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Guia de implementação dos currículos alinhados à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Este Guia traz orientações e reflexões sobre as práticas educacionais para apoiar gestores de rede na implementação dos currículos produzidos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O conteúdo foi estruturado com base nos desafios propostos às redes municipais e estaduais na implementação dos currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, elaborados em quase todos os municípios e 100% dos estados (acesse o Observatório da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio e veja os dados atuais).

A pandemia da Covid-19, vivida desde 2020, atravessou este processo e causou interrupção e/ou desorganização dos esforços que estavam em curso. Com isso, surgiu a necessidade de flexibilização em virtude da desigualdade e da diversidade de condições das redes escolares e dos educandos. Sabemos que esse contexto é anterior à pandemia, mas, também, que o atual momento não só o evidenciou, como agregou novas demandas e desafios à atuação dos gestores na promoção de uma distribuição mais equilibrada das oportunidades educacionais.

A atual fase de implementação curricular exige de nós, gestores e educadores, um novo olhar para identificar o que, como, para que e quem ensinar; exige definir novos caminhos e novas práticas para que crianças, adolescentes, jovens e adultos aprendam em cada escola, em cada uma das redes.

As aprendizagens de conhecimentos locais e universais, procedimentos, valores e atitudes expressos nos currículos têm o propósito de que todos usufruam do direito à educação, possibilitando, individual e coletivamente, a resolução de demandas cada vez mais complexas da vida cotidiana, para que os educandos possam exercer a cidadania e participar do mundo do trabalho.

Os melhores instrumentos que temos para desenhar e efetivar uma proposta de transformação da vida dos educandos são: o currículo, pautado pelas competências estabelecidas na BNCC, e os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cada escola. Este Guia trata não só da elaboração desse documento, mas, principalmente, da sua concretização nas práticas educativas com base nas orientações de cada Secretaria de Educação, considerando as relações dentro da escola e com a comunidade, com todas as adequações que cada realidade exige.

Nos dez capítulos que compõem este Guia, há fundamentação teórica e legal, assim como orientações e sugestões úteis à implementação e flexibilização curricular, à prática educativa, para que o protagonismo da criança, do adolescente e do jovem, diante de seu cotidiano e de seu projeto de vida, possa ser vivenciado.

Como tônica do processo educativo, o protagonismo e a aprendizagem exigem que toda a comunidade escolar trabalhe na busca de soluções para os problemas identificados como entraves.

Essa busca requer muito trabalho colaborativo, clima de trabalho positivo, estudo, planejamento, execução e avaliação constante. Por isso, a proposta deste Guia é que a implementação seja realizada a partir de processos e diálogos formativos com os educadores sobre questões importantes da política pública a serem revisitadas neste contexto atual da educação.

Só conseguiremos garantir o direito à educação de qualidade se nós, educadores, nos unirmos para constituir uma escola viva, alegre, exigente e verdadeiramente inclusiva, em que todos queiram aprender ao longo da vida.

Sejamos protagonistas de nosso trabalho!

(Texto da introdução do livro)

Autor: Comunidade Educativa CEDAC, com coordenação de Roberta Panico e Tereza Perez
Ano: 2022
Parceria: Undime e Movimento Pela Base

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