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Ioeb – A elaboração de um instrumento participativo

Escrito por quatro especialistas da CE CEDAC – Angela Luiz, Camila Fattori, Renata Grinfeld e Roberta Panico, o artigo, intitulado: Ferramenta para análise das oportunidades educacionais: A elaboração de um instrumento participativo, apresenta um relato de caso sobre o processo de elaboração de uma metodologia de avaliação participativa de políticas públicas: a Ferramenta para análise das oportunidades de educação Ioeb – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira.

O objetivo é sistematizar as reflexões, desafios e aprendizagens em torno do desenvolvimento desta metodologia, de forma a contribuir para os passos seguintes de sua implementação e também para o desenvolvimento de outras estratégias similares.

A Ferramenta foi elaborada com a intenção de fomentar diálogos e avaliação a partir do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), mas envolve aspectos mais amplos do tema. A metodologia de construção integrou diferentes atores e setores na agenda das oportunidades educacionais, favorecendo o diálogo e a constituição de um olhar comum na elaboração de um plano de ação com intervenções na realidade avaliada.

O instrumento está em fase de implementação, mas já é possível observar qualitativamente, a partir dessas escutas, seu potencial enquanto recurso que favorece a participação social na avaliação de políticas públicas voltadas à ampliação das oportunidades educacionais.

(Texto retirado do resumo do artigo)

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