Professores, coordenadores pedagógicos, articuladores, diretores e equipes das Secretarias Municipais de Educação (número estimado)
Estudantes de EF 1 (número estimado)
Trilhos da Alfabetização

O Projeto Trilhos da Alfabetização é parte do Programa de Educação e Saúde, iniciativa da Fundação Vale desenvolvida com parceiros técnicos visando o apoio à gestão pública nas políticas de educação, atenção básica em saúde e assistência social no combate às desigualdades educacionais e sociais.
Parceira técnica no Projeto Trilhos, a Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC) desenvolve ações que visam o aprimoramento das aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Itaguaí e Mangaratiba/RJ – onde iniciamos as ações nos segundo semestre de 2022 -, e em Minas Gerais, nos municípios de Catas Altas, Santa Bárbara e Rio Piracicaba, onde realizamos os primeiros trabalhos já em 2024.
A atuação da Roda Educativa se dá por meio de frentes articuladas para potencializar os resultados:
– Formação Continuada nas didáticas da Língua Portuguesa e Matemática: realizada por meio de encontros presenciais e online, apoia diretamente professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 5º ano na revisão e aprimoramento das suas práticas e no fortalecimento do trabalho formativo dentro da escola.
– Formação continuada em gestão escolar e educacional: também realizada por meio de encontros presenciais e online, apoiando diretores, -e a equipe técnica da Secretaria da Educação.
– Produção de jogos matemáticos e materiais para uso do estudante: os municípios já receberam os jogos Dados Mágicos, Batalha dos Números, O mais perto possível e Desafio das Frações; e receberão em 2024 materiais de apoio ao processo de alfabetização inicial voltados para estudantes dos 1º, 2º e 3º anos, com conteúdos específicos relacionados às culturas do território.
– Produção de materiais para educadores: envolve a revisão, atualização e integração à BNCC do material “Formação na Escola”, com orientações para projetos didáticos e sequências de atividades, atividades habituais com objetivo de orientar a ação em sala de aula.
O Formação na Escola em breve estará disponível para download gratuito neste site.
Além disso, o projeto investe na ampliação dos acervos das escolas, com a aquisição de materiais selecionados pela equipe pedagógica da Roda Educativa de forma a diversificar a oferta de obras para os estudantes, como também disponibilizar livros de referência e fundamentação para atuação dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores.
Acompanhamento dos estudantes dos 3º anos a partir da realização de avaliação em Língua Portuguesa e Matemática, em parceria com o município. Objetiva usar os dados como dispositivo para qualificar a formação continuada, além de apoiar no acompanhamento do projeto Trilhos da Alfabetização. Para elaboração das provas escritas, foi organizado um Grupo de Trabalho que conta com a presença de representantes de diretores, professores, coordenadores/articuladores e equipe técnica da secretaria.
Entre os resultados alcançados em 2023, destaca-se o uso e implementação das bibliotecas de classe, estratégia de apoio à alfabetização Possibilita que os estudantes tenham acesso a leitura de livros e ao mesmo tempo, avancem na aquisição do sistema de escrita alfabética.
Todas as ações do Trilhos da Alfabetização foram antecedidas pela realização de diagnósticos dos municípios conduzidos em parceria com as equipes locais e baseados na metodologia da Teoria de Mudança, em que a visão de transformação esperada é construída de maneira coletiva.
O Trilhos também desenvolveu ações de formação em Serra e Cariacica, no Espírito Santo, – em 2022 e 2023.

