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O Trabalho de Campo como estratégia de formação em Matemática

Este relato de experiência apresenta as ações realizadas pela equipe da Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC) como parte da estratégia formativa “Trabalho de Campo” desenvolvida no contexto do Programa Melhoria da Educação, Tecnologia de Formação em Matemática nos Anos Iniciais, nos municípios de Itapevi/SP, Maranguape/CE, Parauapebas/PA e Suzano/SP.

O programa tem como objetivo capacitar gestoras e gestores municipais de educação e suas equipes, fortalecendo o planejamento, a formulação, a implementação e o acompanhamento de políticas educacionais. Em 2017, o programa impulsionou a criação da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação e, a partir de 2018, passou a atuar de forma sistêmica, com foco no fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para todas e todos os estudantes.

As ações do Programa Melhoria da Educação nesses municípios foram desenvolvidas de 2020 a 2024; entretanto, este relato se refere estritamente ao ano de 2022. A equipe que elaborou o presente registro é constituída pelas formadoras Ivonildes Milan, Larissa Carolina Aliberti, Larissa Guirao, Lilian Ceile Marciano e Maria Clara de Almeida Prado Galvão, sob a coordenação de Simone Azevedo e Maria Candida Di Pierro.

As ações desenvolvidas pela equipe de Matemática dirigiram-se aos docentes, à coordenação pedagógica (CP) e à equipe técnica de secretaria de educação. Ao envolver estas três instâncias, além da direção das escolas, que participava das ações formativas da Tecnologia de Gestão para o Acompanhamento das Aprendizagens, o Programa atuou de forma sistêmica, visando instaurar e/ou fortalecer redes colaborativas nos municípios, em que elas se articulam em ações de formação:

As equipes técnicas (constituídas por formadores mais experientes) são responsáveis pela formação dos coordenadores e diretores escolares e estes, por sua vez, são responsáveis pela formação dos professores. E todos são responsáveis pela qualidade da aprendizagem dos alunos. (Gouveia; Placco, 2013, p.72.)

Considerando essa premissa, o documento descreve como o processo foi desenvolvido.

(Trecho do texto de introdução da publicação)

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