contraste contraste
instagram facebook linkedin youtube email
contato como apoiar
Foto com adolescentes diversos em pé, lado a lado, segurando balões de fala coloridos
29/04/2024

Tereza Perez fala sobre importância da escuta de adolescentes em transmissão da Undime

Foto com adolescentes diversos em pé, lado a lado, segurando balões de fala coloridos

A diretora-presidente da Roda Educativa, Tereza Perez, apresentou suas reflexões sobre o tema O sujeito adolescente e a importância da escuta no seu desenvolvimento integral” durante a videoconferênciaEscutar e Acolher na Escola das Adolescências”, realizada no dia 25 de abril pela Undime, por meio do Conviva Educação, com apoio do Ministério da Educação e do Consed, e transmitida a todo o país.

Tereza foi uma das convidadas a falar no encontro. Ele faz parte das ações relacionadas à “Semana Nacional da Escuta das Adolescências nas Escolas”, que ocorrerá entre os dias 13 e 27 de maio.

A iniciativa marcará a primeira mobilização nacional para dialogar com os anseios desse público que muitas vezes é estigmatizado como “aborrecente” e enfrenta diversos desafios nessa fase que separa a infância da vida adulta.

A diretora-presidente da Roda Educativa destacou diversos aspectos que influenciam na construção da subjetividade e identidade dos adolescentes e chamou a atenção da responsabilidade dos adultos em estabelecer com eles uma relação baseada na empatia e na confiança.

“É o período em que a característica fundamental é a integração da criança com o universo adulto, e seu desenvolvimento depende das possibilidades e impossibilidades do ambiente social. Esse desenvolvimento se dá imerso nas condições culturais e educativas, com interações entre indivíduos no território. As experiências vividas são determinantes para o desenvolvimento mental/afetivo.”

Acesse aqui a fala de Tereza na íntegra

O encontro contou com a mediação do presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima; e falas da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt e da secretária-adjunta de Educação de Minas Gerais e representante do Consed, Geniana Farias.

Ainda foram convidados a falar o secretário municipal de Educação de Recife, Frederico da Costa Amancio; a diretora do Centro de Ensino Fundamental 102 norte (DF), Viviane Lima; e a professora de educação básica e autora do Projeto Mulheres Inspiradoras, Gina Vieira Ponte. Todos destacaram aspectos fundamentais para aproximar a escola dos adolescentes e  fortalecer os anos finais do ensino fundamental: clima e convivência para uma escola das adolescências; e o acolhimento das adolescências e a importância de olhar para a equidade nos anos finais.

Ainda durante a transmissão, a coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias, apresentou o portal da Semana da Escuta das Adolescências.

Confira o vídeo com a íntegra da videoconferência, disponível no YouTube da Convida Educação

A segunda videoconferência da série, “Participar e conviver na Escola das Adolescências”, será realizada no dia 30 de abril, às 15h (horário de Brasília), com transmissão pelos canais no YouTube do Conviva Educação e MEC.

conteúdos relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência.