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07/08/2015

CE CEDAC recebe prêmio em Concurso de Experiências Inovadoras

Experiência com formação de professores para Grupos de Apoio recebe prêmio Paulo Freire – iniciativa do MERCOSUL e da União Europeia – e equipe participa de encontro, na Argentina, para intercâmbio de experiências e práticas educacionais transformadoras

A equipe da CE CEDAC – representada por Tereza Perez, Patrícia Diaz, Fátima Fonseca e Lurdinha Martins – recebeu o Prêmio Paulo Freire no Encontro Regional de Encerramento do Segundo Concurso Experiências Inovadoras PASEM (Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL), nos dias 6 e 7 de julho, em Buenos Aires, Argentina.

O  PASEM – uma ação conjunta do Mercosul com a União Europeia – promove, por meio desse concurso, o intercâmbio de experiências e práticas educacionais transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai.

A Comunidade Educativa CEDAC recebeu o Prêmio Paulo Freire pela experiência com a formação de professores de grupos de apoio, em São Pedro da Água Branca (MA): “Formação de professores para atuarem com estudantes que apresentam dificuldades para ler e escrever ao final da primeira etapa do Ensino Fundamental”. Essa experiência foi desenvolvida no âmbito do Programa de Educação da Fundação Vale, em parceria com a CE CEDAC e a Secretaria de Educação Municipal.

Os Grupos de Apoio são espaços criados nas escolas para, como o próprio nome diz, apoiar as crianças em suas aprendizagens. São grupos formados por alguns alunos dos anos finais do Ensino Fundamental I que precisam avançar nos conhecimentos das práticas de leitura e de escrita para que estejam plenamente preparados para enfrentar os desafios que se colocarão na passagem para as séries finais do Ensino Fundamental.

Além da entrega do Prêmio, no Encontro, foram realizadas oficinas nas quais os participantes trocaram as experiências documentadas nas temáticas desta segunda edição: “Práticas inovadoras no percurso da prática e/ou no âmbito das práticas profissionais na formação inicial” e “Práticas inovadoras de educação em e para a diversidade”.

Nessa edição do Prêmio foram registradas um total de 258 experiências, dentre as quais 141 completaram a documentação, sendo: 27 da Argentina; 82 do Brasil; 17 do Paraguai e 15 do Uruguai. Dessas experiências, 12 foram destacadas com o Prêmio Paulo Freire. Todas as experiências avaliadas positivamente pelo júri serão publicadas e comporão o Banco de Experiências do PASEM.

Maiores informações sobre o Prêmio no site: www.pasem.org e sobre o trabalho da CE CEDAC com os Grupos de Apoio: Leia o Artigo

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