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O gestor como mobilizador social

Como técnicos de secretarias de educação podem atuar como agentes de mobilização social e ajudar na constituição de uma rede intersetorial para a construção de uma educação de qualidade? Esta é a questão que norteia o artigo “Formação de gestores educacional em mobilização social”, publicado na Revista Poliges (Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES) – UESB-Itapetinga, e escrito por quatro especialistas da CE CEDAC – Camila Fattori, Glória Teixeira, Maria Regina dos Passos e Roberta Panico.

À luz das experiências de trabalho da Comunidade Educativa CEDAC, em parceria com Secretarias Municipais de Educação em projetos realizados com o apoio de fundações e instituições empresariais, as autoras sistematizam estratégias formativas e analisam os efeitos desse trabalho na participação social na educação e também na abertura das Gestões Educacionais para atuar em parcerias dentro da proposta de uma gestão democrática.

As autoras falam com clareza quanto à importância da mobilização social e da formação de Redes Sociais como estratégias para que diferentes atores da sociedade possam atuar em favor de questões complexas como a Educação. Tal contexto requer do gestor educacional habilidade em administrar conflitos e dialogar com seus pares, competências que devem ser consideradas no processo de formação.

Construir uma formação centrada no desenvolvimento do cidadão (a partir de uma ação formativa que lhe permita a intervenção real em uma sociedade cuja marca é a velocidade com que a informação e os avanços tecnológicos se sucedem), implica, portanto, dizem as autoras, necessariamente em formar profissionais que tenham conhecimento de sua função e clareza quanto às necessidades sociais da sua comunidade.

Acesse aqui o artigo completo no site da Revista Poliges!

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