contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar

Formação na escola – ciclo 2

Definir e planejar os conteúdos a serem trabalhados com os alunos nos diferentes anos escolares, garantindo a diversidade e a continuidade em suas aprendizagens, são sempre um desafio a ser enfrentado por professores e coordenadores pedagógicos. Os Cadernos Formação na Escola têm o propósito de contribuir com os educadores nessa tarefa, oferecendo um conjunto diversificado de atividades que cobrem uma parte dos conteúdos e habilidades de Língua Portuguesa e Artes. Esta edição dos Cadernos Formação na Escola Ciclo 2 reúne conteúdos a serem a serem trabalhados no 4º e no 5º ano do Ensino Fundamental e dá continuidade aos Cadernos Formação na Escola Ciclo 1, publicados anteriormente, dedicados aos conteúdos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

Os Cadernos Formação na Escola Ciclo 2 reúnem um conjunto de sete projetos didáticos que trabalham os conteúdos de Língua Portuguesa e de Artes de forma integrada, complementados por um caderno de Sequências de Atividades em Língua Portuguesa e outro em Artes, e um caderno de Atividades Habituais em Língua Portuguesa outro em Artes.

Cada uma dessas modalidades de organização do tempo didático trabalha os conteúdos e habilidades de forma relacionada, mas com diferentes focos e graus de aprofundamento.

Das modalidades apresentadas, os Projetos são os que mais se aproximam das condições sociais reais em que ocorrem as práticas da leitura, da escrita e da comunicação oral. São planejados de forma a propiciar a colaboração entre os alunos na aprendizagem cotidiana e para a realização de um evento final, aliando, assim, propósitos didáticos e comunicativos.

Sem o compromisso com a realização de um evento final, as Sequências de Atividades de Língua Portuguesa foram elaboradas com a intenção de propiciar aos alunos aprendizagens significativas, tanto no campo da leitura e da escrita, quanto em relação à análise e à reflexão sobre a língua, fatores importante neste ciclo escolar. Já as Atividades Habituais de Língua Portuguesa oferecem diversidade de situações e de propósitos para que
os alunos desenvolvam diferentes comportamentos leitores.

As Sequências de Atividades em Artes ocupam-se de diferentes modalidades artísticas – gravura, pintura, desenho e modelagem – com o propósito de colocar as crianças em contato com variados procedimentos e aprendizagens e deles se apropriarem. As Atividades Habituais de Artes são indicadas para que possam ampliar seu repertório e contribuir para que desenvolvam essas habilidades com progressiva autonomia. 

Clique aqui para baixar gratuitamente o material “Formação na escola – ciclo 2”.

 

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.