contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
10/11/2022

O diretor como implementador da política pública na escola

“A direção da escola é quem legitima a política pública”, afirmou Tereza Perez, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, em reportagem publicada pelo Instituto Unibanco, traduzindo de forma sintética a importância desse profissional na efetivação do direito à educação.

Desde 2005, quando a CE CEDAC começou a desenvolver formações específicas para o gestor escolar –  ele já fazia parte do processo formativo, mas não ainda com foco exclusivo na sua atuação – passamos a desenvolver mais e mais projetos que têm a gestão escolar como eixo estruturante.

Foi produzida também uma série de publicações dedicadas à gestão escolar, em todas as suas dimensões, extrapolando a administrativa, para abranger a gestão pedagógica, legislação, políticas públicas, gestão financeira, do espaço, da tecnologia e de pessoas.  

Uma das parcerias realizadas nesse caminho foi com a Editora Moderna e a Fundação Santillana, que resultou na publicação de quatro livros e um podcast gratuitos que podem ser acessados abaixo.  São eles: O que revela o espaço escolar? (2013), BNCC – A Base Nacional Comum Curricular na prática da Gestão Escolar e Pedagógica (2018), Diálogo Escola-Família (2019)  e mais recentemente Direção para os novos espaços e tempos da escola (2022).

Os dados oficiais confirmam a necessidade de investir na formação desse profissional. Segundo dados do Censo Escolar de 2021, apenas 10% dos diretores de escola têm formação específica.

Selecionamos aqui alguns conteúdos sobre gestão escolar,  inclusive reportagens com participação das nossas especialistas.

Em entrevista para a coluna de Rodrigo Ratier para no Uol Ecoa, Lucinha Magalhães, coordenadora na Comunidade Educativa CEDAC, destaca que “É preciso qualificar o gestor escolar para ser o guardião do projeto educativo e da aprendizagem. É ele ou ela quem legitima e faz acontecer as políticas públicas na prática”.

“O papel do diretor escolar nos novos rumos da escola depois da covid-19”, artigo de Tereza e André Lázaro, diretor da Fundação Santillana, no qual apontam que “a direção escolar é responsável por implantar um clima favorável à aprendizagem, otimizar o desenvolvimento profissional da equipe e gerar condições para que os estudantes participem da vida escolar e aprendam.”

No dia 29 de novembro teremos uma live transmitida gratuitamente pelos canais da CE CEDAC, para tratar dos novos critérios para a escolha de diretores, com participação de Cleuza Repulho e Pilar Lacerda, e mediação de Roberta Panico. Acompanhe ao vivo às 17h (horário de Brasília) pelo YouTube, Facebook ou Linkedin!

E-book O que revela o espaço escolar? – Um livro para diretores de escola

Em reconhecimento à utilidade do livro, publicado em 2002, bem como as mudanças ocorridas nas escolas, Editora Moderna, CE CEDAC e Fundação Santillana se uniram para uma segunda edição da obra, incluindo novas abordagens para diretores de escola que desejam transformar e aprimorar suas práticas.

SAIBA MAIS E BAIXE GRÁTIS


E-book BNCC – A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica

Esta publicação foi concebida com o propósito de contribuir para ampliar a reflexão de vocês, gestores escolares, e de suas equipes em torno das intencionalidades educativas a serem asseguradas no ensino pautado pelas competências expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

SAIBA MAIS E BAIXE GRÁTIS

E-book Diálogo escola-família

Este livro foi cuidadosamente pensado para auxiliar você, diretor de escola pública ou particular, a promover o diálogo e a reflexão sobre como a escola pode aprimorar sua relação com as famílias dos estudantes, que, afinal, passam boa parte da vida nesse espaço repleto de potencialidades.

SAIBA MAIS E BAIXE GRÁTIS


E-book Direção para os novos espaços e tempos da escola
Esta segunda publicação da Moderna dedicada a diretoras e diretores de escola tem como propósito ajudar você, que atua nessa posição de liderança, a rever e ressignificar, com sua equipe, os espaços e tempos de ensinar e aprender após a pandemia de covid-19.

SAIBA MAIS E BAIXE GRÁTIS


Podcast Na escola
Esta série especial em podcast para diretoras e diretores é mais um projeto da Comunidade Educativa CEDAC em parceria com a Moderna e a Fundação Santillana, trazendo discussões inspiradas no livro “Direção para os novos espaços e tempos da escola”. Composta por sete episódios, a temporada tem apresentação de Angela Luiz e traz entrevistas com especialistas e depoimentos de diretoras e diretores de escolas de diferentes regiões do país.

Ouça o podcast Na Escola
Spotify: http://mod.lk/podscola
YouTube: Playlist no canal CEDAC Vídeos


Live

Como deve ser a definição de diretores e diretoras escolares? No dia 29 de novembro de 2022, Cleuza Repulho e Pilar Lacerda, conselheiras da CE CEDAC, estiveram com nossa diretora Roberta Panico em um uma conversa para refletir sobre a seleção de diretores e a gestão democrática nas escolas.

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.