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Foto em detalhe de uma mesa com papéis e cadernos sobre ela. Há algumas mãos escrevendo
03/07/2024

Itapevi: formação para uma educação inclusiva

Foto em detalhe de uma mesa com papéis e cadernos sobre ela. Há algumas mãos escrevendo

Em 2024, Itapevi buscou o apoio do Programa Melhoria da Educação Municipal para tornar as suas escolas mais inclusivas, proporcionando oportunidades para que todas/os as/os estudantes aprendam. Uma iniciativa do Itaú Social, o programa é realizado com a parceria técnica da Roda Educativa. O trabalho envolve a implementação de uma formação continuada com foco na educação inclusiva e está sendo realizado no âmbito da tecnologia de gestão para o acompanhamento das aprendizagens.

O formador da Roda Educativa que atua em Itapevi, Gabriel Limaverde, explica como se dá a formação das/os educadoras/es. “Estamos realizando um processo formativo com técnicas e técnicos da Secretaria de Educação, especificamente, com os setores que cuidam da Gerência de Atendimento Educacional Especializado (GAEE), Gerência de Educação Básica (GEB) e inspeção escolar, para discutir a educação especial e os alunos que são o público-alvo dessa modalidade. O outro grupo inclui as equipes de gestão das escolas com uma perspectiva mais voltada para o papel de cada gestor dentro de sua unidade escolar”. 

Para a supervisora de ensino da rede de Itapevi, Maria Lúcia Galli, o primeiro e mais importante passo dentro das ações desenvolvidas é o processo de conscientização dos nossos educadores a respeito dos direitos dos estudantes com deficiência”. “Vamos seguindo com um passo de cada vez, para garantir uma educação com qualidade a todos e a aplicabilidade da LBI [Lei Brasileira de Inclusão]”, afirma. 

Educação inclusiva: concepções fundamentais

A formação parte de alguns princípios fundamentais: a escola como direito de todas as pessoas, respeito à diversidade e equidade para assegurar o que cada estudante precisa. Essas concepções são essenciais para promover um ambiente educacional inclusivo e acolhedor.

Desde 2021, a Roda Educativa tem colaborado com Itapevi na implementação de tecnologias educacionais inovadoras por meio de formações presenciais e on-line, com atividades síncronas e assíncronas. Essas formações abrangem desde a Educação Infantil até os anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Língua Portuguesa e Matemática, adaptadas às especificidades locais por meio de um planejamento estratégico, elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e com o apoio do Itaú Social.

Na tecnologia de gestão para o acompanhamento das aprendizagens, o objetivo é sistematizar instrumentos, práticas e rotinas que permitam não só monitorar o progresso educacional das/os estudantes, mas subsidiar a (re)formulação de propostas que os apoiem no seu percurso. Em 2024, o projeto em Itapevi evoluiu com a inserção de um novo foco: a educação especial na perspectiva inclusiva. Esse avanço busca atender de maneira mais efetiva as demandas de estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e acessível.

Outros impactos positivos incluem a apropriação das estratégias de trabalho de campo pelas secretarias, aprofundamento do trabalho com a resolução de problemas em sala de aula, e maior intencionalidade no trabalho com textos literários e informativos.

Desafios e transformações na formação de educadores

Coordenadora pedagógica na Roda Educativa que está à frente do programa na organização, Simone Azevedo, destaca a importância dessa iniciativa. Itapevi é uma rede que vem fazendo reflexões muito importantes sobre a emergência de um ensino mais inclusivo. Nas formações realizadas em Língua e Matemática, essa abordagem sempre esteve presente e despertou na equipe local a necessidade de aprofundamento, uma vez que um dos desafios era apoiar mais a equipe da Gerência de Atendimento Educacional Especializado (GAEE) e as próprias escolas para o atendimento às crianças que são público da educação especial. Assim, os estudos e as formações deste ano foram organizados em torno desta temática e têm provocado avanços significativos em todas as pessoas envolvidas, desde as equipes locais até na nossa própria equipe, da Roda, que segue construindo conhecimentos por meio dessa parceria tão preciosa.”

A abordagem adotada em Itapevi segue o ciclo de ação-reflexão-ação. As/Os educadoras/es planejam situações de aprendizado, aplicam-nas na prática e, a partir das reflexões sobre essas experiências, aprimoram suas estratégias. Esse princípio nos é muito caro e procuramos organizar as formações de maneira que cada profissional possa refletir sobre suas ações a partir do seu próprio fazer”, afirma Simone, que destaca o caráter articulado e colaborativo da formação. “O processo formativo cria condições para que toda a equipe se articule em torno das mesmas reflexões e encontre possibilidades de aprimorar o que é necessário no seu campo de atuação. No trabalho sistêmico que realizamos, o objetivo é que toda a rede avance de mãos dadas, desde a equipe de gestão educacional até a gestão escolar, junto com cada professora e professor e demais educadores da escola.” 

E Gabriel Limaverde acrescenta. “Falamos muito sobre os direitos específicos garantidos aos alunos da educação especial, além das concepções de uma educação inclusiva e de uma escola inclusiva. Discutimos também as diferentes maneiras de atuar com pessoas com deficiência na escola ao longo do tempo, passando pelos paradigmas da exclusão, integração e, atualmente, da inclusão, onde buscamos atender a todos dentro de suas características.” 

Resultados e impactos na comunidade

Os resultados alcançados até agora são notáveis. Houve um significativo investimento da secretaria nas/os profissionais locais, que são responsáveis pela formação continuada de educadoras/es da rede. Além disso, a qualificação dos instrumentos de registros e coleta de dados têm permitido um acompanhamento mais preciso dos processos de ensino e de aprendizagem. “Incentivamos uma visão mais proativa, para que os dados coletados pudessem orientar ações formativas e intervenções na rede”, enfatiza Gabriel.

Sobre a participação de mães, pais e/ou responsáveis e alunas/os, Maria Lúcia acrescenta: “Através do projeto ‘Pais Para Toda a Vida’, realizado pela equipe do GAEE, proporcionamos às famílias uma escuta ativa e o acolhimento necessário a essas/es familiares e estudantes, além da parceria com as escolas, vínculo fundamental para a efetivação da qualidade na aprendizagem.”

A experiência de Itapevi no “Programa Melhoria da Educação” demonstra que investimentos em educação inclusiva são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por meio do trabalho conjunto entre a Roda Educativa, a Fundação Itaú Social e a Secretaria Municipal de Educação, Itapevi está criando um ambiente educacional que valoriza e apoia todas/os as/os estudantes, promovendo um futuro mais inclusivo e promissor para a cidade.

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