contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
Modalidade on-line, autoformativo
Público gestoras/es escolares
Duração 20 horas
Datas permanente
Formadora/or Maria Paula Twiaschor
Valores R$ 279.90

curso com certificado!

matricule-se já

Como tirar o PPP da gaveta e transformá-lo em ação?

Pra quem é este curso?

Profissionais que já atuam ou desejam atuar na gestão escolar.

Por que fazer esse curso?

O curso apoia gestoras/es escolares em práticas que assegurem a participação de todos na construção do Projeto Político Pedagógico – PPP para que ele se torne um orientador das práticas educativas na escola. As atividades favorecem a relação entre fundamentação teórica e situações práticas.

As propostas vão oferecer oportunidades para que gestoras/es elaborem e mantenham atualizado o PPP da escola, para que ele esteja alinhado com o contexto da comunidade local e com as intencionalidades educativas. Além disso o grupo conhecerá estratégias para compartilhar, divulgar e acompanhar a sua implementação.

Como funciona?

Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.

Ele está dividido nos seguintes módulos:

Módulo 1: Afinal, do que estamos tratando quando falamos do PPP?
Módulo 2: O que o PPP revela sobre cada escola?
Módulo 3: Estratégias participativas para a revisão do PPP
Módulo 4: Consolidando mudanças por meio do documento do PPP – Plano de ação

A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 20h.

Importante: Após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.

Principais aprendizagens

  • Elaborar e manter atualizado o PPP da escola, alinhado ao conhecimento do contexto político, social e cultural da comunidade onde ela está inserida, bem como em relação às suas intencionalidades educativas, organização e indicadores;
  • Engajar a equipe, as famílias e a comunidade escolar nas discussões sobre o PPP, constituindo-se como uma liderança presente e democrática;
  • Compartilhar, divulgar e assegurar que o PPP seja implementado no cotidiano escolar.

O que a experiência da Roda Educativa aponta?

Ao longo do trabalho formativo observamos grandes desafios de educadoras/es e gestoras/es na compreensão do sentido do Projeto Político-Pedagógico na escola, o PPP, trazendo dificuldades na gestão da escola para a sua produção e implementação. A potencialidade de um processo qualificado de elaboração pode passar despercebida, sendo tratada como uma tarefa meramente burocrática.

Frequentemente o PPP  é reduzido ao documento físico que nem sempre acompanha as mudanças de rumo que se fazem necessárias na escola, já que, diante das emergências do cotidiano, nem sempre são garantidas as condições de promover reflexões sobre o PPP e revê-lo. Assim, ele se torna obsoleto e perde credibilidade. Deixa de servir par orientar o diálogo e o planejamento da comunidade escolar e acaba “engavetado” na sala da diretoria. De tempos em tempos esse tema retorna à pauta da educação, e é comum que nesse momento o documento seja revisto às pressas diante da demanda da entrega.

Pra quem é este curso?

Profissionais que já atuam ou desejam atuar na gestão escolar.

Por que fazer esse curso?

O curso apoia gestoras/es escolares em práticas que assegurem a participação de todos na construção do Projeto Político Pedagógico – PPP para que ele se torne um orientador das práticas educativas na escola. As atividades favorecem a relação entre fundamentação teórica e situações práticas.

As propostas vão oferecer oportunidades para que gestoras/es elaborem e mantenham atualizado o PPP da escola, para que ele esteja alinhado com o contexto da comunidade local e com as intencionalidades educativas. Além disso o grupo conhecerá estratégias para compartilhar, divulgar e acompanhar a sua implementação.

Como funciona?

Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.

Ele está dividido nos seguintes módulos:

Módulo 1: Afinal, do que estamos tratando quando falamos do PPP?
Módulo 2: O que o PPP revela sobre cada escola?
Módulo 3: Estratégias participativas para a revisão do PPP
Módulo 4: Consolidando mudanças por meio do documento do PPP – Plano de ação

A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 20h.

Importante: Após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.

Principais aprendizagens

  • Elaborar e manter atualizado o PPP da escola, alinhado ao conhecimento do contexto político, social e cultural da comunidade onde ela está inserida, bem como em relação às suas intencionalidades educativas, organização e indicadores;
  • Engajar a equipe, as famílias e a comunidade escolar nas discussões sobre o PPP, constituindo-se como uma liderança presente e democrática;
  • Compartilhar, divulgar e assegurar que o PPP seja implementado no cotidiano escolar.

O que a experiência da Roda Educativa aponta?

Ao longo do trabalho formativo observamos grandes desafios de educadoras/es e gestoras/es na compreensão do sentido do Projeto Político-Pedagógico na escola, o PPP, trazendo dificuldades na gestão da escola para a sua produção e implementação. A potencialidade de um processo qualificado de elaboração pode passar despercebida, sendo tratada como uma tarefa meramente burocrática.

Frequentemente o PPP  é reduzido ao documento físico que nem sempre acompanha as mudanças de rumo que se fazem necessárias na escola, já que, diante das emergências do cotidiano, nem sempre são garantidas as condições de promover reflexões sobre o PPP e revê-lo. Assim, ele se torna obsoleto e perde credibilidade. Deixa de servir par orientar o diálogo e o planejamento da comunidade escolar e acaba “engavetado” na sala da diretoria. De tempos em tempos esse tema retorna à pauta da educação, e é comum que nesse momento o documento seja revisto às pressas diante da demanda da entrega.

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.