador pedagógico como corresponsável pelas ações de formação e parceiro do professor. Foram desenvolvidos quatro ciclos de formação compostos por diferentes ações: encontro presencial, realizado pelo formador da CE CEDAC; atividades práticas e observações em sala de aula, realizadas pelos professores e coordenadores pedagógicos; e reunião de grupo de estudos, coordenada pelos coordenadores pedagógicos.

Todas as ações tiveram acompanhamento à distância e abordaram diferentes temas, tanto no que se refere aos conteúdos matemáticos quanto aos didático-pedagógicos, além dos relacionados especificamente ao fazer do coordenador. Os resultados obtidos foram positivos, evidenciando a potencialidade de ações coletivas de formação desenvolvidas a partir da parceria entre professor
e coordenador pedagógico.

Autor: Ana Elisa Cronéis Zambon e Samuel Gomes Duarte
Ano: 2014
Parceria: Comunidade Educativa CEDAC

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.