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Parceiros Itaú Social, Porticus, Metas Sociais e Conhecimento Social
Local Nacional
Duração Desde 2018 (sob a gestão da Roda Educativa)

Ioeb

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) evidencia as oportunidades educacionais oferecidas para todas as crianças e jovens em um município ou estado, e permite uma abordagem integrada da educação que está sendo ofertada no território, incluindo a participação das diversas instâncias do poder público e também da sociedade civil.

Expresso por meio de uma nota numa escala de 1 a 10, o Ioeb reúne, em um único índice, dados referentes às quatro dependências administrativas (federal, estadual, municipal e privada), indicadores de todas as etapas da educação básica e informações populacionais, contemplando inclusive as crianças que estão fora da escola.

A última edição do índice já está disponível publicamente para consulta no site www.ioeb.org.br

No site, além de conferir o valor do índice é possível acessar diversas análises sobre a situação de cada localidade, considerando a sua série própria histórica e sua posição relativa em relação ao conjunto do Estado e ao país (no caso dos municípios), como a classificação em quatro quadrantes de referência (Otimizado, em Desenvolvimento, Atenção e Crítico).

Gestores e demais interessados também encontram lá a Ferramenta de Diagnóstico, um instrumento de gestão que incentiva a participação de diferentes atores e a mobilização social para a construção de um plano de ação que atenda as demandas de cada localidade.

Formado a partir da relação de um conjunto de fatores aos quais são atribuídos diferentes pesos estatísticos, o Ioeb faz um recorte avaliativo que inclui tanto insumos educacionais (experiência do(a) diretor(a), jornada, taxa de atendimento na EI, escolaridade dos/as professores/as) – como resultados educacionais (Ideb ajustado dos anos iniciais do EF, Ideb ajustado dos anos finais do EF e Taxa líquida de matrícula no EM).

A inovação proposta pelo índice reside em tratar localidades como um todo e não redes de ensino, promovendo uma importante mudança de abordagem: retira o foco do resultado que as crianças e jovens produzem para jogar luz nas oportunidades educacionais que lhes são oferecidas.

Uma boa pontuação no Ioeb revela, assim, as condições favoráveis que uma determinada localidade oferece para que a população em idade escolar tenha uma trajetória de estudos de qualidade.

Sua proposta traz em si a provocação de uma mudança cultural que implica a responsabilização de todos(as) pela melhoria e ampliação das oportunidades educacionais e, portanto, da necessidade de articulações e parcerias – sejam colaborações entre entes federativos, intermunicipais, intersetoriais e maior participação da sociedade civil.

A Roda Educativa (antiga CE CEDAC) faz a gestão do Ioeb desde 2018, sua aferição é feita pela Metas Sociais, organização dos dois economistas que criaram o índice – Reynaldo Fernandes e Fabiana de Felício – e as interpretações e análises são feitas em parceria com a Conhecimento Social.

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) evidencia as oportunidades educacionais oferecidas para todas as crianças e jovens em um município ou estado, e permite uma abordagem integrada da educação que está sendo ofertada no território, incluindo a participação das diversas instâncias do poder público e também da sociedade civil.

Expresso por meio de uma nota numa escala de 1 a 10, o Ioeb reúne, em um único índice, dados referentes às quatro dependências administrativas (federal, estadual, municipal e privada), indicadores de todas as etapas da educação básica e informações populacionais, contemplando inclusive as crianças que estão fora da escola.

A última edição do índice já está disponível publicamente para consulta no site www.ioeb.org.br

No site, além de conferir o valor do índice é possível acessar diversas análises sobre a situação de cada localidade, considerando a sua série própria histórica e sua posição relativa em relação ao conjunto do Estado e ao país (no caso dos municípios), como a classificação em quatro quadrantes de referência (Otimizado, em Desenvolvimento, Atenção e Crítico).

Gestores e demais interessados também encontram lá a Ferramenta de Diagnóstico, um instrumento de gestão que incentiva a participação de diferentes atores e a mobilização social para a construção de um plano de ação que atenda as demandas de cada localidade.

Formado a partir da relação de um conjunto de fatores aos quais são atribuídos diferentes pesos estatísticos, o Ioeb faz um recorte avaliativo que inclui tanto insumos educacionais (experiência do(a) diretor(a), jornada, taxa de atendimento na EI, escolaridade dos/as professores/as) – como resultados educacionais (Ideb ajustado dos anos iniciais do EF, Ideb ajustado dos anos finais do EF e Taxa líquida de matrícula no EM).

A inovação proposta pelo índice reside em tratar localidades como um todo e não redes de ensino, promovendo uma importante mudança de abordagem: retira o foco do resultado que as crianças e jovens produzem para jogar luz nas oportunidades educacionais que lhes são oferecidas.

Uma boa pontuação no Ioeb revela, assim, as condições favoráveis que uma determinada localidade oferece para que a população em idade escolar tenha uma trajetória de estudos de qualidade.

Sua proposta traz em si a provocação de uma mudança cultural que implica a responsabilização de todos(as) pela melhoria e ampliação das oportunidades educacionais e, portanto, da necessidade de articulações e parcerias – sejam colaborações entre entes federativos, intermunicipais, intersetoriais e maior participação da sociedade civil.

A Roda Educativa (antiga CE CEDAC) faz a gestão do Ioeb desde 2018, sua aferição é feita pela Metas Sociais, organização dos dois economistas que criaram o índice – Reynaldo Fernandes e Fabiana de Felício – e as interpretações e análises são feitas em parceria com a Conhecimento Social.

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