contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

A formação de professores, coordenadores e gestores para atuação em grupos

Escrito por quatro especialistas da CE CEDAC – Maria Fátima Da Fonseca, Angela Luiz, Patrícia Diaz, Roberta Panico, o artigo, intitulado: A formação de professores, coordenadores e gestores para atuação em grupos, apresenta a partir de um relato de experiência a importância da articulação entre os diferentes profissionais de uma rede de ensino e a formação continuada como garantia de envolvimento qualificado e consequente avanço nas aprendizagens das crianças.

O mesmo se insere no eixo ligado às políticas de formação de professores e se trata de um relato de experiência envolvendo a esfera da educação pública em dois municípios do interior do estado do Maranhão e uma equipe de formadores de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) situada em São Paulo.

O projeto relatado contou com financiamento privado e o trabalho desenvolvido pretendia atender à melhoria da qualidade da educação pública implantando e fomentando a cultura de formação continuada local. Por isso, além dos professores das redes municipais desses municípios, também fizeram parte das ações de formação, os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e as equipes técnicas das secretarias de educação. As ações desenvolvidas pela equipe de formadores da OSCIP tiveram periodicidade bimestral e ocorreram em quatro encontros de formação durante o ano de 2013.

Ao final do artigo são apresentados alguns resultados obtidos com o projeto, como a compreensão da proposta de grupos de apoio, por parte das equipes das Secretarias de Educação, como compromisso da escola em ensinar a todos; avanços dos alunos em relação à competência leitora; apoio à sustentabilidade da formação continuada da rede.

(Texto retirado do resumo do artigo)

 

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.