curso com certificado!
Pra quem é este curso?
Profissionais que já atuam ou desejam atuar na coordenação pedagógica de escolas.
Por que fazer esse curso?
O curso tem como objetivo fortalecer a atuação da coordenação pedagógica, ampliando seu rol de estratégias como formadoras/es de professoras/es, tendo como principais focos a observação da sala de aula e a elaboração de devolutivas.
O conteúdo é dividido em módulos teóricos e práticos, propondo cenários reais de problematização, com orientação para a elaboração de pautas de observação e outros instrumentos de acompanhamento, que permitem concretizar uma parceria efetiva entre CP e professora/or, a favor da melhoria das práticas pedagógicas.
Como funciona?
Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.
Ele está dividido nos seguintes módulos:
Módulo 1: A escola como espaço para a formação docente
Módulo 2: Estratégias formativas
Módulo 3: A potência formativa da observação da prática
Módulo 4: A elaboração das devolutivas
A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 20h.
Importante: após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso
Principais aprendizagens
- Ampliar o olhar para as estratégias formativas disponíveis para a coordenação pedagógica;
- Aprender a utilizar instrumentos de registro que apoiam o planejamento das ações como formadora/or de professoras/es;
- Conhecer e planejar pautas de observação com foco na melhoria das condições para as aprendizagens de estudantes;
- Elaborar devolutivas propositivas, considerando as possibilidades de avanço das aprendizagens docentes.
O que a prática da Roda Educativa aponta?
Em sua atuação com escolas de todo o Brasil, identificamos que a entrada da coordenação pedagógica na aula frequentemente acontece de forma pontual, sem planejamento conjunto e por vezes tem seu potencial formativo reduzido a uma conversa informal após o acompanhamento. Compreendemos que é preciso investimento na formação das/os profissionais que atuam na coordenação pedagógica para que a observação de sala de aula e a elaboração de devolutivas sejam instrumentos efetivos na concretização de uma parceria a favor da melhoria das práticas pedagógicas, em uma perspectiva colaborativa.
Pra quem é este curso?
Profissionais que já atuam ou desejam atuar na coordenação pedagógica de escolas.
Por que fazer esse curso?
O curso tem como objetivo fortalecer a atuação da coordenação pedagógica, ampliando seu rol de estratégias como formadoras/es de professoras/es, tendo como principais focos a observação da sala de aula e a elaboração de devolutivas.
O conteúdo é dividido em módulos teóricos e práticos, propondo cenários reais de problematização, com orientação para a elaboração de pautas de observação e outros instrumentos de acompanhamento, que permitem concretizar uma parceria efetiva entre CP e professora/or, a favor da melhoria das práticas pedagógicas.
Como funciona?
Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.
Ele está dividido nos seguintes módulos:
Módulo 1: A escola como espaço para a formação docente
Módulo 2: Estratégias formativas
Módulo 3: A potência formativa da observação da prática
Módulo 4: A elaboração das devolutivas
A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 20h.
Importante: após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso
Principais aprendizagens
- Ampliar o olhar para as estratégias formativas disponíveis para a coordenação pedagógica;
- Aprender a utilizar instrumentos de registro que apoiam o planejamento das ações como formadora/or de professoras/es;
- Conhecer e planejar pautas de observação com foco na melhoria das condições para as aprendizagens de estudantes;
- Elaborar devolutivas propositivas, considerando as possibilidades de avanço das aprendizagens docentes.
O que a prática da Roda Educativa aponta?
Em sua atuação com escolas de todo o Brasil, identificamos que a entrada da coordenação pedagógica na aula frequentemente acontece de forma pontual, sem planejamento conjunto e por vezes tem seu potencial formativo reduzido a uma conversa informal após o acompanhamento. Compreendemos que é preciso investimento na formação das/os profissionais que atuam na coordenação pedagógica para que a observação de sala de aula e a elaboração de devolutivas sejam instrumentos efetivos na concretização de uma parceria a favor da melhoria das práticas pedagógicas, em uma perspectiva colaborativa.