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31/05/2022

Sem medo da matemática

A matemática é para todas as pessoas, mas há muito se sabe que as crianças e adolescentes não têm aprendido o que é esperado nesta área. Dados  da último Prova Brasil (2019) analisados pelo QEdu indicam que:

– no 5º ano quase metade dos alunos estão com aprendizado adequado (47%)

– no 9º ano, um pouco menos de 1 a cada 5 estudantes tem aprendizado adequado (18%)

– e no 3º ano do ensino médio, menos que 1 a cada 10 estudantes atingiram o aprendizado adequado em matemática (7%)

Em enquete realizada no Instagram @cecedac, quase 50% das pessoas responderam que não têm uma relação muito boa com a matemática e seus alunos também não. Uma forma de mudar isso é se aproximar mais do tema, por outros caminhos e propostas de reflexão. A equipe de matemática da Comunidade Educativa CEDAC preparou diversas dicas e conteúdos para mostrar que matemática pode e deve ser ensinada e aprendida de outras formas.

Matemática como direito

Mónica Escobar e Veronica Grimaldi, duas especialistas argentinas que são referência para a equipe da CE CEDAC, publicaram em 2015 o artigo “O conhecimento matemático como direito – Novas políticas coordenadas para pensar e transformar práticas de ensino”. Publicamos no site da Comunidade Educativa uma tradução adaptada para ampliar as reflexões nessa perspectiva. Clique aqui para acessar.

Candida Di Pierro, uma das coordenadoras e formadoras da área de matemática na CE CEDAC e nossa diretora-presidente, Tereza Perez também conversaram sobre o assunto, fazendo referência também a um artigo de Bernard Charlot.  A gravação está disponível no canal CEDAC Vídeos, no YouTube, e no Facebook CE CEDAC.

Como favorecer as aprendizagens matemáticas?


Outros três especialistas da nossa equipe, Ana Elisa Zambon, Samuel Duarte e Simone Azevedo, trouxeram exemplos práticos e mais referências para favorecer as aprendizagens matemáticas, com foco na interação e na mudança de papel dos professores. É possível ver a gravação também no canal CEDAC Vídeos, no YouTube, e no Facebook CE CEDAC.

Conversamos também com Patricia Sadovsky, que é uma referência nos estudos de matemática. Em breve os vídeos estarão no YouTube – clique aqui para se inscrever no canal e receber uma notificação quando tiver novidade por lá!

Para ampliar o repertório – Dicas de livros

As operações matemáticas no ensino fundamental – contribuições para o trabalho em sala de aula (Editora Ática)
Escrito por outra pesquisadora argentina, Claudia Broitman , o livro traz muitos aportes dessa teoria e também exemplos de sequências de atividades muito interessantes.

Didática da Matemática – Reflexões psicopedagógicas (Editora ArtMed)
Organizado por Cecília Parra e Irma Saiz, é um livro essencial que traz a pesquisa sobre o sistema de numeração que a Patrícia Sadovsky e a Délia Lerner, pesquisadoras argentinas, fizeram. Uma das contribuições mais preciosas para o ensino. Destacamos também os capítulos “Aprendendo com a resolução de problemas”, de R. Harnay, que apresenta os fundamentos do trabalho em sala de aula, e “Os diferentes papéis do professor”, de Guy Brousseau, centrado nas intervenções do professor, à luz da Teoria das Situações Didáticas.

Educação Matemática e Diversidades (Editora Fi)
Organizado por Harryson Júnio Lessa Gonçalves, “aborda importantes questões sobre diversidade na Educação Matemática. Ao discutir temáticas como relações étnico-raciais e etnomatemáticas, africanidades e decolonialidades, gêneros, sexualidades e currículos de matemáticas, educação matemática inclusiva, educação matemática em escolas rurais e história oral como metodologia de pesquisa, o livro explicita a diversidade da Educação Matemática”. (Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva)

Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais – análises e propostas (Editora ArtMed)
Organizado pela pesquisadora argentina Mabel Panizza, além de nos apoiar na compreensão da didática da matemática, o livro é cheio de exemplos de práticas pedagógicas. Cada capítulo é de uma pesquisadora ou pesquisador diferente e que têm contribuído com nossas reflexões.

Introdução ao estudo das situações didáticas – Conteúdos de métodos de ensino
(Editora Ática)
O pesquisador francês Guy Brousseau é o pai da didática da matemática. As reflexões apresentadas no livro têm origem na teoria das situações didáticas.

Histórias para conhecer – Dicas de filmes

Estrelas além do tempo (2016)
Nos anos 1960, quando as leis de segregação racial ainda estavam em vigor nos Estados Unidos, um grupo de mulheres negras foi fundamental para o avanço tecnológico que permitiu a ida do primeiro americano ao espaço.

O homem que viu o infinito (2015)
De origem humilde e sem formação acadêmica, o indiano Srinivasa Ramanujan (1887-1920) fez significativas contribuições nas áreas de análise matemática. Além de retratar o conflito entre a razão (matemática) e a crença de que suas teorias eram de origem divina.

O Jogo da imitação (2014)
Baseado na história real de Alan Turing (1912-1954), considerado gênio da Matemática e pai da computação. O filme retrata o trabalho de um grupo de matemáticos e pesquisadores liderados por Turing durante a Segunda Guerra Mundial, decodificando as mensagens para modificar os rumos da guerra.

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