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Parceiros Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste (SP) com apoio do Centro de Estudos e Pesquisas ateliescola acaia em 2023. A Fundação Itaú Social apoiou o projeto em 2021 e 2022
Local Santa Bárbara d'Oeste/SP
Duração Desde 2021
120

Gestoras/es escolares

15.846

1.189 professoras/es + 14.657 estudantes

Projeto Jaê – Educação para Equidade

O Projeto Jaê nasceu em agosto de 2021 com o objetivo de construir uma política pública para relações raciais positivas em Santa Bárbara d’Oeste (SP), por iniciativa da secretária de Educação municipal, Tânia Mara da Silva. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do local e a Roda Educativa (então Comunidade Educativa CEDAC), o projeto passa a contar em 2023 com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas ateliescola acaia, no eixo acompanhamento das aprendizagens. A Fundação Itaú Social apoiou o projeto em 2021 e 2022.

Como passo inicial, a nossa equipe realizou um amplo diagnóstico junto à rede, a partir de uma assessoria especializada em avaliação. Para isso, foram analisados dados públicos sob o viés da equidade na educação e mapeadas as ações pedagógicas junto a equipe técnica da SME, gestores escolares, famílias e estudantes.

Já em 2022, o Projeto Jaê orientou a realização de uma autoavaliação institucional participativa nas 54 escolas da rede, a partir dos Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola (Ação Educativa/Unicef). A avaliação envolveu, direta ou indiretamente, toda a comunidade escolar (120 gestoras/es escolares, 1.189 professoras/es, 14.657 estudantes, suas famílias e comunidades) subsidiando as escolas para a construção de planos de ação.

Uma outra importante ação realizada pelo Projeto Jaê, em parceria com as supervisoras da equipe técnica da SME, foi a formação com agentes administrativos das escolas, sobre as fichas de matrícula preenchidas pelas famílias, com foco na autodeclaração de cor/raça. O documento foi finalizado em 2023 e a consulta às famílias passou a ser realizada de maneira mais eficaz.

O Jaê ainda investe na articulação do projeto com outras secretarias, instituições e lideranças do território para a construção de uma rede intersetorial de proteção e combate ao racismo.

2023 foi ano de consolidar os eixos de atuação – formação, mobilização e articulação comunitária – por meio de atividades de diferentes naturezas, articuladas em torno do fortalecimento de uma cultura antirracista. Para isso, constituiu-se o Núcleo Jaê na SME (composto por assessoras e supervisoras).

Em 2024, o foco está no aprofundamento da análise das relações entre perfil socioeconômico e aprendizagem dos estudantes do 4º ano e no aprimoramento de instrumentos de acompanhamento.

Além de uma assessoria para qualificar os parâmetros para realizar diagnósticos na rede com a Dra Jaqueline Lima Santos – consultora nas áreas de equidade, raça, gênero e educação -, a equipe está desenvolvendo material pedagógico específico, dentre eles a sequência didática “Lendo biografias de mulheres negras”.

A construção de um olhar para as desigualdades que existem dentro das escolas e das salas de aula inaugura a fase final do projeto iniciado em 2021 e dá continuidade ao trabalho realizado nos últimos anos de construção de uma política educacional antirracista.

O acompanhamento dos 4ºs anos do EF foi iniciado a partir da entrada do Centro de Estudos e Pesquisas do ateliescola acaia no projeto em 2023, quando foram feitos os primeiros cruzamentos dos dados de desempenho leitor com perfil racial, de gênero e socioeconômico dos/as estudantes.

Nesse eixo, são realizados encontros formativos com equipe técnica da SME, coordenadores e professores de um grupo-piloto de cinco escolas da rede, além de realização de aulas compartilhadas em turmas de 4º ano do EF das escolas do grupo-piloto, para tematização da prática.

Ao longo da realização do Jaê, foram produzidas diversas publicações que tratam de diferentes aspectos que devem ser considerados na construção de uma cultura antirracista na educação: glossário comentado para o letramento racial; Coletânea Jaê – Literaturas Negras; Revista Jaê: A construção de uma política de educação antirracista em Santa Bárbara D’Oeste – um processo coletivo; 4 boletins culturais; e Breve Panorama do Movimento Negro no Brasil (por Sueli Carneiro).

O projeto promoveu ainda formações para públicos variados e eventos de apresentação e sistematização de práticas antirracistas, alguns dos quais estão disponíveis publicamente: II Seminário de Práticas Antirracistas na Escola (novembro de 2023); Fala de Sueli Carneiro no 2° ciclo de oficinas 2022 “Práticas antirracistas na escola” (agosto de 2022) e Seminário “Práticas de gestão e docência antirracistas na escola” (dezembro de 2022).

