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Relatório de atividades 2017

Em 2017, desenvolvemos 13 projetos com diferentes enfoques a fim de contribuir para a formação de educadores – professores, coordenadores, diretores, equipes gestoras das Secretarias de Educação. Atuamos no âmbito da formação leitora, das experiências estéticas em creches, da análise de avaliações externas, do currículo, dos indicadores de Qualidade da Educação (INDIQUE), da educação inclusiva, dos espaços educativos, dentre outros.
Como integrantes do Movimento pela Base, realizamos uma diversidade de ações de apoio à implementação da Base Nacional Comum Curricular, buscando ampliar, com redes municipais estaduais, discussões e reflexões sobre a forma de organizarem suas diretrizes e revisarem seus processos para apropriação da BNCC e para (re) elaboração curricular em regime de colaboração.

Foi um ano em que também acompanhamos, graças a incrível dedicação de voluntários, os avanços de alunos do 6º ao 9º ano no desenvolvimento das suas competências leitoras. Com o suporte da formação do Projeto Myra (parceria com a Fundação SM), em uma relação de um para um, orientada para construção do diálogo em torno da leitura.
E nesse vaivém entre ações macro e micro, entre o olhar amplo da gestão de redes de ensino e de um olhar mais próximo ao percurso de cada estudante, fomos aprimorando nossas práticas na constante busca de aprender sempre e ensinar cada vez melhor. Para este aperfeiçoamento permanente da equipe interna, trouxemos da vizinha Argentina duas grandes pesquisadoras da educação, Delia Lerner e Marcela Carranza, para nos trazer novas inquietações, novos incômodos, novos desafios, que nos alimentam e nos mobilizam a pensar em como podemos aprimorar nossa ação para contribuir com o desenvolvimento profissional de nossos educadores e com a aprendizagem dos nossos alunos.

Nas próximas páginas apresentamos uma breve síntese do que realizamos no ano passado, em um trabalho em conjunto com 92 parceiros, sendo nove institutos/fundações, 74 redes municipais e 7 redes estaduais.
Boa leitura.

Autor: Comunidade Educativa CEDAC
Ano: 2018

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