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BNCC – A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica

Esta publicação foi concebida com o propósito de contribuir para ampliar a reflexão de vocês, gestores escolares, e de suas equipes em torno das intencionalidades educativas a serem asseguradas no ensino pautado pelas competências expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Elaborada em parceria com a Editora Moderna e a Fundação Santillana pela equipe da Comunidade Educativa CEDAC, que há 20 anos atua na formação de educadores, a obra se propõe a apoiar as equipes gestoras que se veem diante do desafio de orientar professores na implementação da BNCC e dos novos currículos que serão elaborados à luz dela.

No verso da capa do livro, vocês encontram um diagrama que representa a complexa rede de atores mobilizada no processo de ensino e aprendizagem.

Ele mostra a articulação que se faz necessária entre as ações desses atores, pois, para que essa engrenagem funcione, todos devem ter como fonte de sentido a aprendizagem das crianças e dos jovens.

O primeiro capítulo aborda as implicações que a visão de aprendizagem e desenvolvimento trazida pela BNCC tem no cotidiano escolar e na atuação dos educadores, convidando-os a refletir sobre como se configura a escola que busca garantir que crianças e jovens usufruam dos direitos de aprendizagem expressos pelas competências e habilidades contidas no documento.

O capítulo seguinte apresenta o teor e a lógica de construção da BNCC de maneira esquemática, visando facilitar a visualização de sua estrutura e das relações entre seus elementos. Tal exercício foi organizado também em uma apresentação no formato PDF disponível por meio do código QR impresso na quarta capa, para utilização, caso considerem pertinente, em reuniões e discussões com suas equipes (em “Material de apoio”, p. 97, há uma orientação de uso dessa apresentação).

No terceiro capítulo, os autores compartilham reflexões sobre as condições que os gestores escolares precisam gerar para criar na escola um ambiente institucional e práticas que contribuam para que crianças e jovens se estabeleçam como sujeitos centrais e ativos em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Encerramos com uma conversa entre o professor Lino de Macedo, especialista em Jean Piaget, e Tereza Perez, da Comunidade Educativa CEDAC, em que eles aprofundam a concepção de competência, suas formas de uso e suas repercussões no discurso e na prática pedagógica, além de abordar os desafios de educar diante da necessidade ética de garantirmos a equidade neste mundo mutante.

Como pano de fundo de todo o livro está a correlação entre a forma de ser, ensinar e agir dos educadores e o modo de ser, aprender e agir das crianças e jovens. A ideia aqui subjacente é que, se queremos que todos os estudantes desenvolvam tais competências ao longo da escolaridade, é preciso que os educadores as coloquem em prática em seu dia a dia e na rotina escolar, para que elas não se transformem apenas em objeto de discurso.

Desejamos que a leitura seja estimulante e útil para suas reflexões e ações na escola!

(Texto da apresentação do livro)

Autor: Comunidade Educativa CEDAC, com coordenação de Tereza Perez
Ano: 2018
Parceria: Fundação Santillana e Editora Moderna

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