contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Os instrumentos de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes como objetos de formação de gestores

Este artigo apresenta as análises e resultados de uma experiência de formação de gestores educacionais e escolares com foco na avaliação e acompanhamento das aprendizagens dos estudantes de 15 redes municipais de educação no estado de Pernambuco, em uma parceria com instituições do terceiro setor.

O objetivo da formação era desenvolver instrumentos de registro das aprendizagens capazes de qualificar as intervenções em prol dos avanços das aprendizagens. A metodologia da formação incluiu momentos de reflexão e estudo sobre as concepções de avaliação e acompanhamento, análise dos indicadores educacionais, bem como dos instrumentos e rotinas em desenvolvimento nas escolas e redes, fortalecendo a parceria entre técnicos das equipes de secretarias e gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) e entre estes e professores.

Dentre as aprendizagens alcançadas, destaca-se a ressignificação da rotina de acompanhamento com foco na aprendizagem de todos e cada um dos estudantes.

(Resumo do artigo, de autoria de Angela Luiz Lopes, Roberta Leite Panico e Lucinha Magalhães, publicado em Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 50-71, jan./jun. 2019.)

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.