contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
17/03/2022

CE CEDAC orienta gestores sobre currículos em guia publicado pelo Movimento pela Base

Já está disponível para download o Guia de Implementação dos Currículos Alinhados à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental, com orientações e reflexões sobre as práticas educacionais para apoiar gestores de rede na implementação dos currículos produzidos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Resultado de uma parceria entre Undime, Movimento pela Base e Comunidade Educativa CEDAC, a publicação foi elaborada no contexto da pandemia de Covid-19 a partir dos novos desafios enfrentados pelas redes municipais e estaduais na implementação dos currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, elaborados em quase todos os municípios e 100% dos estados.

Organizado em dez capítulos, o Guia aborda de princípios gerais a serem observados implementação, passa por questões como materiais pedagógicos e avaliação e monitoramento, e culmina com o processo de revisão do Projeto Político-Pedagógico, sempre na perspectiva da garantia do direito à aprendizagem.

O Guia reconhece que a pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, gerou interrupção e/ou desorganização dos esforços de implementação, que estavam em curso em muitas localidades, e sinaliza para os gestores caminhos de reflexão e ação para retomarem esse processo, dando conta também da necessidade de flexibilização dos currículos em virtude da desigualdade e da diversidade de condições das redes escolares e dos educandos.

Trata-se de um convite a gestores e educadores para, diante da crise que atravessamos e das questões por ela expostas, desenvolverem um novo olhar para a escola. Para que, à luz das competências da BNCC, possamos refazer perguntas fundamentais como o que queremos e precisamos ensinar, como, para quê e quem ensinar.

As respostas a essas questões exigem definir novos caminhos e novas práticas para que crianças, adolescentes, jovens e adultos possam aprender em cada escola, em cada uma das redes. Para que possam desenvolver conhecimentos locais e universais, procedimentos, valores e atitudes que possibilitem, individual e coletivamente, a resolução de demandas cada vez mais complexas da vida cotidiana, para que os educandos possam exercer a cidadania e participar do mundo do trabalho.

Clique aqui para acessar e baixar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.