contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Revista Jaê

É com muito prazer que convidamos você a conhecer, na revista, a experiência de Santa Bárbara d’Oeste na construção de uma política pública para relações raciais positivas, sob a liderança da Secretária Tânia Mara da Silva e sua equipe, e com o apoio dos parceiros do projeto Jaê – Educação para Equidade.

Criado em 2021, o projeto começou como uma parceria entre o município, a Comunidade Educativa CEDAC (organização social especializada na formação de educadores) e o Itaú Social, que conferiu importante apoio nos dois primeiros anos. Em 2023, o Jaê inaugurou nova fase, com a entrada do Centro de Estudos e Pesquisas ateliescola acaia, que aportou, além do suporte financeiro, contribuições para impactar as aprendizagens dos estudantes na sala de aula.

Esta publicação se propõe a narrar esse processo, que começou num diagnóstico amplo da rede e passou por diversas ações de formação profissional e mobilização social, para chegar aonde o racismo manifesta uma de suas piores faces: a privação dos estudantes negros ao direito a aprender.

Iniciamos com uma entrevista exclusiva de Tânia Mara, que identifica as oito etapas percorridas até aqui e as que estão por vir na consolidação de uma política pública, e seguimos com a explanação delas, com exemplos práticos.

Esperamos que a leitura consiga dar a dimensão da potência dessa experiência, que certamente poderá inspirar gestoras e gestores do país todo a olhar com a mesma coragem para o racismo nas escolas brasileiras.

Boa leitura!

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.