Saiba mais:

Assista às lives:







O Projeto Jaê nasceu em agosto de 2021 com o objetivo de construir uma política pública para relações raciais positivas em Santa Bárbara d’Oeste (SP), por iniciativa da secretária de Educação municipal, Tânia Mara da Silva. Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do local e a Roda Educativa (então Comunidade Educativa CEDAC), o projeto passa a contar em 2023 com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas ateliescola acaia, no eixo acompanhamento das aprendizagens. A Fundação Itaú Social apoiou o projeto em 2021 e 2022.

Como passo inicial, a nossa equipe realizou um amplo diagnóstico junto à rede, a partir de uma assessoria especializada em avaliação. Para isso, foram analisados dados públicos sob o viés da equidade na educação e mapeadas as ações pedagógicas junto a equipe técnica da SME, gestores escolares, famílias e estudantes.

Já em 2022, o Projeto Jaê orientou a realização de uma autoavaliação institucional participativa nas 54 escolas da rede, a partir dos Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola (Ação Educativa/Unicef). A avaliação envolveu, direta ou indiretamente, toda a comunidade escolar (120 gestoras/es escolares, 1.189 professoras/es, 14.657 estudantes, suas famílias e comunidades) subsidiando as escolas para a construção de planos de ação.

Uma outra importante ação realizada pelo Projeto Jaê, em parceria com as supervisoras da equipe técnica da SME, foi a formação com agentes administrativos das escolas, sobre as fichas de matrícula preenchidas pelas famílias, com foco na autodeclaração de cor/raça. O documento foi finalizado em 2023 e a consulta às famílias passou a ser realizada de maneira mais eficaz.

O Jaê ainda investe na articulação do projeto com outras secretarias, instituições e lideranças do território para a construção de uma rede intersetorial de proteção e combate ao racismo.

2023 foi ano de consolidar os eixos de atuação – formação, mobilização e articulação comunitária – por meio de atividades de diferentes naturezas, articuladas em torno do fortalecimento de uma cultura antirracista. Para isso, constituiu-se o Núcleo Jaê na SME (composto por assessoras e supervisoras).

Em 2024, o foco está no aprofundamento da análise das relações entre perfil socioeconômico e aprendizagem dos estudantes do 4º ano e no aprimoramento de instrumentos de acompanhamento.

Além de uma assessoria para qualificar os parâmetros para realizar diagnósticos na rede com a Dra Jaqueline Lima Santos – consultora nas áreas de equidade, raça, gênero e educação -, a equipe está desenvolvendo material pedagógico específico, dentre eles a sequência didática “Lendo biografias de mulheres negras”.

A construção de um olhar para as desigualdades que existem dentro das escolas e das salas de aula inaugura a fase final do projeto iniciado em 2021 e dá continuidade ao trabalho realizado nos últimos anos de construção de uma política educacional antirracista.

O acompanhamento dos 4ºs anos do EF foi iniciado a partir da entrada do Centro de Estudos e Pesquisas do ateliescola acaia no projeto em 2023, quando foram feitos os primeiros cruzamentos dos dados de desempenho leitor com perfil racial, de gênero e socioeconômico dos/as estudantes.

Nesse eixo, são realizados encontros formativos com equipe técnica da SME, coordenadores e professores de um grupo-piloto de cinco escolas da rede, além de realização de aulas compartilhadas em turmas de 4º ano do EF das escolas do grupo-piloto, para tematização da prática.

Ao longo da realização do Jaê, foram produzidas diversas publicações que tratam de diferentes aspectos que devem ser considerados na construção de uma cultura antirracista na educação: glossário comentado para o letramento racial; Coletânea Jaê – Literaturas Negras; Revista Jaê: A construção de uma política de educação antirracista em Santa Bárbara D’Oeste – um processo coletivo; 4 boletins culturais; e Breve Panorama do Movimento Negro no Brasil (por Sueli Carneiro).

O projeto promoveu ainda formações para públicos variados e eventos de apresentação e sistematização de práticas antirracistas, alguns dos quais estão disponíveis publicamente: II Seminário de Práticas Antirracistas na Escola (novembro de 2023); Fala de Sueli Carneiro no 2° ciclo de oficinas 2022 “Práticas antirracistas na escola” (agosto de 2022) e Seminário “Práticas de gestão e docência antirracistas na escola” (dezembro de 2022).

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