Um banho de linguagem – leitura com bebês
Antes de falar propriamente sobre o texto de Heloísa Pacheco (Helô) em parceria com Sandra Medrano, quero expressar a minha alegria ao receber o convite para escrita deste prefácio. Nosso encontro se deu na pós-graduação “Literatura para crianças e jovens” do Instituto Vera Cruz. Sandra introduziu-me ao espaço docente, compartilhando livros, histórias, formulários, dicas, amigos e amigas. Com Helô, estive na relação professora-aluna trocando saberes, fazeres e sonhos. Recentemente concretizamos um deles: reunir mães, avós, irmãos, irmãs, vizinhos(as) e cuidadores(as) de crianças pequenas de uma região periférica da cidade de São Paulo (Parelheiros), para a escrita do livro Nascidos para ler, no melhor lugar para se viver. Ambas me ensinaram muito sobre literatura para crianças pequenas e eu tive a oportunidade de apresentar-lhes as bibliotecas comunitárias. Nosso encontro é uma dádiva: um dar-receber-retribuir sem fim.
O e-book Um banho de linguagem – leitura com bebês e crianças de 0 a 3 anos” chega em boa hora. Temos acompanhado a crescente publicação de livros para bebês e crianças pequenas e, também, uma série de dúvidas decorrentes dessa oferta: os(as) pequenos só se interessam por livros-brinquedos coloridos e cheios de botões que emitem sons para todos os lados? Os livros para bebês devem prepará-los( as) passo a passo para a aprendizagem da leitura, ensinando-lhes cores, números, formas e palavras avulsas? Ou haveria um outro lugar para a literatura na infância?
Temos nos deparado com obras fragmentadas, cujas narrativas, ao invés de estabelecerem um diálogo com as buscas em cada fase do desenvolvimento infantil, subestimam a capacidade das crianças articularem linguagem e sentidos. As autoras nos lembram de que desde muito pequenos(as), eles(as) leem o mundo a partir do que veem e do que lhes é narrado. São as narrativas que os(as) levam às palavras e não o contrário. Essa reflexão nos remete a um dos pensamentos de Paulo Freire sobre a alfabetização: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”.
(trecho do prefácio, escrito por Bel Santos Mayer)
Para celebrar o lançamento, as autoras conversaram com Stela Barbieri sobre leitura com bebês:
conteúdos relacionados
Quais dados pessoais coletamos e por quê
Formulário de contato
Com o seu contato, a Roda Educativa poderá enviar e-mails sobre as ações da instituição. É possível cancelar o recebimento desses e- mails a qualquer momento.
Cookies
Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador. Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.
Mídia incorporada de outros sites
Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.
Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.