“A direção da escola é quem legitima a política pública”, afirmou Tereza Perez, diretora-presidente da Roda Educativa (na época Comunidade Educativa CEDAC), em reportagem publicada pelo Instituto Unibanco, traduzindo de forma sintética a importância desse profissional na efetivação do direito à educação.
Desde 2005, quando a CE CEDAC começou a desenvolver formações específicas para o gestor escolar – ele já fazia parte do processo formativo, mas não ainda com foco exclusivo na sua atuação – passamos a desenvolver mais e mais projetos que têm a gestão escolar como eixo estruturante.
Foi produzida também uma série de publicações dedicadas à gestão escolar, em todas as suas dimensões, extrapolando a administrativa, para abranger a gestão pedagógica, legislação, políticas públicas, gestão financeira, do espaço, da tecnologia e de pessoas.
Uma das parcerias realizadas nesse caminho foi com a Editora Moderna e a Fundação Santillana, que resultou na publicação de quatro livros e um podcast gratuitos que podem ser acessados abaixo. São eles: O que revela o espaço escolar? (2013), BNCC – A Base Nacional Comum Curricular na prática da Gestão Escolar e Pedagógica (2018), Diálogo Escola-Família (2019) e mais recentemente Direção para os novos espaços e tempos da escola (2022).
Os dados oficiais confirmam a necessidade de investir na formação desse profissional. Segundo dados do Censo Escolar de 2021, apenas 10% dos diretores de escola têm formação específica.
Selecionamos aqui alguns conteúdos sobre gestão escolar, inclusive reportagens com participação das nossas especialistas.
Em entrevista para a coluna de Rodrigo Ratier para no Uol Ecoa, Lucinha Magalhães, coordenadora na Comunidade Educativa CEDAC, destaca que “É preciso qualificar o gestor escolar para ser o guardião do projeto educativo e da aprendizagem. É ele ou ela quem legitima e faz acontecer as políticas públicas na prática”.
“O papel do diretor escolar nos novos rumos da escola depois da covid-19”, artigo de Tereza e André Lázaro, diretor da Fundação Santillana, no qual apontam que “a direção escolar é responsável por implantar um clima favorável à aprendizagem, otimizar o desenvolvimento profissional da equipe e gerar condições para que os estudantes participem da vida escolar e aprendam.”
No dia 29 de novembro teremos uma live transmitida gratuitamente pelos canais da CE CEDAC, para tratar dos novos critérios para a escolha de diretores, com participação de Cleuza Repulho e Pilar Lacerda, e mediação de Roberta Panico. Acompanhe ao vivo às 17h (horário de Brasília) pelo YouTube, Facebook ou Linkedin!
E-book O que revela o espaço escolar? – Um livro para diretores de escola Em reconhecimento à utilidade do livro, publicado em 2002, bem como as mudanças ocorridas nas escolas, Editora Moderna, CE CEDAC e Fundação Santillana se uniram para uma segunda edição da obra, incluindo novas abordagens para diretores de escola que desejam transformar e aprimorar suas práticas. |
E-book BNCC – A Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica Esta publicação foi concebida com o propósito de contribuir para ampliar a reflexão de vocês, gestores escolares, e de suas equipes em torno das intencionalidades educativas a serem asseguradas no ensino pautado pelas competências expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). |
E-book Diálogo escola-família Este livro foi cuidadosamente pensado para auxiliar você, diretor de escola pública ou particular, a promover o diálogo e a reflexão sobre como a escola pode aprimorar sua relação com as famílias dos estudantes, que, afinal, passam boa parte da vida nesse espaço repleto de potencialidades. |
E-book Direção para os novos espaços e tempos da escola |
Podcast Na escola Ouça o podcast Na Escola |
Live
Como deve ser a definição de diretores e diretoras escolares? No dia 29 de novembro de 2022, Cleuza Repulho e Pilar Lacerda, conselheiras da CE CEDAC, estiveram com nossa diretora Roberta Panico em um uma conversa para refletir sobre a seleção de diretores e a gestão democrática nas escolas.