com certificado!
Como Ciências e Matemática podem se juntar na prática?
Pra quem é este curso?
Profissionais que já atuam ou desejam atuar na coordenação pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental e professoras/es de Ciências e Matemática deste segmento.
Por que fazer esse curso?
O curso foi elaborado a partir dos aprendizados da Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC) em projetos de formação em diferentes áreas do conhecimento. Tem como objetivo principal o apoio para um planejamento docente que integre as áreas da Matemática e Ciências da Natureza, relacionando fundamentação teórica e alternativas práticas, tendo como foco a aprendizagem das competências e o desenvolvimento integral dos estudantes, a partir da perspectiva do trabalho colaborativo na escola.
Como funciona?
Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.
Ele está dividido nos seguintes módulos:
Módulo 1 – Por que articular as áreas Ciências da Natureza e Matemática?
Módulo 2 – Diálogo entre Ciências da Natureza e Matemática: análise de uma sequência de atividades
Módulo 3 – Descortinando a construção de uma Câmara Escura com as lentes da Ciências da Natureza e da Matemática
Módulo 4 – Dilemas da atualidade: como fazer das atividades investigativas uma realidade na escola
A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 20h.
Importante: Após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.
Principais aprendizagens
- Identificar relações entre as áreas de Ciências da Natureza e Matemática;
- Analisar criticamente sequências de atividades que favorecem a integração entre as áreas de Ciência da Natureza e Matemática;
- Conhecer e compreender recursos e estratégias que favorecem a realização de atividades investigativas, baseada no “aprender fazendo”, na escola;
- Reconhecer o trabalho colaborativo entre docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática e da Coordenação Pedagógica como elo para a efetivação das propostas de integração entre essas áreas;
- Planejar atividades integradas que favorecem o desenvolvimento integral das/os estudantes.
O que a prática da Roda Educativa aponta?
Ao longo dos seus anos realizando processos formativos nas redes públicas, nossa equipe vem acompanhando e reconhecendo os desafios da atuação de professoras/es nos anos finais do Ensino Fundamental. Dentre eles está o de desenvolver práticas que atendam aos novos currículos (revisados à luz da BNCC) que convocam a articulação entre diferentes áreas do conhecimento e um trabalho colaborativo com vistas ao desenvolvimento integral de estudantes e foco no desenvolvimento de competências e não só de conteúdos.
Trata-se de uma mudança que não é simples de fazer na prática, pois, ainda que os currículos incentivem a organização interdisciplinar dos componentes, não é fácil articular as habilidades e competências específica na construção de uma atividade ou projeto. O curso considera a experiência acumulada nessa temática em projetos de formação realizados com escolas públicas.
Pra quem é este curso?
Profissionais que já atuam ou desejam atuar na coordenação pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental e professoras/es de Ciências e Matemática deste segmento.
Por que fazer esse curso?
O curso foi elaborado a partir dos aprendizados da Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC) em projetos de formação em diferentes áreas do conhecimento. Tem como objetivo principal o apoio para um planejamento docente que integre as áreas da Matemática e Ciências da Natureza, relacionando fundamentação teórica e alternativas práticas, tendo como foco a aprendizagem das competências e o desenvolvimento integral dos estudantes, a partir da perspectiva do trabalho colaborativo na escola.
Como funciona?
Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.
Ele está dividido nos seguintes módulos:
Módulo 1 – Por que articular as áreas Ciências da Natureza e Matemática?
Módulo 2 – Diálogo entre Ciências da Natureza e Matemática: análise de uma sequência de atividades
Módulo 3 – Descortinando a construção de uma Câmara Escura com as lentes da Ciências da Natureza e da Matemática
Módulo 4 – Dilemas da atualidade: como fazer das atividades investigativas uma realidade na escola
A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 20h.
Importante: Após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.
Principais aprendizagens
- Identificar relações entre as áreas de Ciências da Natureza e Matemática;
- Analisar criticamente sequências de atividades que favorecem a integração entre as áreas de Ciência da Natureza e Matemática;
- Conhecer e compreender recursos e estratégias que favorecem a realização de atividades investigativas, baseada no “aprender fazendo”, na escola;
- Reconhecer o trabalho colaborativo entre docentes das áreas de Ciências da Natureza e Matemática e da Coordenação Pedagógica como elo para a efetivação das propostas de integração entre essas áreas;
- Planejar atividades integradas que favorecem o desenvolvimento integral das/os estudantes.
O que a prática da Roda Educativa aponta?
Ao longo dos seus anos realizando processos formativos nas redes públicas, nossa equipe vem acompanhando e reconhecendo os desafios da atuação de professoras/es nos anos finais do Ensino Fundamental. Dentre eles está o de desenvolver práticas que atendam aos novos currículos (revisados à luz da BNCC) que convocam a articulação entre diferentes áreas do conhecimento e um trabalho colaborativo com vistas ao desenvolvimento integral de estudantes e foco no desenvolvimento de competências e não só de conteúdos.
Trata-se de uma mudança que não é simples de fazer na prática, pois, ainda que os currículos incentivem a organização interdisciplinar dos componentes, não é fácil articular as habilidades e competências específica na construção de uma atividade ou projeto. O curso considera a experiência acumulada nessa temática em projetos de formação realizados com escolas públicas.