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28/09/2016

Trabalho sobre acompanhamento da Secretaria nas escolas será apresentado em Congresso da Unesp

O artigo “O Acompanhamento In Loco Das Escolas Pelos Gestores Educacionais: Uma Estratégia Formativa para Refletir sobre as Avaliações Externas”, de autoria de Simone Azevedo, Angela Luiz Lopes e Roberta Panico, foi selecionado pelo IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação (Conave), da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) e será apresentado pela equipe durante o evento, nos dias 24, 25 e 26 de outubro.

Como informa a organização do Congresso, no seu site, nesta 4ª edição do CONAVE, elegeu-se o tema “Avaliação e currículo: relações e especificidades”, objetivando “promover reflexões sobre as relações estabelecidas entre currículo e avaliação, principalmente nesse momento em que se discute a Base Nacional Comum Curricular, bem como debater sobre as especificidades da avaliação em todos os seus aspectos e abrangências e das especificidades do currículo da Educação Básica e Superior”.

O trabalho da CE CEDAC selecionado pelo Congresso apresenta o desenvolvimento e resultados da estratégia formativa de acompanhamento in loco das escolas no contexto de formação de gestores educacionais e escolares junto a redes municipais de ensino de seis municípios do estado do Maranhão no ano de 2015, que participavam do Programa Avaliação e Aprendizagem, uma parceria entre a Comunidade Educativa CEDAC, a Fundação Itaú Social e as prefeituras municipais de Bom Jardim, Igarapé do Meio, Miranda do Norte, Monção, Santa Inês e Vitória do Mearim.

O propósito do programa era favorecer a construção de marcos referenciais e metodologias de tratamento dos resultados das avaliações em larga escala em favor da aprendizagem dos alunos nas redes de ensino dos municípios. Apesar de o programa contar com outras estratégias formativas, o trabalho buscou aprofundar as reflexões acerca da estratégia de Acompanhamento in loco, que tem se mostrado, em diferentes experiências da CE CEDAC, potente para favorecer a parceria entre secretarias de educação – gestores educacionais – e gestores escolares, responsáveis diretos pelas ações nas escolas.

“A estratégia formativa do acompanhamento  in loco é importantíssima na aproximação dos gestores educacionais dos problemas reais da rede”, afirma Simone Azevedo, que coordenava o trabalho com os gestores escolares. “Usamos a avaliação externa, mas a nossa ideia era que isso fosse generalizável de forma que pudessem colocar essa estratégia em funcionamento em situações análogas não só restritas às avaliações externas.”

O artigo, que será disponibilizado em breve no site do Conave (http://wwwp.fc.unesp.br/#!/paginas/conave/conave-2015/envio-de-propostas—mesa-redonda/), destaca, dentre as aprendizagens observadas: conhecimento e ampliação do repertório sobre avaliações; valores e postura modificados (incentivo a novas atitudes no trabalho, responsabilidade, valorização de seu papel, valorização da aprendizagem dos alunos, ampliação na visão de mundo) e maior reflexão sobre conteúdos e propostas pedagógicas relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa e Matemática.

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