contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

O que revela o espaço escolar? Um livro para diretores de escola

Este livro é o resultado de um trabalho de mais de dez anos em gestão 5 escolar, uma das frentes de atuação da Comunidade Educativa CEDAC.

A primeira edição do Livro do diretor: espaços e pessoas foi publicada em 2002 e continua sendo muito útil a diretores de escola que desejam transformar e aprimorar suas práticas.

Desde então, utilizamos intensamente essa publicação na formação de gestores escolares, o que nos permitiu aprender ainda mais sobre o assunto e aprofundar nossas reflexões.

A Editora Moderna, reconhecendo o potencial e o alcance da obra, uniu-se à Comunidade Educativa CEDAC no desafio de publicar uma nova edição para distribuição gratuita, com o apoio da Fundação Santillana. O material foi revisitado e o texto e as ilustrações, revigorados. Assim, o livro ganhou novas abordagens e agora inclui novos espaços.

Todos os ambientes da escola — fachada e recepção, pátio e quadra, corredor, sala de aula, banheiro, refeitório, biblioteca, sala de informática e sala de Arte — são abordados nesta nova edição. Sabemos que outros temas importantes são a questão do lixo, da sustentabilidade e do jardim e horta.

As próximas páginas apresentam diversas sugestões para realizar inovações de baixo custo e intencionalidade clara na escola, com recursos que muitas vezes desconhecemos estarem disponíveis.

Os capítulos estão estruturados da seguinte maneira: uma crônica literária ilustra como a “vida é vivida” no espaço abordado em cada capítulo; uma Introdução apresenta as potencialidades dos ambientes para o ensino e a aprendizagem de valores e atitudes; segue um Trabalho de campo para que o diretor construa um “olhar diferenciado” sobre sua escola; em O que pensa a comunidade propõe-se a investigar a opinião das pessoas que usam esses espaços cotidianamente; e o Projeto institucional apresenta uma sugestão para a transformação daquele
ambiente. Finalmente, em Manutenção e acompanhamento, há orientações para o cuidado permanente com cada espaço ao longo do ano.

Tudo isso de acordo com uma linha mestra: olhar para o que se tem, para o já conhecido, de modo a fazer diferente e melhor.

Este livro continua sendo do e para o diretor, mas agora optamos por uma pergunta provocativa no título: “O que revela o espaço escolar?”. Como se verá, o chão e as paredes também ensinam.

(texto da apresentação do livro)

Ano: 2013
Parceria: Comunidade Educativa CEDAC, Fundação Santillana e Editora Moderna

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.