contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
Modalidade on-line, autoformativo
Público gestoras/es escolares
Duração 20 horas
Datas em breve
Formadora/or Renata Grinfeld
Valores R$ 279.90

curso com certificado!

avise-me!

Como aprimorar o diálogo entre a escola e familiares e/ou responsáveis?

Pra quem é este curso?

Profissionais que já atuam ou desejam atuar na gestão escolar ou que sejam educadoras/es.

Por que fazer esse curso?

O curso tem como objetivo principal a preparação para a condução de reuniões e outras oportunidades de diálogo com familiares/responsáveis.

A proposta é que reflitam sobre como podem atuar para que esses sejam momentos de discussão sobre a aprendizagem das/os estudantes e sobre o papel da família nesse processo, salientando o potencial de todas as pesosoas para a educação integral. Trata-se de uma ampliação das temáticas abordadas na publicação “Diálogo escola-família: Parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens”, uma coprodução nossa com Editora Moderna e Fundação Santillana.

Como funciona?

Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.

Ele está dividido nos seguintes módulos:

Módulo 1: Por que investir e fortalecer na parceria escola e família?
Módulo 2: Como aprimorar as reuniões coletivas e individuais com familiares e responsáveis?
Módulo 3: Aproveitando os espaços ou oportunidades de comunicar as aprendizagens no cotidiano
Módulo 4: Coerência entre discurso e prática

A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 20h.

Importante: após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.

Principais aprendizagens

  • Apropriação e ampliação de conhecimento sobre ações de parceria entre escola e familiares/responsáveis;
  • Planejamento e organização de reuniões dialógicas entre escola e familiares/responsáveis;
  • Planejamento e organização de encontros formativos com a equipe escolar sobre a parceria entre escola e comunidade;
  • Utilização de dados que demonstram a melhoria de resultados a partir da melhoria do clima escolar e da participação comunitária.

O que a prática da Roda Educativa aponta?

A relação entre a escola e as famílias/responsáveis é um tema presente em nossas formações. É recorrente a escuta – por profissionais da educação – sobre a falta de participação e compromisso de familiares e responsáveis na escola. Mas como a escola promove essa participação? Ela abre canais de escuta e diálogo? Em contextos diversos de formação, problematizamos a função social da escola e colocamos luz no que é comum à escola e aos familiares e responsáveis: a garantia do direito à aprendizagem de todas/os as/os estudantes. A partir de ações que possibilitam de fato o diálogo, buscamos sair da culpabilização para uma relação de confiança, parceria e colaboração.

Pra quem é este curso?

Profissionais que já atuam ou desejam atuar na gestão escolar ou que sejam educadoras/es.

Por que fazer esse curso?

O curso tem como objetivo principal a preparação para a condução de reuniões e outras oportunidades de diálogo com familiares/responsáveis.

A proposta é que reflitam sobre como podem atuar para que esses sejam momentos de discussão sobre a aprendizagem das/os estudantes e sobre o papel da família nesse processo, salientando o potencial de todas as pesosoas para a educação integral. Trata-se de uma ampliação das temáticas abordadas na publicação “Diálogo escola-família: Parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens”, uma coprodução nossa com Editora Moderna e Fundação Santillana.

Como funciona?

Esse é um curso autoformativo, o que significa que você poderá estudar de forma autônoma, no tempo em que desejar a partir das orientações que encontrará em nosso Espaço Digital de Formação.

Ele está dividido nos seguintes módulos:

Módulo 1: Por que investir e fortalecer na parceria escola e família?
Módulo 2: Como aprimorar as reuniões coletivas e individuais com familiares e responsáveis?
Módulo 3: Aproveitando os espaços ou oportunidades de comunicar as aprendizagens no cotidiano
Módulo 4: Coerência entre discurso e prática

A área para certificação do curso aparecerá ao final, após sua avaliação. A certificação está condicionada a um questionário sobre pontos essenciais do curso. A carga horária é de 20h.

Importante: após a inscrição a/o participante terá 60 dias para conclusão do curso.

Principais aprendizagens

  • Apropriação e ampliação de conhecimento sobre ações de parceria entre escola e familiares/responsáveis;
  • Planejamento e organização de reuniões dialógicas entre escola e familiares/responsáveis;
  • Planejamento e organização de encontros formativos com a equipe escolar sobre a parceria entre escola e comunidade;
  • Utilização de dados que demonstram a melhoria de resultados a partir da melhoria do clima escolar e da participação comunitária.

O que a prática da Roda Educativa aponta?

A relação entre a escola e as famílias/responsáveis é um tema presente em nossas formações. É recorrente a escuta – por profissionais da educação – sobre a falta de participação e compromisso de familiares e responsáveis na escola. Mas como a escola promove essa participação? Ela abre canais de escuta e diálogo? Em contextos diversos de formação, problematizamos a função social da escola e colocamos luz no que é comum à escola e aos familiares e responsáveis: a garantia do direito à aprendizagem de todas/os as/os estudantes. A partir de ações que possibilitam de fato o diálogo, buscamos sair da culpabilização para uma relação de confiança, parceria e colaboração.

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.