contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
Parceiros UNICEF
Local AC, AP, DF, ES, RJ, RN, SE
Duração Desde setembro de 2023 (além de outras ações desde 2019)
862

Equipe técnica das secretarias, dirigentes municipais/estaduais, diretoras/es, coordenadoras/es pedagógicas/os e professoras/es

Trajetórias de Sucesso Escolar

A Roda Educativa é, desde 2019, parceira técnica do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em ações relacionadas à estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) e ao Selo UNICEF, que buscam promover o acesso, a aprendizagem e a permanência das crianças e jovens na escola e reverter as altas taxas de distorção idade-série que o país enfrenta.

Estima-se que quase 5 milhões de estudantes estejam em situação de distorção idade-série na educação básica pública do Brasil, o que significa que estão pelo menos dois anos atrás da série correspondente à sua idade. Estudos apontam que repetir o ano na maior parte das vezes não ajuda o estudante a aprender o que não aprendeu; pelo contrário, pode favorecer sua estigmatização e o seu afastamento da escola, aumentando a chance de que desista dela (aumentando assim também a taxa de evasão).

Sob a liderança do UNICEF, que mobiliza uma ampla rede de estados e municípios para repensar a cultura educacional que naturaliza a reprovação, a Roda Educativa vem desenvolvendo ações formativas junto a Secretarias Estaduais de Educação brasileiras para apoiar gestores e educadores no diagnóstico e intervenção sobre esta realidade. Além de ter produzido cursos sobre o tema, que estão disponíveis no AVA do UNICEF para pessoas de todo o país.

O trabalho mais recente, iniciado no segundo semestre de 2023, envolve o apoio às equipes das Secretarias Estaduais de Educação do Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os diagnósticos nos estados do RN, SE, AP, e ES foram concluídos ainda em 2023, com uma análise detalhada da implementação das políticas locais de TSE e sugerindo recomendações para seu fortalecimento.

Além das análises, fazem parte desse de apoio ações de formação às Secretarias e gestores escolares, encontros presenciais e virtuais.

Confira abaixo outras ações realizadas pela Roda Educativa em colaboração entre o UNICEF no contexto da estratégia:

2019: Formações Presenciais com gestores e educadores foco em ações voltadas ao enfrentamento da distorção idade-série.

2021: Desenvolvimento de dois Cursos Autoinstrucionais de 30h cada, um para gestores escolares e outro para gestores educacionais, disponibilizados via Ambiente Virtual de Aprendizagem do UNICEF com foco especial para municípios da Amazônia Legal e semiárido, mas abertos para todo o Brasil .

2022 – 2023: Monitoramento e Avaliação – realização de diagnóstico para compreender a implementação das políticas locais de TSE, com a produção de relatórios analíticos para cada estado envolvido e devolutivas presenciais (Amapá, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Desde setembro de 2023: Apoio técnico-pedagógico às Secretarias Estaduais de Educação para implementação, revisão e aprimoramento de programas de enfrentamento da cultura do fracasso escolar, considerando as especificidades de cada território no Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Além dessas ações direcionadas a territórios específicos, são promovidos webinários abertos a educadores de todo o país que problematizam instrumentos e práticas de avaliação. Confira:



















A Roda Educativa é, desde 2019, parceira técnica do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em ações relacionadas à estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) e ao Selo UNICEF, que buscam promover o acesso, a aprendizagem e a permanência das crianças e jovens na escola e reverter as altas taxas de distorção idade-série que o país enfrenta.

Estima-se que quase 5 milhões de estudantes estejam em situação de distorção idade-série na educação básica pública do Brasil, o que significa que estão pelo menos dois anos atrás da série correspondente à sua idade. Estudos apontam que repetir o ano na maior parte das vezes não ajuda o estudante a aprender o que não aprendeu; pelo contrário, pode favorecer sua estigmatização e o seu afastamento da escola, aumentando a chance de que desista dela (aumentando assim também a taxa de evasão).

Sob a liderança do UNICEF, que mobiliza uma ampla rede de estados e municípios para repensar a cultura educacional que naturaliza a reprovação, a Roda Educativa vem desenvolvendo ações formativas junto a Secretarias Estaduais de Educação brasileiras para apoiar gestores e educadores no diagnóstico e intervenção sobre esta realidade. Além de ter produzido cursos sobre o tema, que estão disponíveis no AVA do UNICEF para pessoas de todo o país.

O trabalho mais recente, iniciado no segundo semestre de 2023, envolve o apoio às equipes das Secretarias Estaduais de Educação do Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os diagnósticos nos estados do RN, SE, AP, e ES foram concluídos ainda em 2023, com uma análise detalhada da implementação das políticas locais de TSE e sugerindo recomendações para seu fortalecimento.

Além das análises, fazem parte desse de apoio ações de formação às Secretarias e gestores escolares, encontros presenciais e virtuais.

Confira abaixo outras ações realizadas pela Roda Educativa em colaboração entre o UNICEF no contexto da estratégia:

2019: Formações Presenciais com gestores e educadores foco em ações voltadas ao enfrentamento da distorção idade-série.

2021: Desenvolvimento de dois Cursos Autoinstrucionais de 30h cada, um para gestores escolares e outro para gestores educacionais, disponibilizados via Ambiente Virtual de Aprendizagem do UNICEF com foco especial para municípios da Amazônia Legal e semiárido, mas abertos para todo o Brasil .

2022 – 2023: Monitoramento e Avaliação – realização de diagnóstico para compreender a implementação das políticas locais de TSE, com a produção de relatórios analíticos para cada estado envolvido e devolutivas presenciais (Amapá, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Desde setembro de 2023: Apoio técnico-pedagógico às Secretarias Estaduais de Educação para implementação, revisão e aprimoramento de programas de enfrentamento da cultura do fracasso escolar, considerando as especificidades de cada território no Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Além dessas ações direcionadas a territórios específicos, são promovidos webinários abertos a educadores de todo o país que problematizam instrumentos e práticas de avaliação. Confira:



















conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.