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Parceiros Prefeitura Municipal de São Paulo (SP)
Local São Paulo (SP)
Duração 2019-2020
4.062

gestores representantes de 2.024 CEIs

31.000

Professores e 269 mil bebês e crianças que frequentam os CEIs parceiros

Infâncias em foco

O projeto Infâncias em foco é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP) e foi concebido com a intenção de levar a formação continuada aos diretores escolares e coordenadores pedagógicos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros da Prefeitura de São Paulo.

Realizado com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC e alinhado com as diretrizes da Divisão de Educação Infantil da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME COPED/DIEI), o projeto visa implementar e consolidar ações de formação que qualifiquem permanentemente a proposta pedagógica das Unidades Parceiras (geridas por Organizações da Sociedade Civil), tendo como referência o Currículo da Cidade – Educação Infantil.

Para dimensionar a importância dessa formação, vale considerar que, segundo um levantamento da Coordenadoria de Informações Educacionais da SME feito em julho de 2019, a rede parceira é responsável por 83,33% das vagas em creches municipais de São Paulo (SP).

O projeto Infâncias em foco faz parte de uma série de iniciativas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para a implementação do Currículo da Cidade – Educação Infantil como principal referencial teórico para a Educação Infantil paulistana.

Sua proposta de trabalho é desenvolvida a partir da necessidade de assegurar aos bebês e crianças pequenas condições para o seu pleno desenvolvimento. O projeto contempla diferentes atividades em seu percurso formativo como: encontros de formação mensais com grupos exclusivos de diretoras e de coordenadoras, visitas pedagógicas das duplas gestoras a outros Centros de Educação Infantil, além da interlocução constante da equipe de formadoras com as participantes e o apoio dado à realização das Jornadas Pedagógicas.

Todas essas ações nos CEIs são entremeadas por reuniões de planejamento com a equipe de SME COPED/DIEI, alinhamentos com os supervisores e formadores das Divisões Pedagógicas (DIPED) das Diretorias Regionais de Educação (DRE), estudos individuais e coletivos da equipe, supervisões, planejamentos, além da produção  de pautas e outros materiais de subsídio ao processo formativo.

As transformações ocorridas nas práticas das duplas gestoras, nas suas relações com as professoras e com a comunidade escolar de maneira geral e nas rotinas dos bebês e crianças nos CEIs podem ser conferidas em um documentário sobre o projeto.

No primeiro semestre de 2020, foram realizadas visitas pedagógicas virtuais com as equipes gestoras dos CEIs; disparadas orientações para a qualificação das práticas de leitura nos CEIs; além de ter se produzido uma série de materiais de sistematização dos conhecimentos construídos no contexto do projeto que serão disponibilizados para toda a rede municipal (Percursos formativos para duplas gestoras da Educação Infantil Paulistana -Orientações para coordenadoras(es) pedagógicas(os) e diretoras(es) de Centros de Educação Infantil para a formação continuada de professoras(es) em seus contextos de trabalho; e Percursos formativos para professoras(es) da Educação Infantil Paulistana Material de apoio às(os) professoras(es) para uso em contextos de formação com a coordenação pedagógica dos Centros de Educação Infantil).

A iniciativa foi suspensa em julho de 2020 diante da inviabilidade de manter a formação no contexto da prática em função do fechamento ou da redução da carga horária dos CEIs durante a pandemia.

Principais resultados de 2019:

  • fortalecimento da parceria profissional entre coordenadora pedagógica e diretora (dupla gestora);
  • ampliação do repertório de referenciais teóricos;
  • qualificação dos registros realizados nos CEIs;
  • ]implementação de práticas pautadas pelo Currículo da Cidade – Educação Infantil;
  • implementação de propostas na rotina com maior consideração aos tempos, necessidades e potencialidades dos bebês e crianças;
  • avanços na análise reflexiva e replanejamento das práticas da rotina na EI;
  • Consolidação da estratégia de Visitas Pedagógicas com grupos permanentes de CPs.

