A experiência da aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Relações Raciais na Escola no município de Alcobaça (Bahia), no contexto do Programa Parceria Votorantim pela Educação, virou artigo nas mãos do formador da CE CEDAC Wesley Gomes Lins e de dois educadores do município – Anilda Souza França e Carlos Lindemberg Muniz.
Técnica da Secretaria de Educação à época da aplicação, Anilda é hoje Secretária da Educação, e Carlos é diretor da escola de Educação Infantil.
O artigo intitulado “Avaliação Institucional: Indicadores de Qualidade na Educação Relato de Experiência” foi publicado no E-book “DNA da Educação” e afirma que trabalhar com os Indicadores Educacionais proporcionou reflexões pertinentes acerca da responsabilidade de cada sujeito no fazer educação. E ressalta a participação das famílias no processo de avaliação institucional.
“Além da participação da sociedade organizada através dos Conselhos Escolares, os pais puderam avaliar como estava sendo o desempenho das unidades escolares, deram sugestões, solicitaram outros momentos de interação por compreenderem que é com a participação de todos que acontece as transformações cruciais dentro do ambiente escolar e consequentemente influenciará na comunidade”, afirmam os autores no artigo que vai das páginas 204 à 2014 do Ebook, em referência à experiência realizada em 2017.
Para fazer download do E-book clique aqui: EBOOK DNA I