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Foto de menino pequeno de lado sentado em uma cadeira olhando para um livro que está em suas mãos.
17/10/2024

Biblioteca de classe é proposta eficaz na formação leitora

Foto de menino pequeno de lado sentado em uma cadeira olhando para um livro que está em suas mãos.

Você sabe o que é uma biblioteca de classe e como ela funciona? A estratégia integra uma proposta de trabalho potente na formação leitora de crianças e jovens. Ela oferece possibilidades de trabalhar com as práticas de leitura e escrita que as/os estudantes desenvolvem em diferentes momentos da rotina escolar. Disposta dentro da sala de aula, ela apresenta um acervo, que pode estar organizado em forma de caixa, estante, canto ou pasta, desde que se constitua como um conjunto de livros e materiais que favoreçam o intercâmbio das/os alunas/os em torno do literário.

Mais importante do que as obras estarem disponíveis para as crianças, além de um acervo de qualidade com títulos de diferentes gêneros literários e que apresentem diversas culturas, etnias e estéticas, é preciso pensar em como usá-las. A partir da biblioteca de classe, as/os professoras/es planejam situações didáticas para que, ao mesmo tempo em que as/os estudantes desenvolvam práticas diárias de leitura, avancem na compreensão do sistema de escrita alfabética.

São exemplo de situações didáticas desenvolvidas em torno do conhecimento literário: construção de agenda de leitura com as/os estudantes, leituras em voz alta feita pela/o docente, registro de empréstimo de livros pelas/os alunas/os, sessão simultânea de leitura e projetos e sequências didáticas planejadas em torno do literário. O essencial é que elas sempre preservem objetivos didáticos e comunicativos, em que as tarefas realizadas pela turma se reflitam em situações próximas às existentes nas práticas sociais, promovendo intercâmbios que fortaleçam a capacidade reflexiva de crianças e jovens.

Biblioteca de classe na prática

No caderno de Atividades habituais de Língua Portuguesa de 1º ao 3º ano, presente no Formação na Escola – 2ª Edição, é possível ampliar o entendimento sobre a organização e o funcionamento de uma biblioteca de classe. O material apresenta orientações que abordam a organização do planejamento didático, com foco no ensino da leitura, da escrita e da linguagem oral, e está disponível gratuitamente para download aqui no site. Ele foi lançado no contexto do Projeto Trilhos da Alfabetização – uma iniciativa da Fundação Vale, com parceria técnica da Roda Educativa e secretarias municipais de educação, realizado em Itaguaí/RJ, desde 2022, e nos municípios de Catas Altas, Rio Piracicaba e Santa Bárbara em Minas Gerais, em 2024.

Organizar, manter e interagir com este acervo, assim como participar das propostas envolvendo a leitura dos livros de literatura e de outros materiais escritos, oportuniza o desenvolvimento de diversas situações em que os e as estudantes atuarão como escritores e escritoras e como leitores e leitoras. Entre essas situações estão algumas em que os e as estudantes lerão ou escreverão por si mesmos, ampliando suas possibilidades de se apropriar do sistema de escrita ou de consolidar essa aprendizagem. E isso em contextos significativos de comunicação.

 

Um dos grandes compromissos da escola está em integrar os e as estudantes às práticas sociais de escrita e de leitura. Formar leitores e leitoras e escritores e escritoras significa ofertar a cada estudante oportunidades e condições para que atue como produtor ou produtora e usuário ou usuária dos textos que circulam socialmente, cumprindo diferentes propósitos comunicativos.

 

Várias propostas didáticas precisam ser desenvolvidas com esse foco, entre elas, destaca-se o trabalho com uma biblioteca de classe, favorecendo a interação cotidiana e espontânea dos e das estudantes – bem como as planejadas pelo professor ou a professora – com livros de literatura e outros materiais escritos, tais como dicionários, enciclopédias, manuais de jogos e brincadeiras, de culinária etc.

Aprendizagens esperadas nas práticas de leitura e escrita

As situações cotidianas de leitura e de escrita que podem ser colocadas em prática por meio de uma biblioteca de classe contemplam diversas das expectativas alinhadas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, como consta no Formação na Escola.

Com elas, espera-se que a/o estudante:

  • Interesse-se em ouvir textos literários, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões em situações de leitura;
  • Opine sobre o que foi lido e acolha as opiniões das/os colegas;
  • Compartilhe com a turma e com a/o professora/or os efeitos que os textos produzem;
  • Confronte interpretações e pontos de vista;
  • Amplie sua possibilidade de compreensão e de apreciação de um texto literário por meio de conversas e intercâmbios com as/os colegas e sob a mediação da/o professora/or;
  • Realize releituras de livros literários, seja de forma convencional, seja com o apoio da memória e das ilustrações;
  • Aprecie literatura, emocionando-se, divertindo-se e imaginando outros mundos possíveis;
  • Participe de uma comunidade de leitoras/es de literatura na sala de aula;
  • Explore textos expositivos e textos instrucionais, interessando-se pelas informações e conteúdos apresentados;
  • Leia por si mesmo, ainda que não de forma convencional, utilizando indícios gráficos, como a extensão da palavra, a referência da letra inicial, da final, das que estão no meio ou de partes iguais às presentes em outras palavras conhecidas;
  • Copie títulos de livros e nomes de autoras/es considerando que a qualidade, a quantidade e a ordem das letras usadas para grafar determinada palavra não são aleatórias, mas estáveis;
  • Escreva utilizando os conhecimentos disponíveis sobre o sistema de escrita e progredindo no uso de palavras estáveis, na solicitação de informações e no uso de outras palavras de referência;Aproprie-se gradativamente do valor sonoro convencional das letras

Para se aprofundar

Como assegurar o direito das/os estudantes ao livro e à literatura a partir da organização e uso da biblioteca de classe? O VI Encontro do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro (FEARJ) apresenta um minicurso voltado para o tema. O evento é gratuito, com certificado e acontece de forma híbrida nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro de 2024.

Com nossa coordenadora pedagógica, Priscila de Giovani, a assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Itaguaí/RJ, Maria Marta Batista Barbosa, e a analista de responsabilidade social da Fundação Vale, Andreia Prestes, o minicurso conta um pouco da nossa experiência no contexto do Projeto Trilhos da Alfabetização no município fluminense. O objetivo é que as/os participantes compreendam a importância da organização e uso de uma biblioteca de classe para o desenvolvimento leitor e escritor das/os estudantes, reflitam sobre as práticas de leitura e escrita que se desenvolvem em torno do literário e conheçam os critérios de escolha dos livros para o acervo.

O minicurso acontece de forma on-line nos dias 24 e 25 de outubro pela manhã e para participar basta se inscrever no evento até 21/10, que eles enviam o link da transmissão.

Serviço

O uso da biblioteca de classe para a promoção do direito à alfabetização e literatura – VI Encontro do Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro
Data: 24 e 25 de outubro de 2024
Período: Manhã
Inscrições pelo formulário do evento até 21/10

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