Saiba mais sobre o projeto Infâncias em Foco:




 

O projeto Infâncias em foco é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP) e foi concebido com a intenção de levar a formação continuada aos diretores escolares e coordenadores pedagógicos dos Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros da Prefeitura de São Paulo.

Realizado com a parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC e alinhado com as diretrizes da Divisão de Educação Infantil da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME COPED/DIEI), o projeto visa implementar e consolidar ações de formação que qualifiquem permanentemente a proposta pedagógica das Unidades Parceiras (geridas por Organizações da Sociedade Civil), tendo como referência o Currículo da Cidade – Educação Infantil.

Para dimensionar a importância dessa formação, vale considerar que, segundo um levantamento da Coordenadoria de Informações Educacionais da SME feito em julho de 2019, a rede parceira é responsável por 83,33% das vagas em creches municipais de São Paulo (SP).

O projeto Infâncias em foco faz parte de uma série de iniciativas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para a implementação do Currículo da Cidade – Educação Infantil como principal referencial teórico para a Educação Infantil paulistana.

Sua proposta de trabalho é desenvolvida a partir da necessidade de assegurar aos bebês e crianças pequenas condições para o seu pleno desenvolvimento. O projeto contempla diferentes atividades em seu percurso formativo como: encontros de formação mensais com grupos exclusivos de diretoras e de coordenadoras, visitas pedagógicas das duplas gestoras a outros Centros de Educação Infantil, além da interlocução constante da equipe de formadoras com as participantes e o apoio dado à realização das Jornadas Pedagógicas.

Todas essas ações nos CEIs são entremeadas por reuniões de planejamento com a equipe de SME COPED/DIEI, alinhamentos com os supervisores e formadores das Divisões Pedagógicas (DIPED) das Diretorias Regionais de Educação (DRE), estudos individuais e coletivos da equipe, supervisões, planejamentos, além da produção  de pautas e outros materiais de subsídio ao processo formativo.

As transformações ocorridas nas práticas das duplas gestoras, nas suas relações com as professoras e com a comunidade escolar de maneira geral e nas rotinas dos bebês e crianças nos CEIs podem ser conferidas em um documentário sobre o projeto.

No primeiro semestre de 2020, foram realizadas visitas pedagógicas virtuais com as equipes gestoras dos CEIs; disparadas orientações para a qualificação das práticas de leitura nos CEIs; além de ter se produzido uma série de materiais de sistematização dos conhecimentos construídos no contexto do projeto que serão disponibilizados para toda a rede municipal (Percursos formativos para duplas gestoras da Educação Infantil Paulistana -Orientações para coordenadoras(es) pedagógicas(os) e diretoras(es) de Centros de Educação Infantil para a formação continuada de professoras(es) em seus contextos de trabalho; e Percursos formativos para professoras(es) da Educação Infantil Paulistana Material de apoio às(os) professoras(es) para uso em contextos de formação com a coordenação pedagógica dos Centros de Educação Infantil).

A iniciativa foi suspensa em julho de 2020 diante da inviabilidade de manter a formação no contexto da prática em função do fechamento ou da redução da carga horária dos CEIs durante a pandemia.

Principais resultados de 2019:

  • fortalecimento da parceria profissional entre coordenadora pedagógica e diretora (dupla gestora);
  • ampliação do repertório de referenciais teóricos;
  • qualificação dos registros realizados nos CEIs;
  • ]implementação de práticas pautadas pelo Currículo da Cidade – Educação Infantil;
  • implementação de propostas na rotina com maior consideração aos tempos, necessidades e potencialidades dos bebês e crianças;
  • avanços na análise reflexiva e replanejamento das práticas da rotina na EI;
  • Consolidação da estratégia de Visitas Pedagógicas com grupos permanentes de CPs.

Saiba mais sobre o projeto Infâncias em Foco:




 

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