"Antes, me sentia insegura em alfabetizar uma turma com crianças em diferentes níveis de leitura e escrita, mas agora percebo as potencialidades do trabalho com grupos heterogêneos atrelado às práticas sociais e a problematização sobre a escrita."
Bianca Caldeira Araújo
professora na EM Agnes Pereira Machado, em Catas Altas/MG"Minha visão sobre alfabetização e a prática pedagógica mudaram significativamente. Tenho plena consciência da responsabilidade que carrego e fico encantada com o avanço dos meus alunos. Progressos belos de observar e que ocorreram de maneira gradual e significativa. Já compreendia a importância de ir além das atividades avulsas, mas, após a formação, essa compreensão se intensificou. Percebo o quão essencial é trazer propostas que façam sentido para eles, respeitando as bagagens e focando na sua aprendizagem."
Laura Cristina V. dos Santos
professora no Colégio Municipal Afonso Pena, em Santa Bárbara/MG
"A formação ampliou minha compreensão sobre alfabetização. Agora, entendo a importância de integrar leitura e escrita ao cotidiano dos alunos, contextualizado, criando um ambiente em que eles possam ler, escrever e refletir sobre as histórias, favorecendo a interação cotidiana e espontânea dos estudantes, bem como as planejadas pelo professor."
Fernanda Guedes Rodrigues Alves Ferreira
professora na EM Córrego São Miguel, em Rio Piracicaba/MGO Projeto Trilhos da Alfabetização é parte do Programa de Educação e Saúde, iniciativa da Fundação Vale desenvolvida com parceiros técnicos visando o apoio à gestão pública nas políticas de educação, atenção básica em saúde e assistência social no combate às desigualdades educacionais e sociais.
Parceira técnica no Projeto Trilhos, a Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC) desenvolve ações que visam o aprimoramento das aprendizagens nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Itaguaí e Mangaratiba/RJ – onde iniciamos as ações nos segundo semestre de 2022 -, e em Minas Gerais, nos municípios de Catas Altas, Santa Bárbara e Rio Piracicaba, onde realizamos os primeiros trabalhos já em 2024.
A atuação da Roda Educativa se dá por meio de frentes articuladas para potencializar os resultados:
– Formação Continuada nas didáticas da Língua Portuguesa e Matemática: realizada por meio de encontros presenciais e online, apoia diretamente professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 5º ano na revisão e aprimoramento das suas práticas e no fortalecimento do trabalho formativo dentro da escola.
– Formação continuada em gestão escolar e educacional: também realizada por meio de encontros presenciais e online, apoiando diretores, -e a equipe técnica da Secretaria da Educação.
– Produção de jogos matemáticos e materiais para uso do estudante: os municípios já receberam os jogos Dados Mágicos, Batalha dos Números, O mais perto possível e Desafio das Frações; e receberão em 2024 materiais de apoio ao processo de alfabetização inicial voltados para estudantes dos 1º, 2º e 3º anos, com conteúdos específicos relacionados às culturas do território.
– Produção de materiais para educadores: envolve a revisão, atualização e integração à BNCC do material “Formação na Escola”, com orientações para projetos didáticos e sequências de atividades, atividades habituais com objetivo de orientar a ação em sala de aula.
O Formação na Escola em breve estará disponível para download gratuito neste site.
Além disso, o projeto investe na ampliação dos acervos das escolas, com a aquisição de materiais selecionados pela equipe pedagógica da Roda Educativa de forma a diversificar a oferta de obras para os estudantes, como também disponibilizar livros de referência e fundamentação para atuação dos diretores, coordenadores pedagógicos e professores.
Acompanhamento dos estudantes dos 3º anos a partir da realização de avaliação em Língua Portuguesa e Matemática, em parceria com o município. Objetiva usar os dados como dispositivo para qualificar a formação continuada, além de apoiar no acompanhamento do projeto Trilhos da Alfabetização. Para elaboração das provas escritas, foi organizado um Grupo de Trabalho que conta com a presença de representantes de diretores, professores, coordenadores/articuladores e equipe técnica da secretaria.
Entre os resultados alcançados em 2023, destaca-se o uso e implementação das bibliotecas de classe, estratégia de apoio à alfabetização Possibilita que os estudantes tenham acesso a leitura de livros e ao mesmo tempo, avancem na aquisição do sistema de escrita alfabética.
Todas as ações do Trilhos da Alfabetização foram antecedidas pela realização de diagnósticos dos municípios conduzidos em parceria com as equipes locais e baseados na metodologia da Teoria de Mudança, em que a visão de transformação esperada é construída de maneira coletiva.
O Trilhos também desenvolveu ações de formação em Serra e Cariacica, no Espírito Santo, – em 2022 e 2023.

"Antes, me sentia insegura em alfabetizar uma turma com crianças em diferentes níveis de leitura e escrita, mas agora percebo as potencialidades do trabalho com grupos heterogêneos atrelado às práticas sociais e a problematização sobre a escrita."
Bianca Caldeira Araújo
professora na EM Agnes Pereira Machado, em Catas Altas/MG"Minha visão sobre alfabetização e a prática pedagógica mudaram significativamente. Tenho plena consciência da responsabilidade que carrego e fico encantada com o avanço dos meus alunos. Progressos belos de observar e que ocorreram de maneira gradual e significativa. Já compreendia a importância de ir além das atividades avulsas, mas, após a formação, essa compreensão se intensificou. Percebo o quão essencial é trazer propostas que façam sentido para eles, respeitando as bagagens e focando na sua aprendizagem."
Laura Cristina V. dos Santos
professora no Colégio Municipal Afonso Pena, em Santa Bárbara/MG
"A formação ampliou minha compreensão sobre alfabetização. Agora, entendo a importância de integrar leitura e escrita ao cotidiano dos alunos, contextualizado, criando um ambiente em que eles possam ler, escrever e refletir sobre as histórias, favorecendo a interação cotidiana e espontânea dos estudantes, bem como as planejadas pelo professor."
Fernanda Guedes Rodrigues Alves Ferreira
professora na EM Córrego São Miguel, em Rio Piracicaba/MGconteúdos relacionados
Formação leitora: pessoas adultas precisam conhecer os livros que lerão com as crianças
Coordenadora do Projeto Pequenos Leitores, Juliana Piauí explica importância de observar obras a serem escolhidas
Parceria com Ms Florestal e Bracell (MS Alfabetiza)
Parceria da Roda Educativa com a empresa MS Florestal, por meio do Bracell Social, para atuação junto ao programa estadual MS Alfabetiza
O Trabalho de Campo como estratégia de formação em Matemática
Conheça o relato de experiência que apresenta as ações realizadas pela equipe da Roda no contexto do Programa Melhoria da Educação Municipal
Biblioteca de classe é proposta eficaz na formação leitora
Conheça mais da estratégia usada pela Roda Educativa que favorece a interação cotidiana e espontânea das/os estudantes com os livros
Melhoria da Educação Municipal
Parceria com o Itaú Social para implementação de tecnologias educacionais
Potim e Redenção da Serra asseguram formação leitora no PPP
Registro das concepções e práticas de leitura voltadas a crianças no Projeto Político-Pedagógico das escolas faz parte das ações do Pequenos Leitores
Quais dados pessoais coletamos e por quê
Formulário de contato
Com o seu contato, a Roda Educativa poderá enviar e-mails sobre as ações da instituição. É possível cancelar o recebimento desses e- mails a qualquer momento.
Cookies
Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador. Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.
Mídia incorporada de outros sites
Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.
Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência.