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Foto com duas mulheres e um homem sentados em carteiras escolares em uma sala de aula. Eles se oham e conversam
05/06/2024

Municípios do Melhoria da Educação Regional apostam no Memorial de Gestão

Foto com duas mulheres e um homem sentados em carteiras escolares em uma sala de aula. Eles se oham e conversam

Em ano de eleições municipais, sempre pairam dúvidas sobre quais políticas educacionais serão mantidas, quais mudanças serão feitas pela próxima gestão, no caso de troca de prefeito/a. É comum na história das transições municipais as novas equipes se queixarem de não ter acesso às informações do governo anterior.

Uma das estratégias apoiadas pelo Programa Melhoria da Educação Regional para incentivar uma transição com transparência e espírito republicano é a produção de um Memorial de Gestão – documento que registra aspectos essenciais do período, com os principais fatos, decisões tomadas, resultados e recomendações para a continuidade.

“O Memorial de Gestão é uma ferramenta disponibilizada na Plataforma Conviva da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) que contempla várias informações sobre a gestão da educação municipal. No Melhoria Regional, colocamos o foco em algumas dimensões e constituímos um grupo de trabalho com técnicos/as que fizeram o registro de ações realizadas no período da pandemia e aquelas relacionadas à gestão pedagógica, mas a proposta prevê a articulação de setores e/ou Secretarias para o preenchimento das demais dimensões até o final do ano”, afirma a coordenadora do projeto na Roda Educativa, Lucinha Magalhães.

2024 é o terceiro e último ano do Melhoria Regional, que reúne 15 municípios do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul da Bahia (CDS-LS), e atua junto à Câmara Técnica de Educação com ações formativas envolvendo pessoas representantes dos municípios.

A técnica da Secretaria Municipal de Educação de Barro Preto/BA, Alaíse Soares de Farias Diniz, que participa do GT do Memorial de Gestão, conta que uma rede colaborativa se formou dentro da Secretaria para recuperar informações, reunir fotos, normativas e comprovantes que retratassem a trajetória educacional construída entre 2021-2024, ressaltando prioridades, desafios e trazendo recomendações para apoiar às novas gestões educacionais.

Segundo ela, dentre as conquistas trazidas pelo Programa Melhoria da Educação Regional, foi possível apropriar-se do papel das Secretarias no acompanhamento e na organização do trabalho pedagógico das escolas. Além disso, Alaíse avalia que a formação continuada dos/as técnicos/as e das duplas gestoras ajudou a fortalecer o papel da escola e a implementar e monitorar ações focadas na alfabetização e na recuperação das aprendizagens. Ela diz estar animada em compartilhar as experiências com outros municípios no Seminário.

O coordenador técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Maraú/BA, Antonio Cajaíba Júnior, aponta que a descontinuidade que vigora na cultura política faz com que as equipes de transição assumam pastas sem nenhum registro documental, precisando iniciar o trabalho às escuras, o que prejudica os/as estudantes.

Para ele é gratificante encerrar um ciclo realizando um seminário que visa compartilhar saberes com pessoas que também foram responsáveis pelo processo de crescimento e transformação do município e da Secretaria. Afinal, durante os três anos, os 15 municípios caminharam juntos e vivenciaram momentos de convivências, partilhas e descobertas.

Ele relata que o programa foi um divisor de águas para o município, que a partir das formações, passou a utilizar os dados enviados pelas escolas de outra forma, analisando-os, refletindo e propondo estratégias para melhorar os resultados. Ele ressalta também que a Secretaria ficou mais preocupada em contribuir para um modelo educativo em que as pessoas mais importantes do processo fossem os/as próprios/as estudantes.

Durante os primeiros anos, o Programa Melhoria da Educação Regional ajudou a desenvolver instrumentos que identificassem o processo de aprendizagem e não apenas os resultados das avaliações, orientando a construção de planos de ação com foco na melhoria da aprendizagem, no engajamento de gestores no próprio processo formativo e no desenvolvimento das equipes que eles lideram.

Legado do Programa

Agora, em 2024, ano final do programa, as práticas de gestão e políticas ficarão todas registradas no Memorial de Gestão para quem assumir o próximo mandato municipal.

Além do Memorial, os/as técnicos/as das Secretarias de Educação, juntamente com a Roda Educativa, estão trabalhando em duas outras frentes: na produção de um Documento Orientador de Formação de Gestores Escolares e no Seminário presencial, que acontecerá em Itabuna/BA, onde haverá compartilhamento de aprendizados entre os municípios e a participação do André Lázaro, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lucinha ressalta a importância de deixar o legado de um programa tão bonito como o Programa Melhoria da Educação Regional, que fomentou a colaboração entre os municípios da região no campo da educação. Os documentos produzidos pelos grupos de trabalho têm como objetivo ajudar a assegurar a sustentabilidade das ações formativas desenvolvidas, buscando sempre a transparência e a continuidade do conhecimento.

Para a coordenadora, o programa trabalhou para construir um território educativo, um repertório comum que fosse compartilhado por todos os municípios envolvidos, criando uma grande rede formada por secretários/as e técnicos/as, diretores/as, coordenadores/as e professores/as. Tudo isso para garantir que os alunos e alunas que estão nas salas de aula tenham uma educação de melhor qualidade.

Neste ano, o Melhoria da Educação Regional atua junto a 15 dirigentes municipais e 55 técnicos/as de Secretaria, desenvolvendo ações que buscam beneficiar 52.454 educadores/as (coordenadores/as pedagógicos/as, diretores/as, professores/as) e estudantes.

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