contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Relatório de atividades 2014

A Comunidade Educativa CEDAC começou a trabalhar pela educação pública em 1997, com a formação de professores do Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa. Passadas quase duas décadas, em que ampliamos a atuação para outras reas e estabelecemos a formação de formadores nas redes, ainda observamos desafios na implantação de um processo que de fato contribua para a formação dos professores das redes públicas. São desafios que se estendem das condições estruturais, como o tempo assegurado para a formação, à concepção de formação, muitas vezes reduzida à oferta de cursos pontuais.

É a partir desses desafios que atuamos, provocando no processo formativo a demanda para o estabelecimento de condições de trabalho em que todos os educadores tenham direito à formação continuada, de permanecer aprendendo ao longo da vida; para a valorização da prática reflexiva; e para o fortalecimento de uma cultura de trabalho em que o planejamento e a avaliação estejão a serviço da ação pedagógica.

Aprendemos, juntamente com todos nossos parceiros que se dedicam à educação, que é preciso pensar também em uma formação para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas. Esses atores vêm tendo seus papéis mais bem compreendidos, passam a assumir função de protagonistas no seu próprio processo de formação, bem como na criação de condições para que os professores possam se formar no contexto cotidiano de trabalho. Sem o apoio deles, dificilmente seria atingida a melhora da aprendizagem dos alunos. Por sua vez, os diretores e coordenadores pedagógicos precisam do apoio dos técnicos das secretarias e, em especial, dos secretários de Educação, para assegurar não só a qualidade em uma ou outra escola, mas a equidade na rede.

O nosso grupo de profissionais que formava professores, coordenadores pedagógicos e diretores nos municípios compreende a necessidade de uma abordagem sistêmica: para que os alunos aprendam, é preciso o engajamento de todos os atores das diferentes instâncias administrativas e pedagógicas que intervêm nos processos que resultam nas práticas de ensino em sala de aula.

A consolidação e a sustentabilidade da formação continuada nos municípios em que atuamos permanecem sendo um desafio, em razão da pouca estabilidade das equipes técnicas, da alternância de poder e da fragilidade do regime de colaboração entre união, estado e municípios. Há também a necessidade de aprimoramento constante de metodologias de formação de professores, coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos das secretarias de Educação.

Muito foi feito ao longo desses anos. Os resultados são visíveis no protagonismo dos profissionais, no olhar curioso das crianças, na sua relação com a leitura e como conhecimento. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) avançaram significativamente na maioria dos municípios em que atuamos, embora não nos esqueçamos que o resultado positivo se deve a um conjunto de esforços e não somente à nossa atuação.

Atualmente, a CE CEDAC elabora e executa projetos de formação de profissionais da educação e de mobilização social pela educação em todas as regiões do País; produz publicações para subsidiar a prática educativa e para sistematizar e socializar o conhecimento construído; presta assessoria a gestores públicos; e avalia projetos sociais de terceiros. Atuamos nos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II, – nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes Visuais, com projetos locais e regionais (Arranjos de Desenvolvimento da Educação/Território de Desenvolvimento Educacional), envolvendo ações presenciais e a distância – e no Ensino Médio, área de Ciências.

Os contextos, os públicos, os focos de atuação variam, mas as nossas ações estão sempre centradas na aprendizagem dos profissionais e dos estudantes das redes públicas com as quais trabalhamos. Temos como princípio o compromisso de compor de forma efetiva os esforços no alcance de uma educação de qualidade para todos, hoje expressa nas metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Autor: Comunidade Educativa CEDAC
Ano: 2015