Formação na escola – ciclo 2
Definir e planejar os conteúdos a serem trabalhados com os alunos nos diferentes anos escolares, garantindo a diversidade e a continuidade em suas aprendizagens, são sempre um desafio a ser enfrentado por professores e coordenadores pedagógicos. Os Cadernos Formação na Escola têm o propósito de contribuir com os educadores nessa tarefa, oferecendo um conjunto diversificado de atividades que cobrem uma parte dos conteúdos e habilidades de Língua Portuguesa e Artes. Esta edição dos Cadernos Formação na Escola Ciclo 2 reúne conteúdos a serem a serem trabalhados no 4º e no 5º ano do Ensino Fundamental e dá continuidade aos Cadernos Formação na Escola Ciclo 1, publicados anteriormente, dedicados aos conteúdos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Os Cadernos Formação na Escola Ciclo 2 reúnem um conjunto de sete projetos didáticos que trabalham os conteúdos de Língua Portuguesa e de Artes de forma integrada, complementados por um caderno de Sequências de Atividades em Língua Portuguesa e outro em Artes, e um caderno de Atividades Habituais em Língua Portuguesa outro em Artes.
Cada uma dessas modalidades de organização do tempo didático trabalha os conteúdos e habilidades de forma relacionada, mas com diferentes focos e graus de aprofundamento.
Das modalidades apresentadas, os Projetos são os que mais se aproximam das condições sociais reais em que ocorrem as práticas da leitura, da escrita e da comunicação oral. São planejados de forma a propiciar a colaboração entre os alunos na aprendizagem cotidiana e para a realização de um evento final, aliando, assim, propósitos didáticos e comunicativos.
Sem o compromisso com a realização de um evento final, as Sequências de Atividades de Língua Portuguesa foram elaboradas com a intenção de propiciar aos alunos aprendizagens significativas, tanto no campo da leitura e da escrita, quanto em relação à análise e à reflexão sobre a língua, fatores importante neste ciclo escolar. Já as Atividades Habituais de Língua Portuguesa oferecem diversidade de situações e de propósitos para que
os alunos desenvolvam diferentes comportamentos leitores.
As Sequências de Atividades em Artes ocupam-se de diferentes modalidades artísticas – gravura, pintura, desenho e modelagem – com o propósito de colocar as crianças em contato com variados procedimentos e aprendizagens e deles se apropriarem. As Atividades Habituais de Artes são indicadas para que possam ampliar seu repertório e contribuir para que desenvolvam essas habilidades com progressiva autonomia.
Clique aqui para baixar gratuitamente o material “Formação na escola – ciclo 2”.
conteúdos relacionados
Quais dados pessoais coletamos e por quê
Formulário de contato
Com o seu contato, a Roda Educativa poderá enviar e-mails sobre as ações da instituição. É possível cancelar o recebimento desses e- mails a qualquer momento.
Cookies
Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador. Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.
Mídia incorporada de outros sites
Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.
Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.